130 likes | 309 Views
CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Doscente : Prof . Dra. Adriana Pires Neves. AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO E QUALIDADE DE CARCAÇA DOS DIFERENTES CRUZAMENTOS EM OVINOS CORRIEDALE E TEXEL.
E N D
CAMPUS DOM PEDRITOCURSO DE ZOOTECNIA • Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica • Doscente: Prof. Dra. Adriana Pires Neves AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO E QUALIDADE DE CARCAÇA DOS DIFERENTES CRUZAMENTOS EM OVINOS CORRIEDALE E TEXEL • Discentes: Helene Suñé, Jeferson Borges, Jucele de Oliveira, Silvia Terra Ulguim
INTRODUÇÃO • A ovinocultura tem relevante importância econômica; • Muitoutilizadosempesquisasexperimentais; • O RS tem forte tradiçãonacriação de ovinos com duplaAptidão; • As carcaçascomercializadasapresentamcaracteristicasinferiores, aodesejadopelomercadoconsumidor; • O conceito de "qualidade de carne" é dinâmico e evolui com a demanda do mercado consumidor.
INTRODUÇÃO Um nível adequado de gordura na carcaça contribui positivamente para diminuir a perda de líquidos e evitar o encurtamento das fibras musculares e escurecimento da carne durante o processo de resfriamento. A gordura está associada com sabor, suculência e maciez da carne (MONTEIRO, 2000).
JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA A realidade econômica e o permanente aumento da competitividade entre e dentro dos setores de produção e comercialização da carne ovina, é a carência de informação a respeito da forma de apresentação do produto final.
OBJETIVOS Utilizar as principais raças usadas no Rio Grande do Sul que são a Corriedale e a Ideal, num cruzamento de raças produtoras de carne com raças de dupla aptidão (lã e carne) para incrementar e regularizar a oferta de carne de cordeiro.
OBJETIVOS Avaliar o desempenho de rendimento e qualidade carcaça em cordeiros cruzados Corriedale, Ideal e Texel.
MATERIAL E METODOS Serão utilizados 24 cordeiros machos sendo: 12 Texel x Ideal (TxI) 12 Texel x Corriedale (TxC), desmamados aos 60 dias de idade. O experimento será realizado na Fazenda Ponche Verde, localizada em Dom Pedrito- RS, Os cordeiros serão abatidos em Janeiro, aos 180 dias de idade, após jejum de 14 horas, com peso médio de 29,25 Kg (TxI) e 28,04 kg (TxC). .
VARIAVEISAVALIADAS Na manhã seguinte ao abate, após a permanência das carcaças por 18 horas em câmara fria, com ar forçado a uma temperatura de 1ºC, será realizada uma secção transversal no músculo Longissimusdorsi, entre a 12ª e 13ª costelas na metade esquerda da carcaça, para realizar as seguintes avaliações subjetivas da carne de acordo com a metodologia proposta por OSÓRIO & OSÓRIO (2003).
ANÁLSE ESTATISTICAS A fim de comparar as médias estimadas pelo método dos quadrados mínimos, será utilizado o teste t. As análises estatísticas deverão ser realizadas utilizando-se o procedimento GLM do software SAS (2000).
RESULTADOS ESPERADOS Aumentar a capacidade produtiva e reprodutiva dos ovinos, com o propósito de atender as necessidades do mercado, tendo em vista o cruzamento de raças ovinas nativas, explorando as características de cada uma.
REFERÊNCIAS AVILA, V.S.; OSÓRIO, J.C.S. 1996. Efeito do sistema de criação, época de nascimento e ano na velocidade de crescimento de cordeiros. Revista Brasileira de Zootecnia, v.25, n.5, p.1007-1016. MACEDO, F.A.; MARTINS, E.N.; SIQUEIRA, E.R. et al. 1997. Cruzamentos e sistemas de terminação na produção de carcaças de cordeiros. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 34., 1997, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Sociedade Brasileira de Zootecnia, p.388-390. REVISTA BRASILEIRA AGROCIÊNCIA, v.2, n.2, p.99-104, 1996c. OSÓRIO, J.C.; OSÓRIO, M.T.; JARDIM, P. et al. Métodospara avaliação de carne ovina: “in vivo”, na carcaça e nacarne. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 1998a.107p. SIQUEIRA, E.R.; OSÓRIO, J.C.; GUERREIRO, J.L., et al. 1984. Desempenho de cordeiros machos e fêmeas da raça Ideal e cruzas Texel x Ideal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.19, n.12, p.1523-1528.