270 likes | 393 Views
ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO DA IMAGEM. FORMA= Uma forma bem definida é uma das maneiras de identificar um objeto ou pessoa.
E N D
FORMA= Uma forma bem definida é uma das maneiras de identificar um objeto ou pessoa. • Pode ser constituída por um ou mais objetos. Várias formas fortes convidam a uma comparação e podem relacionar entre si objetos diferentes. A melhor maneira de salientar a forma é através da iluminação e escolha do ponto de vista.
A profundidade de campo, sombras, isolamento dado por um fundo liso ou contrastante, são ajuda para realçar.
TEXTURA= a textura está associada à superfície, como a pele macia de um bebê, ou rugosa num idoso, lisa numa maça, ou irregular numa pedra. • O seu aspecto visual está associado ao tato e informa-nos se é duro, mole, rugoso e liso.
PADRÃO= Um padrão está normalmente relacionado com associação e repetição. Podem ser repetitivos e formais ou irregulares. A um padrão associamos normalmente uma certa harmonia. Um padrão organiza-se normalmente a partir de uma quantidade de elementos de tamanho, forma, cor, ou texturas semelhantes. Não há regras em relação à iluminação.
CONFIGURAÇÃO=A configuração tem a ver com a forma e o volume do assunto. Normalmente é evidenciada por uma graduação tonal suave. Pode ser aplicada em coisas tão diversas como casas, pessoas, objetos vários ou coisas transitórias como nuvens, velas ou bandeiras ao vento. O grande desafio consiste em criar algo novo, imaginativo e inovador, usando para isso o ponto de vista, a iluminação e a qualidade da prova final
COR E TONALIDADE= As cores e valores tonais em qualquer assunto, enfatizam ou não determinada característica do mesmo.A relação entre cores, ou o fato de haver uma cor predominante pode causar harmonia ou caos numa composição.
MOVIMENTO= O movimento é algo facilmente detectável pela visão. Um movimento conjugado com outros na mesma imagem, em direções diferentes, produz uma sensação dinâmica, excitação e confusão. Em fotografia as imagens com movimento podem registrar aquilo que os nossos olhos não conseguem ver, devido a uma exposição lenta.
CONTEÚDO E SIGNIFICADO= os conceitos abordados até aqui referem-se apenas as questões físicas. A forma, textura, padrão, cor e movimento tem apenas efeito conjugado sobre a aparência das coisas, por isso, podem ser aumentadas, reduzidas ou eliminadas de acordo com necessidades, interesse ou importância para a composição.
Para estruturar uma imagem a primeira coisa a fazer é olhar bem para o assunto. A composição faz-se através do visor, porque é a única forma de termos noção correta dos limites da imagem. Ao vir e estruturar (compor), uma imagem dentro da moldura, (visor) temos de estar atentos a coisas tão diversas como o uso de linhas, proporções, tonalidade de cor, localização do ponto de interesse.
PROPORÇÕES= Quase todas as máquinas fotografam imagens retangulares, assim sendo, a primeira opção é decidir se enquadra para baixo ou para cima. Normalmente essa opção é ditada pelas proporções do assunto, ou pela utilização a dar à imagem, no caso de uma capa de revista a opção seria por enquadrar na vertical, já um outdoor seria na horizontal.
O formato horizontal permite uma leitura mais rápida em parte devido ao modo de ler e a uma habituação do ecran da tv ou do cinema. Além disso uma imagem horizontal transmite estabilidade.
Uma composição vertical enfatiza as linhas verticais retirando estabilidade, mas reforçando a imponência.
EQUILÍBRIO= a combinação objeto/ponto de vista/enquadramento, divide a área da imagem em várias zonas de cores, tons, mais ou menos informação. A divisão principal é feita frequentemente pela linha do horizonte, ou por um poste, árvore, ou edifício (vertical). Se deslocamos a linha do horizonte numa paisagem damos sensações diferentes do mesmo assunto, assim quanto mais chão, maior a carga e o sentimento, quanto mais céu, mais leveza e espiritualidade.
LINHAS= Uma imagem fica sempre enriquecida quando conseguimos colocar linhas dentro do assunto a fotografar. Elas não tem forçosamente que completar o contorno total, já que o nosso cérebro se encarrega de o fazer, estabelecendo as ligações necessárias.
ENQUADRAMENTO DO MOVIMENTO= a percepção de objetos em movimento pode ser alterada pela escolha do enquadramento. Assim, se a ação cruza o quadro e o assunto principal for representado num lado e virado para o centro, a sugestão é de início do movimento, mas se for representado virado para o exterior, com bastante espaço atrás, então a sensação é de que terá percorrido a distância, estando no final da ação.
Momento decisivo= Henri Cartier Bresson, para muitos um dos mestres da fotografia fez desta questão um dos elementos vitais das suas composições. No caso da fotorreportagem, está é sem dúvida uma questão essencial, sobretudo porque é frequente não haver muito tempo para pensar a imagem.