120 likes | 232 Views
CREMESP 01/12/2012. Cannabis sativa Cultura, Saúde e Justiça. A f enomenologia da embriaguez pela Cannabis Guilherme Messas Câmara Técnica de Psiquiatria. FENOMENOLOGIA DA CANNABIS.
E N D
CREMESP 01/12/2012 Cannabis sativa Cultura, Saúde e Justiça
A fenomenologia da embriaguez pela Cannabis Guilherme Messas Câmara Técnica de Psiquiatria
FENOMENOLOGIA DA CANNABIS A função da fenomenologia psicopatológica é trazer todos os achados científicos da literatura psiquiátrica para a realidade efetivamente vivida pelos pacientes
ESTUDOS CIENTÍFICOS EPIDEMIOLOGIA NEUROCIÊNCIAS
ACHADOS EPIDEMIOLÓGICOS Associação entre uso de maconha e psicoses, muitas vezes esquizofrênicas, relacionada à vulnerabilidade individual ou ao início precoce de uso (Bugra et al., 2012) Associação entre quantidade de uso e transtornos psicóticos (Smith et al., 2009, 44,8%; Matthew et al., 2009: maconha até 80% de psicoses na dependência grave)
ACHADOS NEUROCIENTÍFICOS vulnerabilidade específica Risco 7 x aumentado no genótipo AKT1 com uso diário de cannabis (Di Forti, 2012) 2. Cannabis impede a poda neuronal na adolescência (Bossong & Niesink, 2010)
FENOMENOLOGIA DA CANNABIS Efeitos gerais da cannabis sobre o desenvolvimento temporal da consciência DESENVOLVIMENTO BIOGRÁFICO (ÊNFASE NA ADOLESCÊNCIA)
FENOMENOLOGIA DA CANNABIS ADOLESCÊNCIA A estrutura da personalidade deve preparar-se para desvincular-se das inserções até então habituais no mundo das relações humanas, perdendo lastro de seu passado, para abrir-se ao futuro, por meio de uma reconfiguração de seus apoios no real.
FENOMENOLOGIA DA CANNABIS A ação continuada da embriaguez canábica não tem uma função progressiva para a personalidade. Pelo contrário, tem uma função de anulação do movimento de progressão, ou seja, de paralisação da temporalização fundamental da personalidade histórica,potencializando o estado de suspensão que já vive a personalidade nos momentos de transição.
FENOMENOLOGIA DA CANNABIS O ponto fundamental da ação embriagante da cannabis se dá no afastamento em relação ao mundo interpessoal, não oferecendo alternativas para a reacomodação da personalidade ao longo da biografia.
UM CONFLITO DE VALORES PRINCIPIO DA LIBERDADE PRINCÍPIO DA DIFERENCIAÇÃO INDIVIDUAL
GRATO PELA ATENÇÃO messas@fenomenoestrutural.com.br