1 / 9

Probabilidade (Biometria) Teste do Quiquadrado

Probabilidade (Biometria) Teste do Quiquadrado. Livro texto: Genética na Agropecuária (Biometria) RAMALHO, M.A.P., SANTOS, J.B., PINTO, C.A.B.P. 2ª ed. Lavras UFLA, 2000 Genética Básica On-Line (Probabilidade). Profº: Glauco Vieira de Oliveira. INTRODUÇÃO.

derron
Download Presentation

Probabilidade (Biometria) Teste do Quiquadrado

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Probabilidade(Biometria)Teste do Quiquadrado Livro texto: Genética na Agropecuária (Biometria) RAMALHO, M.A.P., SANTOS, J.B., PINTO, C.A.B.P. 2ª ed. Lavras UFLA, 2000 Genética Básica On-Line (Probabilidade) Profº: Glauco Vieira de Oliveira

  2. INTRODUÇÃO Entre os testes de avaliação de hipóteses genéticas, o teste de x² tem se mostrado bastante útil e eficiente, pois leva em consideração os desvios ocorridos entre valores previstos e observados e é sensível ao tamanho da amostra. NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA PRÉ-ESTABELECIDO para se testar uma hipótese genética, é necessário obter duas estatísticas denominadas x² calculado e x² tabelado. O x² calculado é obtido a partir dos dados experimentais, levando-se em conta os valores observados e aqueles que seriam esperados dentro da hipótese genética formulada. O x² tabelado depende dos graus de liberdade e do nível de significância adotado. A tomada de decisão é feita comparando-se o valor do x² obtido com base nos resultados observados com o valor do x² apresentado nas tabelas.

  3. NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA PRÉ-ESTABELECIDO As seguintes decisões devem ser tomadas: Se x² calc x² tab => Rejeita-se Ho Se x² calc < x² tab => Não se rejeita Ho Ho refere-se à hipótese formulada a respeito do caráter que se está estudando. O valor do x² tabelado é encontrado em vários livros de estatística, sendo obtido para um determinado nível de significância (alfa) e certos graus de liberdade. O grau de liberdade, na maioria das vezes, é igual ao número de classes fenotípicas menos 1. O nível de significância (alfa) representa a máxima probabilidade de erro que se tem ao rejeitar uma hipótese.

  4. Exemplo 1) Aplicação do 2 a uma Distribuição Binomial Exemplo slide anterior Distribuição de dois descendentes de cada uma das 100 vacas de acordo com o sexo Estes desvios ocorrem ao acaso ou não? Estes desvios são pequenos o suficiente para não rejeitar a hipótese de que a distribuição desta caráter (sexo) é binomial? Os graus de liberdade são: GL = n-1 = 3-1 = 2. Valor de quiquadrado (2)

  5. Exemplo 2)Aplicação do teste 2 aos dados da geração F2,relativo ao estudo da herança da cor e textura da semente de milho x² calculado = [(268-270)²/270] + [(86-90)²/90] + [(97-90)²/90] + [(29-30)²/30] = 0,77 Os graus de liberdade são: GL = n-1 = 4-1 = 3.

  6. Exemplo3) Aplicação do teste 2cruzamento entre plantas de frutos alongadosTestando a hipótese de que o caráter é regulado por 2 genes com interação não-epistática, segregando na proporção 9:3:3:1. Fórmula: x²calc = [(860-900)²/900] + [(280-300)²/300] + [(350-300)²/300] + [(110-100)²/100] = 12,44 Os graus de liberdade são: GL = n-1 = 4-1 = 3.

  7. Conclusão sobre exercício 1, 2 e 3 Valores de 2 para diferentes níveis de probabilidade (alfa) 2º exercício 2calc=0,77 Tabelado: 2(5%, gl=3)=7,81 x² calc < x² tab => Não se rejeita Ho Ou seja não se rejeita a hipótese de que o caráter segue distribuição fenotípica de 9:3:3:1 Adotando um alfa = 5% para todos os três exercícios 3º exercício 2calc=12,44 Tabelado: 2(5%, gl=3)=7,81 x² calc > x² tab => Rejeita-se Ho Rejeito a hipótese de que o caráter é regulado por 2 genes com interação não-epistática, segregando na proporção 9:3:3:1 1º exercício 2calc=0,72 Tabelado: 2(5%, gl=2)=6 x² calc < x² tab => Não se rejeita Ho Ou seja não se rejeita a hipótese de que a distribuição fenotípica do caráter é de natureza binomial

  8. QUI-QUADRADO - UTILIZAÇÃO E LIMITAÇÕES O teste de qui-quadrado, aplicável às análises de resultados genéticos, tem as seguintes vantagens e limitações: • Vantagens É sensível aos desvios definidos entre valores previstos e observados e ao tamanho da amostra. O teste exige que, quanto maior for o tamanho da amostra, menor sejam os desvios, para que não aconteça a rejeição da hipótese. • Limitações

  9. QUI-QUADRADO - UTILIZAÇÃO E LIMITAÇÕES Limitações O teste 2nunca deve ser utilizado em proporções ou em porcentagens. O teste 2não é adequado para experimentos em que a frequencia esperada de qualquer classe fenotípica seja menor que cinco. Neste caso faz-se necessário uma correção da fórmula, dada por:

More Related