1 / 51

Teorias Atômicas

Teorias Atômicas. Prof. Alan Ibiapina. Os Átomos. Carbono grafite. Silício. Leucipo e Demócrito. Por volta de 400 a.C, a maioria dos filósofos acreditava na teoria de Aristóteles: que a matéria era formada por quatro elementos naturais (fogo, ar, água e terra).

emile
Download Presentation

Teorias Atômicas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina

  2. Os Átomos Carbono grafite Silício

  3. Leucipo e Demócrito Por volta de 400 a.C, a maioria dos filósofos acreditava na teoria de Aristóteles: que a matéria era formada por quatro elementos naturais (fogo, ar, água e terra). Porém, Leucipo e Demócrito foram os primeiros a terem a concepção de que a matéria era formada por partículas muito pequenas chamadas de Átomos.

  4. Teoria atômica de Dalton Somente em 1808, Dalton retoma a idéia do filósofo grego Demócrito baseando-se nas leis ponderais de Lavosier e Proust. Para Dalton o átomo era: • Pequena partícula esférica e indivisível. • Um conjunto de átomos com as mesmas massas e tamanhos apresentavam as mesmas propriedades e constituíam um elemento químico.

  5. Teoria atômica de Dalton • Elementos químicos diferentes apresentavam átomos com diferentes massas, tamanhos e propriedades diferentes. • Numa reação química, os átomos não são criados nem destruídos: são simplesmente rearranjados, originando novas substâncias. • O átomo seria semelhante a uma bola-de-bilhar.

  6. Teoria atômica de Thomson

  7. Teoria atômica de Thomson

  8. Teoria atômica de Thomson

  9. Experiência de Thomson

  10. Teoria atômica de Thomson O modelo atômico de Thomson afirmava que o átomo seria maciço, esférico, descontínuo e formado por um flúido com carga positiva no qual estavam dispersos os elétrons.

  11. A descoberta dos prótons:os raios anôdicos ou canais.

  12. A descoberta dos prótons:os raios anôdicos ou canais.

  13. Teoria atômica de Rutherford

  14. Experiência de Rutherford

  15. Teoria atômica de Rutherford Para Rutherford, o átomo possuía duas regiões distintas: Núcleo: contendo os prótons; Eletrosfera: contendo os elétrons.

  16. A descoberta dos nêutrons. Em 1932, o cientista James Chawick verificou que o núcleo de berílio radioativo emitia partículas sem carga elétrica e de massa praticamente igual à dos prótons. Essa partícula foi denominada neutrôn.

  17. A visão clássica do Átomo Núcleo: Prótons + nêutrons Eletrosfera: Elétrons.

  18. Tabela Importante

  19. Teoria atômica de Rutherford-Böhr Niels Böhr baseou-se nos estudos de Max Planck e Albert Einstein. De acordo com os estudos de Max Planck, os átomos de um corpo aquecido emitem radiação eletromagnética (Luz).

  20. Teoria atômica de Rutherford-Böhr

  21. Teoria atômica de Rutherford-Böhr Equação de Planck: E = h . c λ De acordo com essa equação, quanto maior o comprimento de onda da luz; menor a sua energia.

  22. Teoria atômica de Rutherford-Böhr Exemplo: A energia da luz vermelha é equivalente a 175 kJ/mol, pois possui um comprimento de onda igual a 685 nm. A energia da luz azul é equivalente a 300 kJ/mol, pois possui um comprimento de onda igual 400 nm.

  23. Teoria atômica de Rutherford-Böhr

  24. Espectro contínuo

  25. Espectro em raias

  26. Espectro em raias para o átomo de Hidrogênio

  27. Teoria atômica de Rutherford-Böhr

  28. Teste da chama

  29. Teste da chama

  30. Contribuição de Sommerfeld

  31. Contribuição de Sommerfeld As 7 camadas da eletrosfera e suas subcamadas: 1ª camada K: (l = 1) 2ª camada L: (l = 1, 2) 3ª camada M: (l = 1, 2, 3) 4ª camada N: (l = 1, 2, 3, 4) 5ª camada O: (l = 1, 2, 3, 4) 6ª camada P: (l = 1, 2, 3) 7ª camada Q: (l = 1, 2)

  32. A dualidade do elétron Louis Victor De Broglie adotou o conceito dual da luz ao comportamento do elétron. O elétron seria uma partícula “empurado” por uma onda-piloto.

  33. Princípio da Incerteza de Heisenberg O físico alemão Werner K. Heisenberg afirmou que é impossível prever ao mesmo tempo a posição do elétron na eletrosfera e a sua velocidade. Essa afirmação ficou conhecida como Princípio da Incerteza de Heisenberg.

  34. O elétron segundo Schrödinger O elétron se movimenta tão rápido que somente é possível ver a sobra da região por onde ele se movimenta. Essa região, que até pode ser calculado, é denominado orbital.

  35. O elétron segundo Schrödinger Segundo Schrödinger, o elétron em um átomo pode ser descrito por uma função de onda:

  36. Modelo atômico atual

  37. Modelo atômico atual

  38. Modelo atômico atual

  39. Modelo atômico atual A única diferença entre esse modelo e o de Rutherford-Böhr é que as camadas da eletrosfera de um átomo não são semelhante à casca de uma cebola, mas são formadas por orbitais atômicos.

  40. Massa Atômica (A) É o “peso” de um átomo e pode ser calculado somando-se as massa de prótons, nêutrons e elétrons. No entanto, desconsidera-se a massa dos elétrons por serem muito leves. Então: A = P + N

  41. Observações • Para saber o número de prótons, basta olhar o número atômico (Z) do átomo na tabela periódica. • A massa atômica é encontrada também na tabela periódica • Em um átomo neutro o número de prótons é igual ao número de elétrons

  42. Íons São átomos que perderam ou ganharam elétrons. Por exemplo: • O Na+ é um íon formado quando um átomo de Na perde um elétron. • O Cl- é um íon formado quando um átomo de Cl ganha um elétron.

  43. Íons • Íon positivo se chama cátion. Na+, Mg2+, Al3+. • Íon negativo se chama ânion. F-, Cl-, SO42-, CO32-.

  44. Isótonos Átomos diferentes que possuem o mesmo número de nêutrons. Por exemplo: 1H3 - 2He4

  45. Isótopos Átomos diferentes que apresentam o mesmo número de prótons. Por exemplo: 1H1 - 1H2 - 1H3 6C12 - 6C14

  46. Isóbaros Átomos diferentes que apresentam mesmo número de massa. Por exemplo: 6C14 - 7N14

  47. Galeria de Fotos Dalton (1766 - 1844 ) J. J. Thonsom (1856 - 1940 )

  48. Galeria de Fotos Ernest Rutherford (1871 – 1937) Niels Böhr (1885 – 1962)

  49. Galeria de Fotos Arnold Sommerfeld (1868 – 1951) Wener Heisenberg (1901 – 1976)

More Related