1 / 1

Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF Orientadora : Eliana Barros Monteiro – UNIVASF

Educação do Campo para o Campo: perspectiva para formação étnica da juventude indígena de Cabrobó - PE na construção de sua autonomia. Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF Orientadora : Eliana Barros Monteiro – UNIVASF.

ebony
Download Presentation

Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF Orientadora : Eliana Barros Monteiro – UNIVASF

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Educação do Campo para o Campo: perspectiva para formação étnica da juventude indígena de Cabrobó - PE na construção de sua autonomia. Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF • Orientadora:Eliana Barros Monteiro – UNIVASF A Educação do Campo sustenta-se na valorização da vida do campo com o objetivo de construir políticas públicas que garantam o direito de trabalhar e estudar no campo; englobando a história dos sujeitos, suas lutas sociais dentro desse contexto histórico, as raças e etnias, e considera o conhecimento desses sujeitos enquanto pessoas humanas e dotadas de cultura (SCHMIDT; LIMA; SECHIM, 2010). Oobjetivo deste trabalho é refletir sobre a realidade desses jovens camponeses excluídos do processo formal de educação, e quando inclusos não refletindo a sua realidade de jovem do campo enquanto ser cultural. nosso objetivo é discutir uma forma de educação própria para o jovem do campo, que o valorize enquanto sujeito do campo com suas particularidades étnicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. A especificidade desse trabalho está no estudo da literatura escolhida, pois se trata de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referências os projetos políticos pedagógicos do Projovem Campo Saberes da Terra e das escolas Truká, além da obra “No Reino da Assunção Reina Truká” resultado da organização das professoras Truká; não havendo observações das práticas da educação indígena truká, apenas uma visita a Ilha e a secretaria de educação do município. Resultado da conclusão do curso de especialização em Educação do Campo. Em pesquisas feitas pelo país, o que se vê em sua maioria é mera reprodução do conhecimento, o ensino formal nas escolas do campo igual ao ensino das escolas urbanas, fora de sua realidade e até de qualidade inferior. Várias escolas do meio rural brasileiro estão vivenciando uma educação fora do contexto de vida de suas comunidades. O povo Truká está bastante avançado quanto a sua educação diferenciada, mas ainda tem muitos desafios a vencer pela frente e que merece um estudo mais aprofundado. OPIT - Organização das professoras Truká. No Reino da Assunção, Reina Truká. Belo Horizonte: FALE/UFMG: SECAD/MEC, 2007. Projeto Político pedagógico das Escolas Truká. Ilha da Assunção, 2007. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. 1997. COHN, Clarice. Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 485-515, jul./dez. 2005. SCHMIDT, Armênio Bello; LIMA, Sara de Oliveira Silva; SECHIM, Wanessa Zavarese (Coord.). Projeto político pedagógico: Programa Nacional de Educação de Jovens Integrada com qualificação Social e Profissional para agricultores (as) familiares. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010.

More Related