1 / 16

Curso Direito à Memória e à Verdade

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH. Objetivo da aula. Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;

chin
Download Presentation

Curso Direito à Memória e à Verdade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Objetivo da aula • Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos; • Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa Nacional de Direitos Humanos

  2. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Nesta aula você conhecerá, primeiramente, os antecedentes históricos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. A Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SNDH) foi criada na estrutura regimental do Ministério da Justiça (MJ), pelo Decreto nº 2.193, de 7 de abril de 1997, em substituição à Secretaria dos Direitos da Cidadania (SDC).

  3. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Cabia a antiga Secretaria dos Direitos da Cidadania - SDC: • Promover e defender os direitos da cidadania da mulher e das minorias. • Promover e defender os direitos humanos e encaminhar providências em casos de violações. • Desenvolver estudos e encaminhar providências referentes às liberdades públicas.

  4. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH • Atuar junto às instituições que representam os direitos da cidadania na comunidade. • Adotar medidas de defesa dos interesses difusos em articulação com o Ministério Público. • Formular, normatizar e coordenar - a política de defesa dos direitos da criança e do adolescente e defender os direitos das pessoas portadoras de deficiência.

  5. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Após a sua criação, a SNDH ampliou as competências da SDC passando a se responsabilizar, também, por: • Coordenar, gerenciar e acompanhar a execução do Programa Nacional de Direitos Humanos; • Promover a cooperação com Organismos Internacionais; • Coordenar a escolha e entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos.

  6. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH A partir de então temos importantes datas relacionadas as questões dos Direitos Humanos. Conheça-as: 08 de maio de 2002: com a criação da Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher (SEDIM), as ações de defesa e garantia dos direitos da mulher passaram a ser de responsabilidade da SEDIM. 1º de janeiro de 1999: pelo Decreto nº 2.923, a SNDH foi transformada em Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDH), atribuindo a seu titular o status de ministro de Estado, com prerrogativa de assento nas reuniões ministeriais.

  7. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH 1º de janeiro de 2003: a Presidência da República definiu o novo status de Secretaria Especial dos Direitos Humanos à antiga SNDH, que passou a integrar a estrutura da Presidência da República e seu titular tem o status de Ministro de Estado. A transformação e crescimento das instituições de direitos humanos na estrutura do Estado brasileiro demonstram que o tema é cada vez mais uma preocupação da sociedade como um todo, Governo e Sociedade Civil.

  8. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Estrutura Administrativa Importante! Implementação dos direitos humanos: a Presidência da República é a responsável por articular e implementar as políticas públicas voltadas para a promoção e implementação dos direitos humanos. Composição da SEDH: é composta por órgãos colegiados e executivos, assessorias e grupos de trabalho temáticos que auxiliam o Secretário Especial dos Direitos Humanos na implementação da política nacional de direitos humanos. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos foi criada pela Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, e teve sua estrutura alterada pelo decreto 5.174, de 9 de agosto, de 2004.

  9. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Na composição da SEDH, destacam-se: • Os órgãos colegiados • Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CDDPH; • Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA; • Conselho Nacional de Combate à Discriminação – CNCD; • Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – CONADE; • Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI; • Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – CONATRAE; • Comitê Gestor Nacional do Plano Social Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica.

  10. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH b) Os órgãos executivos • Subsecretaria de Gestão da Política de Direitos Humanos; • Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; • Subsecretaria de Promoção dos • Direitos da Criança e do Adolescente.

  11. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Além dos órgãos colegiados e executivos, a SEDH oferece a Ouvidoria-Geral da Cidadania. O que faz? Esse órgão recebe denúncias de violações aos direitos humanos envolvendo brasileiros e atua em parceria com o Ministério Público, Polícia Federal, Secretarias de Segurança Pública e Secretarias de Justiça nos Estados, Poder Judiciário e ampla rede de organizações da sociedade que pautam sua ação na defesa dos direitos humanos.

  12. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH E a SEDH também articula iniciativas e apóia projetos de promoção e proteção dos direitos humanos de organizações governamentais e não-governamentais, na implementação da política nacional de direitos humanos, conforme diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH. Logomarca da SEDH no atual governo A SEDH é responsável pelo projeto Direito à Memória e à Verdade iniciado em 29 de agosto de 2006 com a abertura da exposição fotográfica “Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil 1964 - 1985“,

  13. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Programa Nacional de Direitos Humanos A atualização do PNDH lofereceu ao governo e à sociedade a oportunidade de fazer um balanço dos progressos alcançados desde 1996, das propostas de ação que se tornaram governamentais e dos problemas identificados na implementação do PNDH. O PNDH II incorporou ações específicas no campo da garantia do direito à educação, à saúde, à previdência e assistência social, ao trabalho, à moradia, a um meio ambiente saudável, à alimentação, à cultura e ao lazer, e propostas voltadas para a educação e sensibilização da sociedade com vistas à construção e consolidação de uma cultura de respeito aos direitos humanos.

  14. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Atendendo a anseios da sociedade civil, foram estabelecidas novas formas de acompanhamento e monitoramento das ações contempladas no Programa Nacional, baseadas na relação estratégica entre a implementação do PNDH e a elaboração dos orçamentos: federal, estadual e municipal. O PNDH II deixou de limitar as ações a propostas de curto, médio e longo prazo, e passou a ser implementado por meio de planos de ações anuais, os quais definiram as medidas a serem adotadas e os recursos orçamentários necessários para sua implementação.

  15. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Em 2008, a SEDH convocou a sociedade e os governos para a atualização do Programa Nacional dos Direitos Humanos e para tal realizou a 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos. O processo de realização da Conferência, bem como da revisão e atualização do PNDH se desenvolveu em duas etapas: 1 Etapa Estadual e Distrital: 1º de maio a 15 de agosto de 2008. Etapa Nacional: 15 a 18 de dezembro de 2008 – Brasília/DF. 2 1 Cartaz da conferência realizada em 2008

  16. Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade II Aula 10 - O Papel da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH Chegamos ao final desta aula. Guarde na memória! • A Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SNDH) foi criada na estrutura regimental do Ministério da Justiça (MJ); • A Secretaria Especial dos Direitos Humanos - SEDH é um órgão da Presidência da República, e o seu secretário tem status de Ministro de Estado; • A SEDH atua na implementação da política nacional de direitos humanos, conforme diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH.

More Related