520 likes | 840 Views
Teorias Atômicas. Prof. Alan Ibiapina. Os Átomos. Carbono grafite. Silício. Leucipo e Demócrito. Por volta de 400 a.C, a maioria dos filósofos acreditava na teoria de Aristóteles: que a matéria era formada por quatro elementos naturais (fogo, ar, água e terra).
E N D
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina
Os Átomos Carbono grafite Silício
Leucipo e Demócrito Por volta de 400 a.C, a maioria dos filósofos acreditava na teoria de Aristóteles: que a matéria era formada por quatro elementos naturais (fogo, ar, água e terra). Porém, Leucipo e Demócrito foram os primeiros a terem a concepção de que a matéria era formada por partículas muito pequenas chamadas de Átomos.
Teoria atômica de Dalton Somente em 1808, Dalton retoma a idéia do filósofo grego Demócrito baseando-se nas leis ponderais de Lavosier e Proust. Para Dalton o átomo era: • Pequena partícula esférica e indivisível. • Um conjunto de átomos com as mesmas massas e tamanhos apresentavam as mesmas propriedades e constituíam um elemento químico.
Teoria atômica de Dalton • Elementos químicos diferentes apresentavam átomos com diferentes massas, tamanhos e propriedades diferentes. • Numa reação química, os átomos não são criados nem destruídos: são simplesmente rearranjados, originando novas substâncias. • O átomo seria semelhante a uma bola-de-bilhar.
Teoria atômica de Thomson O modelo atômico de Thomson afirmava que o átomo seria maciço, esférico, descontínuo e formado por um flúido com carga positiva no qual estavam dispersos os elétrons.
Teoria atômica de Rutherford Para Rutherford, o átomo possuía duas regiões distintas: Núcleo: contendo os prótons; Eletrosfera: contendo os elétrons.
A descoberta dos nêutrons. Em 1932, o cientista James Chawick verificou que o núcleo de berílio radioativo emitia partículas sem carga elétrica e de massa praticamente igual à dos prótons. Essa partícula foi denominada neutrôn.
A visão clássica do Átomo Núcleo: Prótons + nêutrons Eletrosfera: Elétrons.
Teoria atômica de Rutherford-Böhr Niels Böhr baseou-se nos estudos de Max Planck e Albert Einstein. De acordo com os estudos de Max Planck, os átomos de um corpo aquecido emitem radiação eletromagnética (Luz).
Teoria atômica de Rutherford-Böhr Equação de Planck: E = h . c λ De acordo com essa equação, quanto maior o comprimento de onda da luz; menor a sua energia.
Teoria atômica de Rutherford-Böhr Exemplo: A energia da luz vermelha é equivalente a 175 kJ/mol, pois possui um comprimento de onda igual a 685 nm. A energia da luz azul é equivalente a 300 kJ/mol, pois possui um comprimento de onda igual 400 nm.
Contribuição de Sommerfeld As 7 camadas da eletrosfera e suas subcamadas: 1ª camada K: (l = 1) 2ª camada L: (l = 1, 2) 3ª camada M: (l = 1, 2, 3) 4ª camada N: (l = 1, 2, 3, 4) 5ª camada O: (l = 1, 2, 3, 4) 6ª camada P: (l = 1, 2, 3) 7ª camada Q: (l = 1, 2)
A dualidade do elétron Louis Victor De Broglie adotou o conceito dual da luz ao comportamento do elétron. O elétron seria uma partícula “empurado” por uma onda-piloto.
Princípio da Incerteza de Heisenberg O físico alemão Werner K. Heisenberg afirmou que é impossível prever ao mesmo tempo a posição do elétron na eletrosfera e a sua velocidade. Essa afirmação ficou conhecida como Princípio da Incerteza de Heisenberg.
O elétron segundo Schrödinger O elétron se movimenta tão rápido que somente é possível ver a sobra da região por onde ele se movimenta. Essa região, que até pode ser calculado, é denominado orbital.
O elétron segundo Schrödinger Segundo Schrödinger, o elétron em um átomo pode ser descrito por uma função de onda:
Modelo atômico atual A única diferença entre esse modelo e o de Rutherford-Böhr é que as camadas da eletrosfera de um átomo não são semelhante à casca de uma cebola, mas são formadas por orbitais atômicos.
Massa Atômica (A) É o “peso” de um átomo e pode ser calculado somando-se as massa de prótons, nêutrons e elétrons. No entanto, desconsidera-se a massa dos elétrons por serem muito leves. Então: A = P + N
Observações • Para saber o número de prótons, basta olhar o número atômico (Z) do átomo na tabela periódica. • A massa atômica é encontrada também na tabela periódica • Em um átomo neutro o número de prótons é igual ao número de elétrons
Íons São átomos que perderam ou ganharam elétrons. Por exemplo: • O Na+ é um íon formado quando um átomo de Na perde um elétron. • O Cl- é um íon formado quando um átomo de Cl ganha um elétron.
Íons • Íon positivo se chama cátion. Na+, Mg2+, Al3+. • Íon negativo se chama ânion. F-, Cl-, SO42-, CO32-.
Isótonos Átomos diferentes que possuem o mesmo número de nêutrons. Por exemplo: 1H3 - 2He4
Isótopos Átomos diferentes que apresentam o mesmo número de prótons. Por exemplo: 1H1 - 1H2 - 1H3 6C12 - 6C14
Isóbaros Átomos diferentes que apresentam mesmo número de massa. Por exemplo: 6C14 - 7N14
Galeria de Fotos Dalton (1766 - 1844 ) J. J. Thonsom (1856 - 1940 )
Galeria de Fotos Ernest Rutherford (1871 – 1937) Niels Böhr (1885 – 1962)
Galeria de Fotos Arnold Sommerfeld (1868 – 1951) Wener Heisenberg (1901 – 1976)