380 likes | 545 Views
50 anos de emancipação de Carapicuíba. Projeto Interdisciplinar – Comunicação Visual I - 2014. História.
E N D
50 anos de emancipação de Carapicuíba Projeto Interdisciplinar – Comunicação Visual I - 2014
História Do tupi-guarani cara + iba, cará ou acará, peixe comprido que não pode ser consumido por ser venenoso, o município de Carapicuíba nasceu a partir da aldeia indígena de mesmo nome fundada em aproximadamente 1580 pelo padre José de Anchieta. A aldeia foi a única das doze fundadas na mesma época que resistiu à interferência do homem e por muito tempo foi um importante cento folclórico e único exemplo restante de aldeia de jesuítas. Parte do trajeto para o interior, Carapicuíba chamou a atenção dos bandeirantes, que se valeram do trabalho escravo indígena e começaram a explorar o potencial da terra para produção agrícola. Contudo, mesmo com a exploração e a criação de comércios, o local apresentou um desenvolvimento efetivo somente após a criação da estrada de ferro Sorocabana, que ligava a capital do estado ao interior. Pouco depois, foi construído um abatedouro na região e, deste modo, tanto os funcionários da construção como do abatedouro fixaram residência na região, iniciando o crescimento no local. Devido a boa qualidade da terra, 60 famílias japonesas se juntaram à exploração, contribuindo para o pioneirismo agrícola da região e impulsionando ainda mais seu crescimento.
Área em que hoje é localizado o centro de Carapicuíba, por volta de 1940.
A bandeira e o brasão A bandeira é semelhante à do Brasil, feita segundo a tradição portuguesa, cujas cores, verde e amarelo, representam a primavera e o ouro. Representam também os campos, a riqueza agrícola e a riqueza mineral e raios do verão. A cruz faz referencia aos descobridores que trouxeram a religião e o losango é símbolo da maternidade. No âmbito político, o brasão representa o Governo Municipal, o losango que contém o brasão representa a própria cidade, com riqueza e habitantes, as faixas que partem do losango representam a irradiação do poder municipal e suas cores simbolizam a dedicação, o amor pátrio e a coragem. O verde representa novamente os campos, mas também simboliza a honra, cortesia, civilidade, abundancia e esperança.
População A população de Carapicuíba estimada em 2013 era de 387.788 habitantes, sendo aproximadamente 50% brancos, 8% negros, 40% pardos, 0,70% amarelos e apenas 0,1% indígenas. A religião predominante é o catolicismo, 53%, seguida pelo protestantismo, 30º%. Quase 10% da população não tem religião e os grupos espíritas, testemunhas de Jeová, ateus, umbandistas e budistas não representam nem 1% cada na população. Educação Carapicuíba conta com aproximadamente 58 escolas estaduais, 10 creches, a Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, a Faculdade Nossa Cidade, duas ETECS e uma FATEC. Um estudo de 2010 do IBGE apontou como analfabetos 4,52% da população. Uma pesquisa realizada através do Prova Brasil em 2011 constatou que apenas 2% das escolas participantes possui biblioteca e 71% possui rede de esgoto, porém 76% possui sala de leitura, 95% possui internet, 88% possui laboratório de informática e 100% possui energia elétrica.
Escola Estadual Prof. Maria Marques de Noronha Faculdade Nossa Cidade
Trabalho Por muito tempo Carapicuíba foi considerada uma cidade dormitório, contudo, com a grande expansão e o crescimento industrial e comercial, inúmeras oportunidades de trabalho surgiram, sobretudo na área de comércio e construção civil, além das fábricas de médio porte. Carapicuíba conta com o PAT, Posto de Atendimento ao Trabalhador, que disponibiliza semanalmente vagas disponíveis na cidade, através do site da Prefeitura, para diversas funções e níveis de conhecimento.
Lazer Carapicuíba possui uma variedade de parques e praças ao longo de seu território, como o Parque dos Paturis, Parque do Planalto, Praça das Árvores, Praça das Bandeiras, Parque da Lagoa, Parque Gabriel Chucree Parque Aldeia de Carapicuíba (que conta com uma pequena praça-centro histórico de 1580, uma biblioteca pública, uma igrejinha da época da colonização e uma exposição permanente sobre o povo indígena da região). Possui também o Teatro Municipal Jorge Amado, o ginásio de esportes Ayrton Senna que oferece diversas modalidades de esportes gratuitamente, e a Escola Municipal de música Tim Maia.
À cima, à esquerda, o Teatro Municipal Jorge Amado. À direta, o ginásio Ayrton Senna. Ao lado, a Escola Municipal de Música Tim Maia.
Festa de Santa Cruz, que acontece há mais de 300 anos, é organizada pela Prefeitura de Carapicuíba e apresenta a dança “trança fitas”, Sarau Caipira, a dança de Santa Cruz, entre outras atrações. A festa é uma fusão das tradições católicas do tempo dos jesuítas e indígenas, em forma de quermesse, shows, bingos e leilões beneficentes.
Futuro Carapicuíba está em expansão e atualmente tem obras e projetos como o novo terminal rodoviário, novos conjuntos habitacionais, a construção do Plaza Shopping Carapicuíba e também da escola SESI, que contribuirão de modo efetivo no aumento de empregos diretos e indiretos, na melhoria da educação e do lazer, bem como da mobilidade e do acesso na cidade.
Referencias bibliográficas • http://pt.wikipedia.org/wiki/Carapicu%C3%ADba#Educa.C3.A7.C3.A3o • http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_13/Reg13_Carapicuiba.htm • http://esmeraldabecker.blogspot.com.br/2009/03/emancipacao-de-carapicuiba-44-anos.html • http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1730344 • Ana Michelon • Bruna Gabriela da Cunha Santana • Carlos Gabriel • Isabel Andreza