1 / 72

Avaliação educacional em larga escala

Avaliação educacional em larga escala. Contribuições e possibilidades por Álvaro Dyogo. Tópicos da nossa apresentação. O que é avaliar?. ?. O que é avaliar?.

Download Presentation

Avaliação educacional em larga escala

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Avaliação educacional em larga escala Contribuições e possibilidades por Álvaro Dyogo

  2. Tópicos da nossa apresentação

  3. O que é avaliar? ?

  4. O que é avaliar? v.t. e v.i. Determinar o valor, o preço, a importância de alguma coisa / Reconhecer a grandeza, a intensidade, a força de / Fixar aproximadamente / Imaginar Fonte: Dicionário Aurélio

  5. Alguns questionamentos - Qual é a importância que damos à educação? - Como imaginamos que está a nossa educação? - Como nossa educação de fato está?

  6. O que é avaliar? O processo de avaliação está relacionado à produção de informações sobre determinada realidade e é algo que está bastante presente no cotidiano escolar.

  7. Como funciona o processo? • Dados e informações sobre determinada realidade. • Traçar estratégias de uma ação sobre o objeto avaliado. • Produzir algum julgamento sobre a realidade. • Em função de um objetivo que se deseja alcançar.

  8. O que é avaliar? Professores Observações, Registros, Provas etc. Aferição de Aprendizagem O que precisa ser feito para que os alunos avancem?

  9. Avaliação educacional em larga escala Nas últimas décadas, paralelo às avaliações tradicionais, outro procedimento de avaliação educacional tem ganhado espaço: são as avaliações externas, geralmente em larga escala, que têm objetivos e procedimentos diferenciados das avaliações realizadas pelos professores nas salas de aula.

  10. Por que avaliamos? Informação Ação Qualidade e Equidade

  11. O que é avaliado? Teste Proficiência Questionário Fatores associados

  12. Medidas de proficiência

  13. Medidas de Proficiência

  14. Medidas de Proficiência

  15. Medidas de Proficiência

  16. Importância da Avaliação • Desempenha um papel sobre os rumos do sistema de ensino; • Garante a fidedignidade das informações oferecidas; • Garante a reflexão sobre os resultados; • Estimula o envolvimento crescente dos atores participantes do processo, seja pelo aprimoramento de métodos, instrumentos e logística de realização da avaliação.

  17. Tipos de Avaliação Avaliação Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Pequena escala Larga escala

  18. Tipos de Avaliação

  19. Tipos de Avaliação

  20. Tipos de Avaliação

  21. Tipos de Avaliação

  22. Tipos de Avaliação

  23. Linha do Tempo | Avaliações

  24. Linha do Tempo | Avaliações

  25. Linha do Tempo | Avaliações

  26. Linha do Tempo | Avaliações

  27. SPAECE SADEAM SISPAE Sistema de Av. da Educ. da Paraíba SAEPI SAEPE SEAPE SAEMI SALTO AREAL SAERO AVALIE SAEGO SIMAVE AVALIA BH PAEBES SAEMS ALFABETIZA RIO SAERJ SAEP SARESP SAERS Linha do Tempo | Avaliações

  28. Características dos sistemas próprios de Avaliação

  29. Vantagens dos sistemas próprios de Avaliação ?

  30. Vantagens dos sistemas de próprios de Avaliação Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. Definição da série e áreas do conhecimento. Menor periodicidade entre os ciclos avaliados. Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.

  31. Etapas básicas dos programas de avaliação

  32. Etapas básicas dos programas de avaliação

  33. O que a avaliação externa possibilita?

  34. Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade.

  35. Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade.

  36. Evolução da proficiência média em Matemática Rede Estadual – Minas Gerais Fonte: Proeb 2006/2010

  37. Evolução da distribuição por Padrões de Desempenho em Matemática - Rede Estadual - MG Fonte: Proeb 2010/2012

  38. Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade.

  39. Mapa de Alfabetização do Estado do CearáSPAECE-Alfa 2007 Fonte: Spaece-Alfa 2007

  40. Mapa de Alfabetização do Estado do CearáSPAECE-Alfa 2008 Fonte: Spaece-Alfa 2008

  41. Mapa de Alfabetização do Estado do CearáSPAECE-Alfa 2009 Fonte: Spaece-Alfa 2009

  42. Mapa de Alfabetização do Estado do CearáSPAECE-Alfa 2010 Fonte: Spaece-Alfa 2010

  43. Mapa de Alfabetização do Estado do CearáSPAECE-Alfa 2011 Fonte: Spaece-Alfa 2011

  44. Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade.

  45. Resultados Estaduais Transversais ou Longitudinais

  46. Resultados Estaduais Transversais ou Longitudinais

  47. Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade.

  48. Padrões de desempenho

  49. Descrição geral dos Padrões de Desempenho

  50. Descrição geral dos Padrões de Desempenho

More Related