1 / 24

Cenáculos de Oração Missionária A MEDITAÇÃO “MARIA CONSERVAVA TUDO NO SEU CORAÇÃO” (Lc. 2, 19)

Cenáculos de Oração Missionária A MEDITAÇÃO “MARIA CONSERVAVA TUDO NO SEU CORAÇÃO” (Lc. 2, 19). COM de …. Introdução.

clive
Download Presentation

Cenáculos de Oração Missionária A MEDITAÇÃO “MARIA CONSERVAVA TUDO NO SEU CORAÇÃO” (Lc. 2, 19)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração MissionáriaA MEDITAÇÃO“MARIA CONSERVAVA TUDO NO SEU CORAÇÃO” (Lc. 2, 19) COM de …

  2. Introdução • Anim. –Queridos irmãos/ãs, hoje queremos aprender com Maria a meditar a Palavra de Deus. Muitas vezes reduzimos a nossa oração a “rezas” ou a reflexões teóricas, sem prestarmos atenção àquilo que Deus nos quer dizer. O Papa Bento XVI recorda-nos que Maria é “uma guardiã que não esquece, que está atenta a tudo o que o Senhor lhe diz e faz, e que medita, isto é, entra em contacto com as realidades, aprofundando-as no seu coração”. O Cenáculo de Oração Missionária quer ser uma escola de oração, ensinando-nos a rezar com a Bíblia e a descobrir a vontade de Deus na vida e nos acontecimentos do mundo.

  3. Cântico

  4. Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

  5. Anúncio do Tema • “Em geral conhecemos a oração feita com palavras…mas falemos hoje da meditação que não é feita de palavras, mas é um contacto da mente e do coração com Deus” (Bento XVI). • Desde o início da Igreja a meditação é uma parte fundamental da Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina). A Leitura Orante da Bíblia chegou aos nossos dias associada à imagem de uma escada com 4 degraus: 1- leitura, 2- meditação, 3- oração e 4- contemplação. Detemo-nos no 2º degrau. Enquanto na leitura se procura saber o significado do texto e conhecer o seu contexto, na meditação procura-se aplicar o significado do texto à vida, para ajudar o cristão a permanecer numa conversão contínua. Na meditação cada um procura levar, para a sua vida individual, a mensagem que Deus oferece a todos.

  6. Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni- nos num só coração e numa só alma. Todos- Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos- Acendei em nós o fogo do Vosso amor!

  7. Oração Inicial • Animador: Pai, visto que o homem não vive só de pão, mas de toda a palavra que sai da tua boca, dá-nos, dia após dia, o pão da Sagrada Escritura. Ensina-nos a ler a Palavra que nos é oferecida, em cada dia. Tal é também o pão quotidiano que o Teu Filho nos ensina a pedir. • Todos: Pai, nós te pedimos que, alimentados pela Sagrada Escritura, sejamos capazes de pôr em prática tudo o que ouvimos e, assim, demos fruto pela nossa perseverança. Amen.

  8. Leitura Bíblica(LC. 2, 15-20) 15Mal os anjos partiram para o Céu, os pastores disseram uns para os outros: «Vamos a Belém para vermos o que o Senhor nos deu a conhecer.» 16Foram a toda a pressa e lá encontraram Maria e José, e o menino, que estava deitado na manjedoura. 17Depois de verem tudo isto, puseram-se a contar a toda a gente o que lhes fora dito a respeito daquele menino. 18Todos os que ouviram o que os pastores diziam ficavam muito admirados. 19Porém Maria guardava todas estas coisas no seu coração e meditava nelas. 20Os pastores foram-se embora, e pelo caminho cantavam louvores a Deus, por tudo o que tinham ouvido e visto, exatamente como lhes fora anunciado.

  9. Ressonância da Palavra • Salmo 103 (102) • Refrão: Feliz o que medita na vossa Palavra • Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, mas antes põe o seu enlevo na lei do Senhore nela medita dia e noite. Refrão • É como a árvore plantada à beira da água corrente:dá fruto a seu tempo e a sua folhagem não murcha;tudo o que faz é bem sucedido. Refrão • Diferente é a sorte dos ímpios: São como palha seca. O Senhor vela pelo caminho dos justos Mas o caminho dos pecadores leva à perdição. Refrão

  10. Comentário • Da Catequese do Papa Bento XVI sobre a Meditação • “No nosso tempo vivemos absorvidos por numerosas atividades e compromissos, preocupações e problemas; muitas vezes tendemos a preencher todos os espaços do dia, sem ter um momento para parar, meditar e alimentar a vida espiritual, no contacto com Deus. Maria ensina-nos a necessidade de encontrar, no meio das nossas muitas atividades, momentos para nos recolhermos em silêncio e acolhermos aquilo que o Senhor nos quer ensinar, e também para ver o modo como Ele está presente e age no mundo e na nossa vida: parar para meditar. Santo Agostinho compara a meditação dos mistérios de Deus com a assimilação do alimento, e usa um verbo que se repete em toda a tradição cristã: “ruminar”, isto é: os mistérios de Deus devem ressoar interiormente em nós mesmos, para que se tornem familiares, orientem a nossa vida e nos nutram, como acontece com o alimento necessário para nos sustentarmos (…).

  11. Comentário • Portanto, meditar quer dizer criar em nós um clima de recolhimento, de silêncio interior para ponderar e assimilar os mistérios da nossa fé e descobrir as coisas que Deus realiza em nós. Podemos fazer esta “ruminação” de vários modos: lendo um breve texto da Sagrada Escritura, sobretudo dos Evangelhos, dos Actos dos Apóstolos, cartas dos Apóstolos ou então uma página de um autor de espiritualidade (…), deixando-nos também aconselhar pelo diretor espiritual ou confessor: ler e meditar sobre o que lemos, ruminando-o, procurando entender o que me comunica, o que me diz hoje, abrindo a alma àquilo que o Senhor me quer dizer e ensinar. . Também o Santo Rosário é uma prece de meditação: repetindo a Ave-Maria somos convidados a repensar e meditar o que proclamamos. Também podemos meditar sobre palavras que nos ficaram gravadas depois da Eucaristia dominical. Como vedes, há vários modos de meditar e, assim, entrar em contacto com a Palavra de Deus e, desta forma, entrar no caminho do Paraíso”.

  12. Comentário Depois 3 minutos de silêncio para meditar sobre o texto, cada um pode partilhar o que significa para ele a meditação da Palavra de Deus: - Como costuma fazer a escuta da Palavra; se ela proporciona um “encontro vital” com Deus, que transforma a vida e leva à conversão do comportamento. Como a Palavra interpela, orienta e modela a sua existência. Que momentos reserva em cada dia para meditar um trecho do Evangelho, ruminando-o, procurando compreender o que o Senhor me quer dizer?

  13. Partilhar a leitura missionária

  14. Rezar a Palavra • Senhor Jesus, que o vosso Espírito desperte em cada um de nós a fome e a sede de vossa Palavra e nos torne anunciadores e testemunhas do Evangelho. • Oremos: Ensinai-nos Senhor a escutar e a meditar a vossa Palavra • Senhor Jesus, vós dizeis a cada um: Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele (Ap 3,20. Abri-nos os ouvidos e o coração para que Vos acolhamos espontaneamente, pois só Vós tendes palavras de vida eterna. • Oremos: Ensinai-nos Senhor a escutar e a meditar a vossa Palavra

  15. Rezar a Palavra • Senhor Jesus, ensinai-nos a fazer silêncio para ouvirmos a vossa Palavra e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos, ao longo de todos os dias da nossa vida. • Oremos: Ensinai-nos Senhor a escutar e a meditar a vossa Palavra • Senhor Jesus, que o Vosso Espírito chame, de entre os muitos ouvintes da vossa Palavra, alguns jovens que aceitem ser anunciadores dessa Palavra, entre aqueles que ainda a não ouviram, seguindo o exemplo de S. Daniel Comboni. • Oremos: Ensinai-nos Senhor a escutar e a meditar a vossa Palavra

  16. Preces espontâneas • Espontaneamente, a partir daquilo que ouviu e partilhou, quem quiser pode fazer alguma outra prece… • Anim.- Senhor Jesus, Tu nos revelaste o segredo da verdadeira alegria quando disseste: “Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11,28). Te pedimos, por intercessão da tua e nossa Mãe, que saibamos acolher e pôr em prática essa Palavra, para que encontremos a verdadeira alegria. Amen

  17. Oração pelo mundo • Anim. - Pai Santo, criastes o mundo e os seres humanos à vossa imagem pela vossa Palavra. Mas eles muitas vezes não a escutam, ignoram-na ou opõem-se-lhe. Por eles vos pedimos: • Todos – Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam (3 vezes). • Anim. - Pai de misericórdia, Vós enviastes o vosso Filho Jesus como vítima de expiação dos nossos pecados e pelos do mundo inteiro. Por isso te pedimos: • Todos – Mandai o Vosso Espírito para que saibamos reconhecer a raiz do pecado que está na recusa em escutar a vossa Palavra e aprendamos a acolher em Jesus, Verbo de Deus, o perdão que nos abre à salvação

  18. Oração pelo mundo • Anim.– Pai, dai às religiões e ao mundo o Vosso Espírito! • Todos - Sopro criador, em ação nos acontecimentos do mundo, na Palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros, continuai a inspirar, guiar e fecundar os esforços das mulheres e dos homens na construção de uma nova humanidade, mais justa e fraterna. • Anim. – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! • Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! (3 vezes). Silêncio.

  19. Entrega do Cenáculo • Anim.- Unidos a Maria, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-lhe os Cenáculos. • Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos e com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. • Anim.- Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor. • Todos- Inflamai-nos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  20. Entrega do Cenáculo • Anim.- Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça. • Todos - Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. • Anim.- Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus... • Todos - ...seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Amen!

  21. III Parte – Compromissos e Atividades • Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos • Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. • Novo compromisso: - rezar por alguém cuja fé é débil ou que já a perdeu.

  22. Oração Conclusiva • Todos - Senhor, Pai amoroso, escolhestes-nos e reunistes-nos como pequeno cenáculo de apóstolos, para escutarmos, meditarmos, contemplarmos e vivermos a vossa Palavra. Fazei que nos deixemos modelar por Ela, como um vaso nas mãos do oleiro, para que sejamos vasos novos que manifestem o vosso amor e a vossa beleza no mundo em que vivemos. Ámen.

  23. Cântico

  24. Bênção e Despedida • Anim. - Por intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espirito Santo. • Todos - Amen. • Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe

More Related