1 / 32

Ensino Médio 3ª Série.

Ensino Médio 3ª Série. Região Centro-Oeste. Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil. - Área de quase 19% do território brasileiro Ocupado efetivamente a partir da década de 60 ( Brasília ) Região pouco povoada 11,6 milhões de habitantes

dorian-yang
Download Presentation

Ensino Médio 3ª Série.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ensino Médio 3ª Série.

  2. Região Centro-Oeste

  3. Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.

  4. - Área de quase 19% do território brasileiro • Ocupado efetivamente a partir da década de 60 ( Brasília ) • Região pouco povoada 11,6 milhões de habitantes • Desbravado por bandeirantes que procuravam ouro e pedras preciosas séculos XVII e XVIII

  5. A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. • Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte.

  6. História • Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual Cuiabá capital do Estado de Mato Grosso, Vila Boa, atual estado de Goiás e Meya Ponte, hoje, município de Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram municípios importantes.

  7. Século XVIII – ocupação era basicamente de povos indígenas; Bandeirantes em busca de pedras preciosas, chegam à região; Grande fluxo migratório para o Centro-Oeste e o desenvolvimento dos primeiros núcleos urbanos; Após a década de 1950 é que se verifica um grande crescimento populacional na região.

  8. Povoamento crescente com a venda de terras para a criação de gado; O Sudeste crescia, o que aumentava o consumo de alimentos; Início do século XX, constrói-se a primeira ferrovia ligando a região ao restante do país = desenvolvimento econômico;

  9. O governo federal preocupa-se em desenvolver economicamente tal região; Nos anos de 1940, foram criadas estratégias para desenvolvimento da região, tais como: venda de terras a preços mais baixos, atraindo grande contingente populacional; Década de 1950, idealização da construção da capital federal – Brasília, buscando mais dinamismo e desenvolvimento; Rodovias “ligavam” a capital federal ás cidades mais importantes do país = desenvolvimento econômico;

  10. Brasília Plano piloto

  11. Geografia Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. Planalto Central é um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apoiam camadas de rochas sedimentares. Pantanal é uma planície inundável de formação recente, cuja altitude média é de aproximadamente 110 metros. É, portanto, uma depressão relativa situada entre os planaltos Central, Meridional. Planalto Meridional se estende da Região Sul até os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Nele são encontrados os solos mais férteis de todo o Centro-Oeste – a terra roxa que aparece em forma de manchas no sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul.

  12. Clima O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.

  13. Hidrografia A Região Centro-Oeste é drenada por muitos rios, agrupados em três grandes bacias hidrográficas: Bacia Amazônica:, em Mato Grosso, para onde se deslocam rios colossais, como o Xingu, ou rios que formam principais afluentes do rio Amazonas, como o Juruena e o Teles Pires que formam o rio Tapajós; Bacia do Tocantins-Araguaia, ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de Mato Grosso; Bacia Platina, subdividida em suas bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Paraguai, no restante da região.

  14. Bacia do rio Paraná , Na divisa com os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, o Centro-Oeste é banhado pelo rio Paraná e por um de seus formadores, o Rio Paranaíba, no extremo sul de Goiás Bacia do rio Paraguai , A maior bacia hidrográfica em extensão da região Centro-Oeste é a bacia do rio Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis, no Estado de Mato Grosso. Seus principais afluentes são os rios Cuiabá, Taquari e Miranda.

  15. Demografia Com 13.677.475 habitantes, conforme dados contabilizados pelo Censo do IBGE em 2010, a Região Centro-Oeste é pouco povoada. Sua população total é menor que a de estados como Rio de Janeiro ou Minas Gerais, cujas superfícies são bem menores que a do Centro-Oeste

  16. Etnias Cor/Raça Branca 50,5% Parda 43% Preta 5,7% Indígena e amarela 0,8%

  17. O estado do mato Grosso ainda possui uma quantidade considerável de índios, em função da floresta amazônica.

  18. Vegetação Formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.

More Related