120 likes | 363 Views
LOGÍSTICA INTEGRADA PERGUNTAS. GRUPO 19X. 1) Segundo Ching , a logística deve ficar em uma área definida? Por quê? 2) Qual o papel da Logística sobre o valor final repasado para cliente?
E N D
LOGÍSTICA INTEGRADA PERGUNTAS GRUPO 19X
1) Segundo Ching, a logística deve ficar em uma área definida? Por quê? • 2) Qual o papel da Logística sobre o valor final repasado para cliente? • 3)Quais os tipos de mudança, citadas pelo autor, que ocorrem no Macroambiente empresarial e qual deles mais se assemelha à realidade econômica mundial de 2011, exigindo assim uma maior atenção do responsável logístico?
4)Quais os conceitos e processos englobados pelo gerenciamento logístico? • 5)Segundo o autor, qual a relação entre as atividades primárias e secundárias? • 6)Como se dão as fases das atividades logísticas nas empresas baseadas no grau de inter-relação entre os agentes da cadeia logística?
RESPOSTAS GRUPO 19X
1) A logística deve ser integrada e isso não significa colocá-la dentro de uma área específica. A logística deve ser uma área independente para que sejam evitadas as manipulações. A independência permite atendimento ao cliente por meio de sincronia entre as estratégias das diversas áreas de uma empresa.
2) Num contexto estratégico, o papel da logística écontribuir para que a empresa consiga maximizar o valor entregue ao cliente e o valor agregado por ela própria, e ao mesmo tempo garantir que esse valor seja competitivo e satisfatório para o cliente. O valor agregado pela empresa pode ser medido pela diferença entre a receita total e a despesa total incorrida para obtê-la, incluindo os custos deoportunidade. De forma geral, as medidas de desempenho logístico podem ser divididas em duas categorias: nível de serviço e custos logísticos.
3) A primeira mudança, citada como laminar, tem ritmo controlado em função de demandas crescentes e sustentadas, de custos controlados e previsões confiáveis de diferentes cenários econômicos, focando assim a quantidade e a produtividade do produto. Já a segunda, referida como turbulenta, está relacionada com incertezas de cenários, previsões pouco confiáveis e altos custos. Frente a incertezas nacionais e internacionais, esta é a que mais se assemelha ao atual momento, visto que para uma empresa sobreviver em um dado ambiente, precisa oferecer resultados compatíveis com as necessidades e expectativas dos clientes.
4) O gerenciamento logístico envolve os conceitos de fluxo de compras de matérias-primas, operações de produção e transformação do produto, controle de materiais e processos, bem como dos produtos acabados. Além disso, está diretamente relacionado com o gerenciamento de transporte e distribuição de produtos destinados a vendas, desde depósitos intermediários até a chegada dos produtos aos consumidores finais.
5) Segundo Ching, é através da gestão apropriada de atividades primárias e secundárias que a logística empresarial vai atingir uma de suas finalidades, proporcionar ao cliente final produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades. É por meio da coordenação das atividades envolvidas no fluxo de produtos e serviços que a empresa obtém ganhos expressivos, como diminuição do tempo médio de entrega, aumento de produtividade e controle do estoque frente à sazonalidade.
6) Inicialmente, a empresa trata os problemas logísticos somente na óptica interna, seguindo rumo à integração empresa-cliente. A partir de então, nota-se uma progressão ao tratamento integrado empresa-fornecedor, atingindo assim a logística integrada, tendência buscada como forma mais rentável e racional de distribuição de produtos nos aspectos internos e externos.