80 likes | 187 Views
Como fazer dar certo o seu próprio negocio . Nome: Camila Steck Capacle Curso: Publicidade e Propaganda - 3º Semestre – Noturno Disciplina: Pesq. Mercado e Comp. Consumidor . Roteiro de perguntas . 1-Como se iniciou esta ideia (próprio negocio)? Teve alguma influência familiar ?
E N D
Como fazer dar certo o seu próprio negocio Nome: Camila SteckCapacle Curso: Publicidade e Propaganda - 3º Semestre – Noturno Disciplina: Pesq. Mercado e Comp. Consumidor
Roteiro de perguntas 1-Como se iniciou esta ideia (próprio negocio)? Teve alguma influência familiar? 2-Quais são as principais dificuldades que foram encontradas no inicio de seu negócio? De que maneira foram resolvidas? 3-Quais Principais características que ajudaram no desenvolvimento da empresa, para o seu crescimento e sucesso? 4-Após superados/resolvidos as dificuldades, qual foi o seu crescimento?
1º Pessoa Mais do que surgir uma ideia foi mesmo a necessidade de dar uma virada na minha vida profissional. Após a minha viuvez senti a necessidade de iniciar um negócio próprio já que a continuidade do negócio já existente na família era impossível pois me faltava conhecimento técnico de formação profissional para dar continuidade. Eu trabalhava como professora da rede Estadual de Ensino e sabia que precisava buscar outro caminho para manter minha família. Como contei com uma reserva monetária inicial passei a me preparar para isso: fiz vários cursos de formação empresarial do Sebrae sem imaginar qual seria o ramo que iria seguir, surgiram então vários convites para participar de Feiras de Exposições, Encontros de Negócios e Oportunidades, passei a assistir programas na TV que apresentavam oportunidades e ler muito sobre Pequenas Empresas. Morando em uma cidades pequena, passei a observar o que faltava na cidade para suprir minhas necessidades como moradora no comercio local depois de uma conversa com uma amiga que me deu essa dica. Observei que como professora e mãe de aluno toda vez que precisava um material diferente, principalmente ligado a informática (inicio da informatização doméstica ) era preciso ir comprar na cidade vizinha.
Daí veio a ideia de montar uma Papelaria. Visitei muitas, fui a feiras de exposições, fiz levantamento de preços e uma simples pesquisa de mercado entre conhecidos na cidade e encontrei um caminho. A família me ajudou muito...contei com a ajuda de uma irmã que já tinha experiência no comércio que mais tarde passou a trabalhar comigo. As primeiras dificuldades encontradas foi mesmo no aspecto administrativo já que a minha formação era como Pedagoga. Surgiu a oportunidade de fazer um MBI em Gestão de Pequenas e Médias Empresas que me trouxe conhecimentos na área de Contabilidade, Marketing, Recursos Humanos... Muitas dificuldades surgiram mas com determinação e sempre um controle muito grande nos gastos, cuidado nas compras e um olhar muito criterioso sobre as necessidades dos meus clientes tenho obtido um resultado favorável. Tenho certeza que o sucesso da minha empresa não é algo já conquistado e sim algo a conquistar a cada dia . A necessidade da dedicação e empenho da minha parte é fundamental a cada dia. Conto e preciso do empenho de meus funcionários é isso é atingido com exemplo e valorização do trabalho realizado. Hoje conto com a ajuda de uma assessoria administrativa que mostra onde posso e devo melhorar fazendo um controle de gastos e ganhos sempre baseados nos números e resultados alcançados. Atribuo o meu sucesso a essa busca pelo conhecimento técnico e experimental da realidade que sempre esteve presente em minha vida inspirado pela minha formação Pedagoga e por acreditar no crescimento do ser humano através da Educação.
2º Pessoa • COMO SE INICIOU ESTA IDEIA DO PRORIO NEGOCIO?TEVE ALGUMA INFLUENCIA FAMÍLIAR? • -Iniciou com o convite de um amigo para uma sociedade. Essa sociedade acabou não dando certo, acredito que tenha sido pelo local em que abrimos, pois não foi um bom ponto comercial. Influencia familiar de meu marido, pois ele sempre trabalhou com plantas e jardinagem. • QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE FORAM ENCONTRADAS NO INICIO DE SEU NEGOCIO? DE QUE MANEIRA FORAM RESOLVIDOS? • -As principais dificuldades que eu encontrei de inicio foram das margens de lucro, com que porcentagem de lucro trabalhar, para não ser abusiva com meus clientes e ter uma margem justa e poder trabalhar sem se arriscar financeiramente. • QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS QUE AJUDARAM NO DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA PARA SEU CRESCIMENTO E SUCESSO? • - Acredito que tenha sido o atendimento aos meus clientes, pois o meu trabalho é minha vida, amo o que faço e tento passar para meus clientes tudo aquilo que o meu local de trabalho transmite amor, paz, alegria e carisma. • APÓS SUPERADOS E RESOLVIDOS AS DIFICULDADES , QUAL FOI O SEU CRESCIMENTO? • -A conquista em desenvolver um trabalho com muita satisfação e honestidade, isso me fez crescer muito, mas o mais importante é saber que eu conquistei a cada um de meus clientes.
3º Pessoa • Não tive influencia familiar não. Na realidade quando comecei na firma que hoje sou sócio proprietário, entrei para trabalhar lá por uma necessidade financeira por motivo da morte de meu pai. • Após 5 anos, demonstrei muito a minha capacidade de gerir administração e relacionamento com clientes, onde vieram a dar a alavanca para que eu pudesse iniciar o negócio sócio da empresa. • As características que me ajudaram no desenvolvimento da empresa, foram a dedicação ao cliente total, dando prioridade a sua satisfação e através destes resultados o crescimento e o sucesso são coisas que se agregam • As dificuldades maiores são os pensamentos diferentes entre os sócios da empresa. Após muitas conversas e definições de quem faz o que dentro da firma, o crescimento vem como resultado quase sempre, mas de vez em quando as dificuldades aparecem novamente e ai exercitamos o nosso modo de administrar sempre. É bom para a gente estar atento aos novos desafios.
Perfil dos entrevistados • 1º pessoa: Mulher – 45 á 57 anos – Viúva - movida pela necessidade. • 2ºpessoa: Mulher – 50 á 60 anos – Casada – movida pela oportunidade. • 3ºpessoa: Homem – 50 á 60 anos – Casado – movido pela necessidade.
Conclusão O mais comum são as pessoas se incentivarem a mudar, quando em suas vidas algo os deixam chocados. É muito raro as pessoas identificarem uma oportunidade agarra-la e fazer dar certo. Mais quando se inicia o seu próprio negocio é através de pesquisas e a atenção ao cliente em que se firma seu negocio, pois é o seu cliente que faz a sua imagem, tendo também a busca por melhorias e inovações.