1 / 10

Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG

Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG. Rodrigo Cond é Alves – 200803536-9. A Sub- Bacia do Rio Baependi.

erin-hudson
Download Presentation

Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves – 200803536-9

  2. A Sub-Bacia do Rio Baependi A Sub-Bacia do Rio Baependi é uma das 15 Sub-Bacias que compõem a BH do Rio Verde, que faz parte da BH do Rio Grande, uma das mais importantes do estado. A Sub-Bacia do Rio Baependi é composta por 8 municípiose possuiárea total de 1136,7 Km2 , onde vivem 42 mil pessoas. Grande importância no abastecimento de água para os municípios de Baependi e Caxambu. Grande potencialpara o desenvolvimento de turismo e ecoturismoatreladoaosrecursoshídricos (ÁguasCarbogasosas, cachoeiras, rios, etc)

  3. Problemas Pastagensdegradadas e fragmentação dos remanescentesflorestais Estradas de terra inadequadasgerandomuitossedimentos AterroSanitárioem local inadequado Despejo de Esgoto a montante da captação de água FotosIlustrativas

  4. Proposta Desenvolver um projetointegrado, sob a lógica de microbaciascomounidade de planejamento,quepromova a perenização da águana Sub-Bacia, melhoresuaqualidadeparaosdiferentesusose mitigueosimpactossofridos, além de gerarsubsídiospara a tomada de decisãoemoutrasescalas.

  5. Atividades • Delimitação das Micro-Bacias e seleção de unidadesdemonstrativas • Elaboração de proposta de manejoparacada “classe” de microbacia • Promover a regularização jurídica, em acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de Maio de 2012 principalmente no que tange as APPnessas microbacias selecionadas • Seleção de áreassubstitutivasparaimplantação de um novo aterrosanitárioemBaependi e elaboração de soluçãotécnicapara o esgoto da cidade. • Promover a implantação de sistemas silvi-pastoris com objetivo de demonstrar a possibilidade de trabalhar o sistema na região e reverter a degradação das pastagens.

  6. Atividades • Realização de levantamento da situação das principais estradas de terra da sub-bacia e promoção de sua regularização • Levantamento da capacidade de carga turística nos 05 principais atrativos que envolvam recursos hídricos, afim de garantir que seu uso não prejudique a qualidade da água • Monitoramento da qualidade das águas na Sub-bacia • Fortalecer lideranças, promover boas práticas, levar conscientização ambiental e levantar demandasjunto a população

  7. ProdutosEsperados (Prazos e Valores)

  8. ResultadosEsperados Gerarinformaçõesrobustasquepermitama tomada de decisãoemtoda a sub-bacia Mitigarosprincipaisagentesdegradantespresentesnabacia Aumentar a qualidade, quantidade e tempo de permanência da águana sub-bacia Promover a conservaçãodas funcionalidadesecológicasaliada a geração de renda e oportunidades Fortalecerlideranças e promoverconscientizaçãoambientalnasnovasgerações.

  9. Obrigado!!! Rodrigo Condé Alves rconde@gmail.com

More Related