1 / 14

CONCEITOS TEOLÓGICOS E E CLESIOLÓGICOS

CONCEITOS TEOLÓGICOS E E CLESIOLÓGICOS. Para uma conversão pastoral da paróquia. A Igreja encontra o seu fundamento e origem no Mistério da Santíssima Trindade. “A Igreja foi desejada e projetada pelo Pai, é criatura do Filho e constantemente é vivificada pela ação do Espírito Santo.

Download Presentation

CONCEITOS TEOLÓGICOS E E CLESIOLÓGICOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia

  2. A Igreja encontra o seu fundamento e origem no Mistério da Santíssima Trindade. “A Igreja foi desejada e projetada pelo Pai, é criatura do Filho e constantemente é vivificada pela ação do Espírito Santo.

  3. 1. O descobrimento das Igrejas locais Para Karl Rahner, a grande e principal novidade do Vaticano II, com sua "volta às fontes", foi recuperar a eclesiologia pneumática do primeiro milênio: a presença da "Igreja toda" na Igreja local ou particular.

  4. “Diocese é a porção do Povo de Deus confiada a um Bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério, de tal modo que, unida a seu Pastor e por ele congregada no Espírito Santo mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma Igreja particular, na qual verdadeiramente está e opera a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja de Cristo” (Chistus Dominus 11)

  5. A realidade da Igreja não está constituída a partir de cima pela autoridade, nem pela universalidade territorial, nem pelos aspectos jurídicos ou legais, mas se constrói a partir das Igrejas locais ou particulares (das Dioceses). Não é a soma das Igrejas locais, mas o mistério que se manifesta em cada uma delas, pois nelas subsiste a Igreja de Cristo.

  6. 2. Os elementos constitutivos da Igreja local “A presença do Espírito Santo garante que a comunidade cristã não seja reduzida a uma realidade sociológica ou psicológica, como se fosse apenas um grupo que se reúne para atender às suas necessidade ou para fazer o bem” (Doc. 100,152).

  7. A Igreja nasce do Evangelho, nutre-se dele e tem por missão transmiti-lo ao mundo.

  8. A Eucaristia faz a Igreja e, justamente por isso, a Igreja local, lugar necessário para a realização da eucaristia, não é mera “parte” da Igreja, mas manifestação no tempo e no espaço do corpo uno e indivisível de Cristo

  9. Oministério ordenado do Bispo preside a construção da Igreja local, coadjuvado pelo Presbitério. O ministério pastoral realiza na Igreja uma função derivada com relação aos elementos anteriores.

  10. Mas a Igreja não existe para si. Ela existe para o mundo em vista do Reino de Deus. A Igreja é em Cristo como que sacramento de salvação para o mundo, sinal e instrumento da união íntima com Deus e da unidade de todo o gênero humano (LG 1)

  11. 3. A paróquia como visibilidade do mistério da Igreja A Igreja é comunhão de pessoas e que “encontra no conceito de comunidade a autocompreensão de sua realidade histórica. Não é o território que determina e existência da Igreja, mas a presença de pessoas que estabelecem relações comunitárias de fé, decorrentes do encontro com o Senhor, que determina um estilo de vida (cf. Doc. 100,170).

  12. “A paróquia, entendida como comunidade: • local onde se ouve a convocação feita por Deus; • Igreja que está onde as pessoas se encontram, independentemente dos vínculos de território; • É a casa-comunidade, onde as pessoas se encontram. Por isso, para falar corretamente de Igreja é preciso partir da igualdade fundamental entre todos os batizados.

  13. A igualdade provém de que todos recebem o mesmo Espírito. E é dele que também provém toda diversificação e a unidade se faz na diversidade.

  14. Para uma verdadeira conversão das estruturas só podemos nos fundamentar numa eclesiologia de comunhão e participação definida pelo Concílio Vaticano II.

More Related