1 / 14

Mestranda: Daiana Moraes Seckler

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA. O ensino de função polinomial do 1º grau na oitava série do Ensino Fundamental : um trabalho com situações do cotidiano. Mestranda: Daiana Moraes Seckler. Orientadora: Profª Helena Noronha Cury.

gerodi
Download Presentation

Mestranda: Daiana Moraes Seckler

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA O ensino de função polinomial do 1º grau na oitava série do Ensino Fundamental: um trabalho com situações do cotidiano Mestranda: Daiana Moraes Seckler Orientadora: Profª Helena Noronha Cury Santa Maria, dezembro de 2010. Link para dissertação: http://sites.unifra.br/Portals/13/Disserta%C3%A7%C3%B5es/2010/Dissertacao-Daiana-Moraes-Seckler-2.pdf

  2. O interesse pelo trabalho teve origem: Na busca de informações ligadas às atividades agrícolas que permeiam o cotidiano de um grupo de alunos de 8ª série do ensino Fundamental;Na possibilidade de conexão do cotidiano de estudantes cujos pais se dedicam à agricultura com conteúdos que fazem parte do programa de Matemática da 8ª série.

  3. Objetivo Geral: Analisar as possibilidades de trabalhar o conceito de função com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental, a partir da resolução de problemas relacionados ao cultivo de produtos agrícolas. Objetivos Específicos: a) Fazer um levantamento das diferentes atividades realizadas nas propriedades rurais das famílias dos alunos, para verificar as possibilidades de exploração dos assuntos no ensino de funções. b) Realizar atividades de resolução de problemas a partir dos dados coletados pelos alunos nas propriedades. c) Analisar as soluções desenvolvidas pelos alunos e sua construção do conceito de função, para propor uma seqüência didática a ser reaplicada em outras turmas ou comunidades.

  4. A fundamentação teórica para o trabalho foi buscada em autores da Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2008; ARAÙJO, 2007) e da Resolução de Problemas (ALLEVATO; ONUCHIC, 2006, 2009; POLYA, 1978). Também foram estudados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (estudados os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e utilizados textos sobre as culturas investigadas pelos alunos.

  5. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, sendo uma investigação naturalística ou de campo. Os trabalhos foram desenvolvidos com 22 alunos de uma turma de 8ª série de uma escola estadual localizada no município de Candelária, RS. Para coletar os dados da pesquisa, foram empregados questionários, aplicados aos alunos.

  6. a) Aplicação de dois questionários aos alunos, um inicial, para saber dados sobre a produção agrícola da família, e outro de acordo com a cultura que prevalece na propriedade de cada estudante, para coletar informações sobre os produtos cultivados; b) palestra ministrada por um técnico da EMATER do município em questão, referente às culturas produzidas pelo grupo familiar dos alunos, com apresentação de quadro-síntese; c) realização de atividades de sala de aula, para resolver problemas sobre funções a partir dos dados coletados e das informações do técnico.

  7. Pelas respostas dos alunos ao primeiro instrumento, notou-se que a grande maioria das famílias tem alguma produção, ainda que seja apenas para sustento familiar. Assim, o tema “culturas agrícolas” é do cotidiano dos alunos. Foi feita a contagem do número de estudantes envolvidos com a cultura de cada um dos produtos citados e constatou-se que os principais produtos são o fumo, o milho e o feijão. Assim, estes foram os produtos escolhidos para trabalhar nesta pesquisa.

  8. 1 2 3 4 5 Primeira Aula Segunda Aula Terceira Aula Quarta Aula Quinta Aula Com base nesse levantamento feito pelos alunos, referentes aos produtos cultivados em suas propriedades, bem como das informações fornecidas pelo técnico da EMATER, foram elaboradas atividades para quatro encontros de cinco horas-aula cada um, em que problemas sobre funções e gráficos foram criados para serem propostos aos alunos.

  9. Tema: Levantamento de dados Objetivos:Levantar dados sobre as culturas produzidas pelo grupo de alunos. Total de horas-aula:2 horas-aula, acrescidas do tempo de coleta dos dados em casa. Metodologia de trabalho:Entrega de um questionário a ser respondido e explicações de como os dados devem ser coletados. Instrumento utilizado:Questionário Para o professor:recolher os dados trazidos pelos alunos e verificar se todas as questões foram respondidas conforme as orientações. Tabular os dados obtidos a fim de determinar os principais produtos cultivados pelas famílias do grupo de alunos envolvidos. 1 Primeira Aula Retornar às atividades

  10. 2 Segunda Aula Tema: Estudando as culturas produzidas. Objetivos: - verificar as características dos produtos cultivados e plantio; - analisar os cuidados necessários com o meio ambiente, tomados pelos alunos e suas famílias. Total de horas-aula: 4 horas-aula, acrescidas do tempo gasto em casa na pesquisa de campo realizada com os pais. Metodologia de trabalho: Conversa informal sobre os principais produtos cultivados pelas famílias. Instrumento utilizado: Questionário específico para cada cultura Material produzido: Texto elaborado pelos alunos sobre os assuntos trabalhados anteriormente. Para o professor: Orientar os alunos na pesquisa sobre as técnicas utilizadas no plantio, armazenamento e comercialização dos produtos (os dados podem ser coletados com as famílias, na EMATER, em livros ou na Internet).  Retornar às atividades

  11. 3 Terceira Aula Tema: Aplicando o conhecimento Objetivo: Utilizar os dados pesquisados pelos alunos na resolução de problemas que envolvam o cotidiano do grupo, bem como as culturas produzidas por cada família. Total de horas-aula:10 horas-aula. Metodologia de trabalho: Entregar os Problemas propostospara cada grupo de alunos, separados em duplas ou trios, conforme a cultura predominante na propriedade rural de sua família. Instrumento utilizado: Aplicação de atividades que envolvam os dados levantados pelos alunos sobre os produtos cultivados. Para o professor: Orientação aos alunos, nas resoluções das atividades, leitura em conjunto, observação detalhada das soluções que vão sendo elaboradas, para detectar possíveis problemas, incentivo aos grupos, com questionamento sobre as dificuldades, desafios, estímulo ao debate. Retornar às atividades

  12. 4 Quarta Aula • Tema:Materializando o conhecimento • Objetivos: • Verificar os conhecimentos adquiridos pelo grupo de alunos; • Analisar as respostas dos outros grupos envolvidos; • Socializar o conhecimento com os demais colegas, agora envolvendo todas as culturas trabalhadas pelos grupos. • Total de horas-aula:10 horas aulas. • Metodologia de trabalho: Registrar as respostas de cada grupo no quadro verde para posterior análise. • Instrumento utilizado:Problemas que envolvem o cotidiano dos alunos. • Para o professor: • Registro, no quadro verde, das respostas; realização de um debate com todo o grupo; formalização dos conteúdos, a partir da discussão. Retornar às atividades

  13. 5 Quinta Aula • Tema:Estendendo o conhecimento • Objetivos: • Aplicar os conhecimentos construídos em outras atividades semelhantes; • Desenvolver novas habilidades na resolução de problemas. • Total de horas-aula:3 horas-aula. • Metodologia de trabalho: Entrega de novas atividades semelhantes as já estudadas. • Instrumento utilizado:Problemas contextualizados • Para o professor: • Solicitar a resolução pelos grupos e correção das respostas, novamente em grande grupo, com discussão e retomada da formalização, a partir dos resultados apresentados. Retornar às atividades

  14. ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino-aprendizagem-avaliação em matemática através da resolução de problemas: uma nova possibilidade para o trabalho em sala de aula. In: REUNIÃO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO CONE SUL, 7., 2006, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: SBEM, 2006. 1 CD-ROM. ARAÚJO, J. de L. (Org.). Educação Matemática Crítica: reflexões e diálogos. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília, 1998. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978. SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2008.

More Related