140 likes | 580 Views
O Esposo na Crise da Meia Idade. (Salmos 90.12; 39.4). O Esposo na Crise da Meia Idade (Salmos 90.12; 39.4). Moisés roga a Deus : “Ensina-nos a contar nossos dias e usar nosso pouco tempo para conseguirmos a tua sabedoria”. O Esposo na Crise da Meia Idade (Salmos 90.12; 39.4).
E N D
O Esposo na Crise da Meia Idade (Salmos 90.12; 39.4)
O Esposo na Crise da Meia Idade(Salmos 90.12; 39.4) • Moisés roga a Deus: “Ensina-nos a contar nossos dias e usar nosso pouco tempo para conseguirmos a tua sabedoria”.
O Esposo na Crise da Meia Idade(Salmos 90.12; 39.4) • Davi declara o que pediu ao Altíssimo: “Senhor, mostra-me o pouco tempo que me resta aqui na terra. Mostra-me como a vida é curta e o quanto eu sou frágil”.
O que é Crise da Meia Idade? Estado de declínio, incerteza ou vacilação que, normalmente ocorre em boa parte dos homens na faixa etária entre os 37 e os 50 anos, devido à diminuição do tamanho dos testículos e conseqüente queda da produção de testosterona (hormônio sexual masculino).
Efeitos da mudança Hormonal • Alterações biológicas, psicológicas e sociais. 2) Profundas mudanças de comportamento. 3) As causas da crise vão se avolumando com o tempo e variam de um homem para o outro. 4) Outras Possíveis Consequências.
Davi Sofreu com a Crise de Meia Idade 1. Auto-imagem Negativa - Sl 22.6,7: “Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça“ 2. Afastamento, Solidão e Culpa - Sl 25.16-18:“Olha para mim e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. Olha para a minha aflição e para a minha dor e perdoa todos os meus pecados”.
Davi Sofreu com a Crise de Meia Idade 3) Tristeza e gemido - Sl 31.9,10: “Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo. Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos, de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem”. 4)Problemas psicossomáticos, falta de apetite e insônia - Sl 102.3-7:“O meu coração está ferido e seco como a erva, pelo que até me esqueço de comer o meu pão. Já os meus ossos se pegam à minha pele, em virtude do meu gemer doloroso. Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões. Velo e sou como o pardal solitário no telhado”.
Davi Sofreu com a Crise de Meia Idade 5. Vontade de fugir dos problemas - Sl 55.6-8: “Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe e pernoitaria no deserto (Selá). Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade”.
Davi Sofreu com a Crise de Meia Idade 6) Busca de aventura amorosa (2 Sm 11.1-5) • Muitos homens não conseguem vencer a insatisfação com a esposa, com sua própria performance sexual; • Se aparecer uma mulher que compreenda ou que finja compreender, o risco de uma aventura amorosa é muito grande. • Esse é pior caminho para tentar resolver a CMI!
Depois que Davi toma a consciência do mal que praticara o sofrimento piora - Sl 51.3,6-8: “Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. [...] Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste”.
Outros Riscos: 7)Abandono da Profissão; do Emprego ou do Ministério. 8) Alcoolismo. 9) Vadiagem. 10) Apostasia da fé.
Ajuda para enfrentar a crise • É preciso estar preparado para essa crise; 2. A esposa deve ajudar o marido na CMI, pois na CMI traz um sério risco de desestruturação do casamento; 3. Os filhos devem ajudar o pai a vencer essa fase; 4. Uma ajuda que jamais faltará é a de Deus; 5. Abaixo de Deus, quem mais pode ajudar o homem nessa crise é ele próprio. Deve deixar de ser menino e voltar a ser homem;
Conclusão Podemos admitir que a crise da meia idade tem como objetivo preparar o homem para viver a última parte de sua vida terrena. Quem enfrentar esta crise de modo correto e receber ajuda necessária, sairá dela mais forte, mais humano, mais seguro, mais gente, mais homem.