1 / 24

Novos Modelos de Empresa

Novos Modelos de Empresa. Grupo 4 Amanda Ana Carolina Bruno Fernanda Renan. Roteiro para execução do trabalho final em grupo. A partir do Ambiente Atual construir o Ambiente Futuro do setor escolhido;

clove
Download Presentation

Novos Modelos de Empresa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Novos Modelos de Empresa • Grupo 4 • Amanda • Ana Carolina • Bruno • Fernanda • Renan

  2. Roteiro para execução do trabalho final em grupo • A partir do Ambiente Atual construir o Ambiente Futuro do setor escolhido; • Selecionar e priorizar os principais fatores-chaves pela Matriz Importância versus Desempenho; • Avaliar como as mudanças nos fatores-chaves irão afetar o Ambiente da empresa escolhida; • Prospectar oportunidades e ameaças do novo ambiente. • Definir estratégia para a aproveitar oportunidades e neutralizar ameaças. • Verificar quais serão os processos essenciais para construir uma vantagem competitiva neste novo Ambiente Futuro; • Como esses processos são hoje e como deveriam ser; • Avaliar os gaps existentes; • Propor ações para ajustar Gestão, Tecnologia e Pessoas ao novo Ambiente e • Descrever os resultados esperados. • Disponibilizar o trabalho no Wikispaces (até 07/06)

  3. Fatores Chave por Grau de Incerteza e Impacto C B H A E F D Impacto menor maior G menor maior Grau de Incerteza

  4. Ambientes Operacionais: Atual e Futuro • A. Clientela Atual: Pessoas de todas as classes sociais, porém há maior participação das classes A,B e C. Quanto à faixa etária dos clientes, a empresa possui consumidores de todas as idades, porém não existe um foco para consumidores da 3ª idade. Futuro: O futuro dos consumidores tem como um dos principais mercados o nicho da Base da Pirâmide (classes D e E) que vem com um crescimento bastante acelerado nos últimos anos e possuem juntos um poder de compra muito grande. Além disso, a empresa deve estar atenta ao crescente número de famílias com poucas pessoas,que querem praticidade em suas tarefas diárias e o aumento do número de idosos, e este será um mercado muito grande, pois são pessoas com maior poder aquisitivo, não possuem filhos em casa para dividir as compras e querem os melhores produtos. Contexto: Hoje, as classes D/E ainda não trocam os produtos mais baratos pelos de qualidade, ou seja, as pessoas estão interessadas em comprar, porém não querem gastar muito mais por isso. As marcas passam a ser artigos de luxo, que são compradas apenas em ocasiões especiais.

  5. Ambientes Operacionais: Atual e Futuro • B. Concorrência Atual: A empresa atua em diferentes mercados (águas, mercearia, sorvetes, iogurtes, petcare e healthcare – alimentos para pacientes), assim, seu número de concorrentes é muito grande e dependem do negócio em questão. Além disso, a empresa concorre desde grandes empresas até com pequenos produtores de produtos caseiros. Futuro: Todos os produtores de alimentos sabem que o futuro será de convergência entre alimentos e remédios, ou seja, os alimentos nutricêuticos serão os mais procurados, pois estes além de alimentar possuem ingredientes capazes de sanar ou prevenir doenças. Contexto: As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e bem estar e estão conscientes de que os alimentos podem ajudá-las a serem mais saudáveis ao longo dos anos. As empresas que forem em busca de novas formas de alimentos saudáveis, e que conseguirem acompanhar todo o mercado, pesquisando novas tecnologias com pequenos produtores sairão na frente das demais na conquista de seus consumidores.

  6. Ambientes Operacionais: Atual e Futuro • C. Econômico Atual: No Brasil, temos um ambiente econômico é favorável com crescimento nos últimos anos. Com o fim da inflação, as compras de alimentos se tornaram mais freqüentes, ou seja, o consumidor parou de fazer a “compra do mês” e passou a comprar de acordo com suas necessidades, isso aumenta a ida aos supermercados e assim os produtos que não fazem parte da cesta básica são adquiridos em maior quantidade que no passado. Futuro: Existe uma grande confiança quanto ao futuro econômico brasileiro. Isso porque a economia brasileira para os próximos anos prevê melhora no crédito (e, portanto, no acesso das classes mais baixas a bens e serviços), renda e emprego. Contexto: O Brasil vive um fase com estabilidade da moeda e da demanda em alta pelas commodities produzidas no Brasil (minérios e produção agropecuária). A estabilidade da moeda foi aceita pelas diferentes tendências políticas e deve permanecer a longo prazo como política dominante, independentemente da alternância no poder. O maior acesso via crédito das classes inferiores a bens e serviços é tido como um ganho dessa massa que dificilmente poderá ser revertido. Se, por um lado, a incerteza em relação aos acontecimentos deste contexto é baixa, sabe-se que o impacto é extremamente alto, pois atrelado também à transformação social.

  7. Ambientes Operacionais: Atual e Futuro • D. Tecnológico Atual: Avanço tecnológico em pesquisas na produção alimentos nutracêuticose práticos e embalagens com materiais recicláveis, biodegradáveis. Futuro: Uso de novas tecnologias para produção de alimentos nutracêuticos, práticos e de embalagens que não agridam o meio ambiente. Contexto: A empresa possui em suas fábricas tecnologia de ponta, melhorando e intensificando a produção. Nos escritórios a tecnologia é a mesma tanto no Brasil quanto no restante de mundo, tendo sistemas que se interligam e fazem com que aja um maior controle da matriz na Suíça. Além disso

  8. Ambientes Operacionais: Atual e Futuro • E. Social Atual: Hoje a sociedade brasileira possui maior poder de compra do que no passado, o que faz com que as pessoas procurem produtos de melhor qualidade e marcas mais conhecidas, porém não necessariamente mais caras. Além disso, como em todo o mundo, o brasileiro compra mais produtos tecnológicos, gastando boa parte de seus salários em bens duráveis, porém, os gastos com alimentação e remédio ainda são os maiores. As famílias estão cada vez menores e buscam alimentos práticos. A inserção da mulher no mercado de trabalho cresce e faz com que o consumo de alimentos práticos aumente. A globalização torna as informações sobre saúde e alimentos acessíveis e as pessoas passam a modificar os hábitos alimentares de acordo com as descobertas nutricionais dos alimentos. Futuro: A inserção da mulher no mercado de trabalho será, em termos percentuais, maior que a do homem. Os alimentos serão pré-cozidos ou prontos para o consumo. Os hábitos alimentares estarão modificados e as pessoas passarão a ingerir alimentos nutricêuticos. A população envelhecerá, o que vai causar uma grande demanda de produtos e serviços para este nicho, que terão um maior poder aquisitivo, já que não possuem mais gastos com filhos. Contexto: A Nestlé é ainda uma companhia que investe muito em alimentação para bebês e crianças, com um grande portfólio para essa faixa etária e não está investindo na população idosa, onde existe uma carência de produtos específicos.

  9. Ambientes Operacionais: Atual e Futuro • F. Político Atual: a empresa é muito respeitada no país, possui alguns problemas em determinados produtos, mas nada que afete sua imagem. Além disso, recentemente ela montou algumas fábricas no Nordeste, o que fez com que ganhasse pontos junto ao governo. Futuro: A empresa terá que se aliar aos governos seguintes, tentando se alinhar com as leis impostas para que sua estadia no país continue próspera. Contexto: Por ser uma empresa de grande porte, com uma linha de produtos variada, a empresa possui fábricas em diversos estados dentro do território nacional, o que facilita discussões políticas e incentivos.

  10. Ambientes Operacionais: Atual e Futuro • G. Jurídico Atual: A empresa tem que seguir leis tanto de fiscalização de alimentos, da Anvisa, passando por leis trabalhistas, de pagamento de impostos ao governo e sempre seguir as normas do Código do Consumidor. Futuro: Não existe uma tendência de mudança das leis que regem essa indústria, com exceção de tarifas de ICMS ou outro tributo que podem variar de acordo com o tempo. Contexto: Hoje a companhia, como qualquer outra empresa do porte, está focada nas leis que a regem e busca diminuir os custos de impostos pagos, procurando fazer suas fábricas onde existe um incentivo fiscal maior e melhores condições de negociação.

  11. Ambientes Operacionais: Atual e Futuro • H. Físico Atual: A empresa possui uma equipe que gerencia toda a prática de sustentabilidade, tanto nas fábricas, com menor emissão de poluentes, quanto no escritório com políticas de reciclagem e menor uso de água e energia elétrica. Futuro: No futuro, a questão de sustentabilidade será mais forte em todo o mundo, e as empresas terão que gastar menos insumos e emitir menos poluentes a natureza. Contexto: A empresa possui programa de sustentabilidade o “Cuidar”, incentiva os funcionários a usar menos recursos do planeta, porém em sua linha de produtos ainda não existe essa teoria, muitos possuem embalagens com grande quantidade de papel ou plástico, o que gera maior quantidade de lixo.

  12. Cenários Possíveis

  13. Oportunidades x Ameaças • Cenário 1

  14. Estratégia • Cenário 1 • Desenvolver produtos com apelo mais saudável, explorar o mercado da terceira idade e investir em produtos com propriedades medicinais.

  15. Processos essenciais • Cenário 1 • Marketing

  16. Processos essenciais • Cenário 1 • Gerenciamento de linhas de produtos

  17. Processos essenciais • Cenário 1 • De Aliança

  18. Ações + Resultados Esperados • Cenário 1: Alimentação mais saudável • Marketing - Realização de pesquisas qualitativas com público alvo • Participação em palestras voltadas à alimentação em eventos com nutricionistas e médicos • Visitas de representantes da empresa para divulgação com médicos e nutricionistas • Planejamento da comunicação dos novos produtos possivelmente utilizando meios como anúncios em revistas especializadas em alimentação ou na TV • Resultado esperado: Maior conhecimento dos efeitos benéficos dos produtos da Nestlé e maior incentivo das comunidades médicas e nutricionistas com relação ao consumo de produtos da empresa. Gerenciamento de linha de produtos • A Nestlé deve construir uma linha de produtos saudáveis e práticos. • Resultado esperado: Com o desenvolvimento de uma linha e não só um produto, a empresa terá que gerir todos da mesma forma, com um só posicionamento, o que fará com que aja uma sinergia nos lançamentos, campanhas e política de cada produto, • Alianças • Formação de parcerias com centros de pesquisa (USP, Unicamp, Unesp, etc..) como fonte para de possíveis insights para novos produtos como também para resultados benéficos da utilização de produtos existentes. • Resultado esperado: Demonstração de benefícios da utilização dos produtos Nestlé para a saúde com uma fonte confiável de informação e descoberta de novas oportunidades de produtos com características medicinais.

  19. Oportunidades x Ameaças • Cenário 2

  20. Estratégia • Cenário 2 • Focar em produtos práticos e com baixo custo, atendendo as classes mais populares, não focando nas principais refeições, mas em lanches rápidos.

  21. Processos essenciais • Cenário 2 • Marketing

  22. Processos essenciais • Cenário 2 • Manufatura

  23. Processos essenciais • Cenário 2 • De Aliança

  24. Ações + Resultados Esperados • Cenário 2:Focado em preço • Marketing • Posicionamento com produtos de menor preço • Planejamento da comunicação focando em atingir o maior número de pessoas utilizando meios como a TV • Resultado esperado: atingir o maior número de pessoas para que elas tomem conhecimento sobre os produtos e seu benefício em relação ao preço. • Manufatura • Aumento da escala de produção com conseqüente diminuição do custo unitário • Utilização de insumos de menor custo • Distribuição de produtos em para regiões da periferia para atingir um maior público sensível ao preço • Foco na diminuição de estoques para diminuir custos • Resultados esperados: Diminuição dos preços dos produtos e maior alcance de distribuição de produtos. • Alianças • Formação de alianças com fornecedores de grande produção e baixo custo • Alianças com grupos das comunidades locais para divulgação e distribuição dos produtos • Resultado esperado: Diminuição dos custos dos produtos e melhora do canal de distribuição e divulgação na periferia das cidades.

More Related