200 likes | 323 Views
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia. Histologia I Prof. Guilherme Garcez Cunha. embriogênese.
E N D
Universidade Federal do PampaCampus Dom PedritoZootecnia Histologia I Prof. Guilherme Garcez Cunha
embriogênese Quando o ovócito secundário desprende-se do ovário, pode entrar em contato com o esperma, na trompa de falópio. Com a penetração deste, o ovócito secundário completa a meiose II e se transforma em óvulo. Ocorrendo a fusão do núcleo do espermatozoide com o núcleo do óvulo. Formando o Zigoto. Este, sofre sucessivas mitoses, originando a mórula. Isso ocorre durante três dias após a fertilização. Durante a clivagem a mórula vai descendo através da trompa ao mesmo tempo que produz um líquido que se aloja em seu interior, numa cavidade denominada blastocele.
Segmentação • Etapa do desenvolvimento embrionário que ocorre logo após a fecundação. O zigoto sofre sucessivas divisões mitóticas formando um aglomerado de células, dita mórula.
morula • As células internas da mórula, a massa celular interna, estão envolvidas por uma camada de células achatadas que formam a camada celular externa, ou trofoblasto. A mórula, esférica, forma-se três dias apos a fertilização, momento em que ela penetra na cavidade uterina
Existem entretanto, animais que possuem apenas dois folhetos germinativos: o ectoderma e o endoderma. Esses animais são chamados diblásticos ou diploblásticos, como e o caso dos cnidários.
Os animais que possuem três folhetos germinativos são chamados triblásticos ou triploblásticos, como é o caso dos cordado.
Obrigado... guilhermecunha@unipampa.edu.br