1 / 45

24 Maio de 2005

OS PROBLEMAS SOCIAIS NO CONCELHO DE MONTEMOR-O-NOVO. 24 Maio de 2005. Projecto nº. 2005-0004. O CONTEXTO e os OBJECTIVOS DO ESTUDO. Determinação dos Problemas Sociais em Montemor-o-Novo. Avaliação do Estado de Espírito da População.

cheri
Download Presentation

24 Maio de 2005

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OS PROBLEMAS SOCIAIS NO CONCELHO DE MONTEMOR-O-NOVO 24 Maio de 2005 Projecto nº. 2005-0004

  2. O CONTEXTO e os OBJECTIVOS DO ESTUDO Determinação dos Problemas Sociais em Montemor-o-Novo Avaliação do Estado de Espírito da População Determinação dos Principais Problemas no Concelho, na Freguesia e na Zona/Localidade/Rua As Instituições/Organizações Responsáveis pela Resolução dos Problemas

  3. A METODOLOGIA ADOPTADA Entrevistas individuais, pessoais, com base num questio-nário composto essencialmente por perguntas fechadas. Utilizaram-se, sobretudo, técnicas quantitativas, com o recurso a escalas. O tratamento dos dados processou-se através de um programa para estudos de opinião - o SPSS.

  4. A AMOSTRA CONTACTADA O trabalho de campo decorreu de 20 a 26 de Abril 2005. Foram efectuadas 400 entrevistas. Participaram no estudo 7 entrevistadores. A percentagem de trabalho supervisionado foi de 20%.

  5. A AMOSTRA CONTACTADA 400 entrevistas PERFIL DA AMOSTRA... 19,3% 18/34 Anos 28,3% 35/54 Anos 52,6% 55 e + Anos 51,0% Homens 49,0% Mulheres 86,5% Naturais 13,5% Adoptivos

  6. A AMOSTRA CONTACTADA DISTRIBUIÇÃO DAS ENTREVISTAS POR FREGUESIAS... Cabrela 27 Ciborro 30 Cortiçadas do Lavre 30 Escoural 30 Foros de Vale de Figueira 30 Lavre 31 Nossa Senhora do Bispo 78 Nossa Senhora da Vila 80 São Cristóvão 31 Silveiras 33 TOTAL 400

  7. As Escalas de Avaliação Utilizadas:

  8. OS RESULTADOS OBTIDOS

  9. O Estado de Espírito…

  10. AUTO-AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DE VIDA Perg. – Em relação à 5 anos atrás, como é que se sente face às suas condições de vida hoje? Perg. – E como é que vê, neste momento, o seu futuro?

  11. GRAU DE SATISFAÇÃO POR VIVER NO CONCELHO TOTAL = 4.94 Sempre viveu em Montemor-o-Novo: 4.95 Mudou para Montemor-o-Novo: 4.87 Pontuação Média Teórica = 3.00 Perg. – Até que ponto se considera satisfeito(a) por viver neste concelho?

  12. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA EM… Perg. – Como é que classifica as condições de vida dos habitantes no concelho? E aqui na freguesia? E aqui na zona/localidade/rua?

  13. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

  14. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

  15. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

  16. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

  17. Os Problemas…

  18. Principais Problemas do Concelho - Espontâneo Perg. – Na sua opinião, quais são os problemas que mais preocupam as pessoas aqui no concelho?

  19. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo CIBORRO

  20. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo CABRELA

  21. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo CORTIÇADAS DO LAVRE

  22. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo ESCOURAL

  23. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo FOROS DE VALE FIGUEIRA

  24. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo LAVRE

  25. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo NOSSA SENHORA DO BISPO

  26. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo NOSSA SENHORA DA VILA

  27. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo SÃO CRISTÓVÃO

  28. Principais Problemas da Freguesia/Localidade - Espontâneo SILVEIRAS

  29. Nível de Preocupação Perg. – Vou-lhe agora ler uma série de problemas e gostaria que, dentro desta escala, me dissesse até que ponto é que cada um deles o preocupa, quando pensa no concelho.

  30. Desenvolvimento Económico Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  31. Saúde Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  32. Juventude Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  33. Estudantes/Ensino Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  34. Habitação Social Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  35. Idosos Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  36. Estradas/Arruamentos Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  37. Infância Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  38. Isolamento Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  39. Condições Habitacionais Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  40. Deficientes Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  41. Família Perg. – O que é que o preocupa em especial em…

  42. Comparação com 5 Anos atrás Perg. – E como é que compara a situação que actualmente se vive no concelho com a que se vivia cinco anos atrás. Diria que a situação está melhor, pior ou está na mesma?

  43. A Responsabilidade na Resolução dos Problemas…

  44. Responsabilidade na Resolução dos Problemas Perg. – Na sua opinião, e dentro desta lista, qual é que deverá ser o/a principal responsável pela resolução dos problemas de que temos vindo a falar?

  45. EM JEITODE CONCLUSÃO… O desemprego, a saúde e o apoio aos jovens são as áreas consideradas mais problemáticas pelos montemorenses. Para ultrapassar estes problemas, as “soluções” apontam, sobretudo, para a criação de postos de trabalho: não só desenvolveriam o concelho como levaria à fixação dos jovens, pondo assim fim à sua “partida” para outras regiões do país. Quanto às questões relacionadas com a saúde, o aumento do número de médicos nos Centros de Saúde e a “reabilitação” do Hospital, parecem ser as soluções. Na opinião dos entrevistados cabe à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia a maior quota de responsabilidade no encontrar de soluções para ultrapassar estes problemas.

More Related