170 likes | 357 Views
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16). Conhecer : Deus Se revela a Seus profetas, inspirando-os a falar, escrever e agir. Sentir : Respeito pelos profetas e a santidade de seus escritos.
E N D
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).
Conhecer: Deus Se revela a Seus profetas, inspirando-os a falar, escrever e agir. Sentir: Respeito pelos profetas e a santidade de seus escritos. Fazer: Ler a Bíblia para ouvirmos a voz de Deus.
A revelação e a inspiração dos profetas é um processo dinâmico, em vez de dominar sua humanidade, Deus o envolve com Seu Espírito.
Homens santos falaram da parte de Deus: os homens não eram santos por que não tinham pecados, mas sim porque faziam a vontade do Senhor e estavam envolvidos inteiramente em seu serviço. O coração destes homens e mulheres estava inflamado com o poder do Espírito Santo e obedecer ao Senhor era-lhes a prioridade máxima.
Movidos pelo Espírito Santo: O Espírito Santo era o agente divino que lhes informava a vontade santa de Deus, não de forma mecânica mas sim dando ao profeta liberdade para apresentar a mensagem com suas palavras e raciocínio humano, Porém sem perder o sentido e significado do que Deus queria transmitir.
Discuta cada uma destas afirmações: Não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens é que o foram. As palavras, porém, recebem o cunho da mente individual.
A inspiração não atua nas palavras do homem nem em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é tomado por pensamentos. A mente divina é difusa. A mente divina, bem como sua vontade, é combinada com a mente e a vontade humanas; assim, as declarações do homem são a palavra de Deus.
As manifestações físicas na vida de um profeta são impressionantes, mas qual deveria ser a prova final para crermos no ministério profético de Ellen G. White?
Os assistentes literários eram pessoas que serviam aos profetas tantos os bíblicos como também a E.G W. Como organizadores gramaticais do conteúdo, para facilitar a compreensão da mensagem ao destinatário.
Eles não tinham permissão divina e nem do profeta para interferir no conteúdo da mensagem, e se assim o fizessem podemos crer que o Senhor da mensagem não permitiria. Mesmo sendo usado por Deus, o profeta mantinha suas limitações humanas.
Como vimos anteriormente o profeta é quem recebia a inspiração. Sendo assim não necessariamente um profeta precisaria receber as palavras da boca de Deus, mas para expressar Sua verdade Deus usa os homens e mulheres muitas vezes assim como usou Lucas.
Após ouvir os testemunhos oculares dos atos de Cristo, Lucas faz o seu relato sob a inspiração do Espírito Santo, sem perda alguma de autoridade ou veracidade do conteúdo da mensagem.
Deus nos ama muito. Ele quer dar-nos toda ajuda de que precisamos para vivermos em intimo relacionamento com Ele. Íntimo relacionamento se consolida e aprofunda: Estudo da Bíblia. Estudo dos escritos do Espírito de Profecia.