1 / 8

AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS diversificação e multifuncionalismo

AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS diversificação e multifuncionalismo. UM NOVO PARADIGMA. Uma Nova Geografia de Portugal .

diella
Download Presentation

AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS diversificação e multifuncionalismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAISdiversificação e multifuncionalismo

  2. UM NOVO PARADIGMA Uma Nova Geografia de Portugal.

  3. Nos últimos 30 a 40 anos, o nosso país sofreu alterações profundas, que ficaram bem marcadas numa nova geografia regional e local. De um país profundamente rural disseminado por milhares de aldeias e centenas de vilas, passamos a um país tendencialmente urbano, de pequenas e médias cidades, com destaque para as duas grandes metrópoles e suas áreas envolventes…se a isto se juntar o fenómeno da litoralização, então, definitivamente, estamos perante um novo paradigma e uma Nova Geografia de Portugal.

  4. As marcas da mudança no mundo rural: . a desertificação humana no mundo rural do interior, da fronteira norte até perto da linha de costa algarvia; . o desaparecimento das pequenas aldeias, em especial nas áreas de montanha do interior; . o profundo envelhecimento da população das aldeias do interior, a par da redução galopante dos seus habitantes; . a estagnação das vilas sedes de concelho e a sua incapacidade para fixar população e criar novas dinâmicas de desenvolvimento; . o abandono dos campos e da floresta;

  5. . a perda progressiva de serviços – numa perspectiva economicista do estado; . as grandes aldeias do litoral que são promovidas a vilas; . estas novas vilas crescem à custa de novas atividades ou em áreas suburbanas – em grande anarquia, sem ordenamento e profundamente descaracterizadas… a perda irreversível de uma cultura ancestral e milenar nos usos e costumes, na tradição oral, que morre juntamente com os últimos habitantes das pequenas aldeias…

  6. AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS 1 – Uma aposta no desenvolvimento do mundo rural através da inovação, diversificação, agricultura biológica, os biocombustíveis… 2 - Novas oportunidades pela valorização dos produtos característicos a nível local - a sua certificação… o artesanato… 2 – A aposta nas energias alternativas… 3 – O turismo em espaço rural – TER e o termalismo… 4 – O fomento da indústria, em especial a agroindústria 5 – Os serviços de proximidade…

  7. A Nova Reforma da PAC e a aposta no desenvolvimento do mundo rural… - o apoio ao pequeno agricultor no desenvolvimento de uma agricultura biológica de elevada qualidade; - criar apoios e mercado para incentivar o pequeno agricultor a desenvolver a sua actividade em part-time, com outras actividades complementares; - o apoio à florestação e à constituição de associações de produtores florestais, bem como à constituição de ZIFs; - desenvolvimento e melhoria das infraestruturas rurais; - a certificação dos produtos originais e de qualidade comprovada;

More Related