1 / 11

Hemograma

Hemograma. Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico. É o exame mais solicitado na rotina médica. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias, leucócitos e plaquetas.

elle
Download Presentation

Hemograma

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Hemograma Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico

  2. É o exame mais solicitado na rotina médica. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias, leucócitos e plaquetas. • Em geral o sangue é coletadopor uma agulha colocada diretamente em alguma veia de um dos braços – geralmente são escolhidas as mais visíveis e fáceis de acessar. Hemograma

  3. Ohemogramaé usado como um exame de triagem diversos distúrbios. Na realidade, é um painel de testes que examina as diferentes células do sangue, incluindo: • Contagem de Leucócitos: mede o número de leucócitos de qualquer tipo em um volume de sangue • Contagem diferencial de Leucócitos: determina a proporção de cada tipo de leucócitos:neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos, basófilos. • Contagem de Hemácias; • Hemoglobina; • Hematócrito: mede o volume percentual de hemácias em um volume de sangue. • Diminuição ou aumento indicam estados anormais.

  4. Contagem de Plaquetas: Aumentos e diminuições podem indicar anormalidades com sangramento excessivo ou risco de coágulos. O volume plaquetário médio (MPV) é uma medida do tamanho médio das plaquetas. Plaquetas novas são maiores, e um aumento do MPV ocorre quando aumenta a produção de plaquetas. O MPV dá ao médico uma indicação da produção de plaquetas na medula óssea.

  5. Volume globular médio (VGM ou VCM ou MCV): é uma medida do tamanho médio das hemácias. • Concentração de hemoglobina globular média (CHGM ou CHCM): é um cálculo da quantidade de hemoglobina em um volume de hemácias. Hemácias microcíticas Hemácias Macrocíticas

  6. Hemoglobina globular média (HGM ou HCM): é um cálculo da quantidade média de hemoglobina em cada hemácia. Hemácias macrocíticas são maiores e têm uma HGM maior. Hemácias microcíticas são menores e têm uma HGM menor. • Amplitude de distribuição das hemácias (RDW): indica a variação de tamanho das hemácias. Em algumas anemias, como a anemia perniciosa, a variação do tamanho (anisocitose) e do formato das hemácias (poiquilocitose) causa um aumento da RDW.

  7. Metarrubrícito (hemácia nucleada na circulação). Presença de anisocitose (diferença no tamanho das hemácias devido a macrocitose).

  8. Decifrando os exames laboratoriais – Exames de Sangue – HEMOGRAMA. Acesso em 17/11/2012. Disponível em: http://www.todateoria.com.br/old/decifrando-os-exames-laboratoriais-exames-de-sangue-hemograma/ • Hemácias - Acesso em 17/11/2012. Disponível em: http://hemo-citologia.blogspot.com.br/ • Hemograma (LabTests Online) - Acesso em 17/11/2012. Disponível em: http://www.labtestsonline.org.br/understanding/analytes/cbc/tab/test#top Referências

  9. Obrigado!

More Related