1 / 25

Treinamento Avaliação de Desempenho Individual e Avaliação Especial de Desempenho

Treinamento Avaliação de Desempenho Individual e Avaliação Especial de Desempenho. Março/2011. RESOLUÇÃO N. 19/2010 - Regulamenta a Avaliação de Desempenho Individual – ADI dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. RESOLUÇÃO N. 20/2010

ervin
Download Presentation

Treinamento Avaliação de Desempenho Individual e Avaliação Especial de Desempenho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Treinamento Avaliação de Desempenho Individual e Avaliação Especial de Desempenho Março/2011

  2. RESOLUÇÃO N. 19/2010 - Regulamenta a Avaliação de Desempenho Individual – ADI dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. • RESOLUÇÃO N. 20/2010 - Regulamenta a Avaliação Especial de Desempenho – AED do servidor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em estágio probatório.

  3. A Avaliação de Desempenho Individual é o instrumento que permite planejar, avaliar e orientar, sistematicamente, o desempenho dos servidores e gestores do Tribunal para a consecução dos objetivos institucionais. A Avaliação Especial de Desempenho é o instrumento que permite apurar a aptidão, a capacidade e o desempenho do servidor durante o estágio probatório.

  4. Quem serão os servidores avaliados na sistemática constante das Resoluções números 19/2010 e 20/2010? • Servidores estáveis ocupantes de cargo de provimento efetivo e de cargo de provimento em comissão de recrutamento restrito; • Servidores não estáveis ocupantes de cargo de provimento efetivo e de cargo de provimento em comissão de recrutamento restrito.

  5. 1- OBJETIVOS: I- apurar o desempenho do servidor no exercício do cargo e na consecução dos objetivos e metas pactuadas; II- estimular o comprometimento do servidor; III- subsidiar ações da Política de Gestão de Pessoas; IV- identificar necessidades de capacitação e apoiar a produção e o compartilhamento do conhecimento; V- contribuir para o desenvolvimento profissional do servidor; VI- subsidiar a concessão de benefícios e vantagens (progressão e promoção previstas no Plano de Carreira); VII- subsidiar a concessão do adicional de desempenho; VIII- subsidiar a elaboração do PDI.

  6. 2- DAS DEFINIÇÕES • Chefe imediato é o servidor responsável pela unidade de exercício do servidor; • Fatores de avaliação são os indicadores que compõem a ADI e AED; • Período de avaliação: período de 365 dias considerado para a ADI e AED; • Plano de Gestão do Desempenho Individual: documento em que são registradas as principais metas e/ou atividades que o servidor deverá cumprir.

  7. 3- Fluxogramas Serão disponibilizados na intranet: Departamentos/Diretoria de Gestão de Pessoas/CDP.

  8. 4- DIREITOS DO SERVIDOR AVALIADO: • Definir, junto com a chefia imediata, na fase de planejamento do desempenho, as metas e/ou atividades a serem cumpridas no período de ADI; • Atualizar, periodicamente, junto com a chefia imediata, o planejamento do seu desempenho; • Apresentar à chefia imediata, durante a fase de acompanhamento, as dificuldades e ações necessárias para o alcance dos objetivos pactuados; • Registrar e acompanhar a autoavaliação.

  9. 5- ANEXO I - PLANO DE GESTÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL (NEGOCIAÇÃO DE METAS E/OU ATIVIDADES) ESCOPO: estabelecimento, pela chefia imediata e pelos servidores avaliados, no primeiro mês do período de avaliação, dos objetivos e metas da unidade dos servidores.

  10. OBSERVAÇÃO 1: A Resolução entra em vigor em 1º/4/2011, por essa razão, a avaliação dos servidores, no primeiro ano de vigência da nova sistemática, será mista, assim, até 31/3/2011 será utilizado o modelo anterior de avaliação (Resoluções n. 04/2009 e 02/2009).

  11. Item 4. Planejamento do desempenho a ser apresentado - Período Avaliado: 1º/04/2011 até a véspera da “data base” de concessão da progressão e/ou promoção horizontal de cada servidor.

  12. - Deverão ser registradas até cinco principais metas e/ou atividades, alinhadas com o Plano Estratégico do Tribunal. - Se o trabalho não comportar o estabelecimento de metas, serão obrigatoriamente consideradas as atividades desempenhadas pelo servidor. Exemplos: analisar pelo menos y processos por semana; responder em até x dias os e-mails enviados para a Coordenadoria de Comunicação Social; informar pelo menos w férias regulamentares por semana.

  13. Item 5. Condições necessárias ao desempenho a ser apresentado Ex: equipamentos (computador, mesa, ventilador, cadeira), material de apoio (livros, revistas técnicas), capacitação, reuniões de equipe. • Item 6. Providências que precisarão ser tomadas e respectivos responsáveis Ex: requisitar equipamentos, livros, revistas técnicas, treinamento...

  14. 6- ANEXO II - ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO • Item 4. Acompanhamento do desempenho durante o período avaliativo - Pelo menos dois registros formais de acompanhamento deverão ser anotados durante o período de avaliação (art. 14, § 3° da Resolução n. 19/2010).

  15. OBSERVAÇÃO 2: Não há previsão do registro do acompanhamento na AED (Resolução n. 20/2010), no entanto, sugerimos que sejam realizados também para os servidores em estágio probatório. OBSERVAÇÃO 3: Deverão ser registrados os fatos bons e ruins ocorridos no período. OBSERVAÇÃO 4: Será uma oportunidade para o servidor ter um “feedback” em relação ao trabalho realizado.

  16. 7- ANEXOS II (AED) E III (ADI) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO SERVIDOR ESTÁVEL OCUPANTE APENAS DE CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO E DO SERVIDOR DE QUE TRATA O ART. 13 DA RESOLUÇÃO Nº 19/2010 (ocupante do cargo de Analista de Registros Funcionais); 8- ANEXO V (ADI) - AUTOAVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO SERVIDOR ESTÁVEL OCUPANTE APENAS DE CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO E DO SERVIDOR DE QUE TRATA O ART. 13 DA RESOLUÇÃO Nº 19/2010 (ocupante do cargo de Analista de Registros Funcionais); Abrir anexos.

  17. 9- ANEXOS III (AED) E IV (ADI) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DE RECRUTAMENTO RESTRITO. 10- ANEXO VI (ADI) - AUTOAVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DE RECRUTAMENTO RESTRITO. Abrir anexos.

  18. OBSERVAÇÃO 5: Sugerimos que aqueles servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo que venham a ser nomeados para o exercício de cargo de provimento em comissão de recrutamento amplo sejam avaliados na forma dos Anexos IV e VI. OBSERVAÇÃO 6: Na AED não há previsão de autoavaliação, considerando a peculiaridade dessa avaliação.

  19. 11- ANEXO VII E VIII (ADI) – SÍNTESES DAS AVALIAÇÕES E DAS AUTOAVALIAÇÕES DO DESEMPENHO DO SERVIDOR ESTÁVEL OCUPANTE APENAS DE CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO, DO SERVIDOR DE QUE TRATA O ART. 13 (Analista de Registros Funcionais) E DO SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DE RECRUTAMENTO RESTRITO. Abrir anexos.

  20. 12- ANEXOS IV E V (AED) – PARECER CONCLUSIVO – SERVIDOR OCUPANTE APENAS DE CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO E SERVIDOR NOMEADO PARA O EXERCÍCIO DE CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO. Abrir anexos.

  21. 13- COMISSÃO DE AVALIAÇÃO (AED): - COMISSÃO PARA AVALIAÇÃO DO SERVIDOR OCUPANTE SOMENTE DE CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO: será composta por 3 servidores de nível de escolaridade não inferior ao do avaliado e da mesma lotação do servidor avaliado; - COMISSÃO PARA AVALIAÇÃO DO SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO: será composta por 3 servidores da mesma Diretoria ocupantes de cargo de provimento em comissão; - Excepcionalmente a comissão de AED poderá ser composta por servidor de lotação diversa, desde que subordinado ao mesmo superior mediato; - O superior imediato será obrigatoriamente membro da comissão de AED, que a presidirá.

  22. 14- COMISSÃO DE RECURSOS (ADI E AED): - Será composta por 2 servidores da DGP, 1 servidor da 1ª Consultoria Jurídico-Administrativa, 1 servidor da Escola de Contas, 1 servidor da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, designados pelo Presidente do TCEMG. - Será instituída até o dia 31/01 de cada ano, sendo que neste primeiro ano deverá ser constituída até o dia 2/5/2011.

  23. CONCLUSÕES → A avaliação é uma importante ferramenta de gestão: façam bom uso dela. → A não observância dos prazos implicará, além da não concessão de progressão e promoção horizontal na carreira ao servidor avaliado, a responsabilização da chefia imediata, nos termos das sanções previstas na Lei n. 869/52; → Será constituído um “Comitê Gestor de Avaliação de Desempenho”, que, em conjunto com a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal, irá acompanhar as diversas unidades durante o período de avaliação.

  24. O ÊXITO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO REQUER EMPENHO E COMPROMISSO POR PARTE DOS ENVOLVIDOS. A MELHORIA DO PROCESSO DEPENDE, ESSENCIALMENTE, DE SUA CONTRIBUIÇÃO.

More Related