E N D
LIBERALISMO O liberalismo é um modo de entender a natureza humana e uma proposta destinada a possibilitar que todos alcancem o mais alto nível de prosperidade de acordo com seu potencial (em razão de seus valores, atividades e conhecimentos), com o maior grau de liberdade possível, em uma sociedade que reduza ao mínimo os inevitáveis conflitos sociais. Ao mesmo tempo, o liberalismo se apoia em dois aspectos vitais que dão forma a seu perfil: a tolerância e a confiança na força da razão.
Em que ideias se baseia o liberalismo? • ESTADO: o Estado foi criado para servir ao indivíduo, e não o contrário. • Responsabilidade Individual: Não pode haver liberdade sem responsabilidade. Os indivíduos são (ou deveriam ser) responsáveis por seus atos, tendo o dever de considerar as conseqüências de suas decisões e os direitos dos demais indivíduos.
Estado de Direito: Justamente para regular os direitos e deveres do indivíduo em relação a terceiros, os liberais acreditam no Estado de direito. Isto é, crêem em uma sociedade governada por leis neutras, que não favoreçam pessoas, partido ou grupo algum, e que evitem de modo enérgico os privilégios.
Será que o Liberalismo é uma Ideologia? • Não. Os liberais têm certas ideias – ratificadas pela experiência – sobre como e por que alguns povos alcançam maior grau de eficiência e desenvolvimento, ou a melhor harmonia social, mas a essência desse modo de encarar a política e a economia repousa no fato de não planejar de antemão a trajetória da sociedade, mas em liberar as forças criativas dos grupos e dos indivíduos para que estes decidam espontaneamente o curso da história. Os liberais não têm um plano que determine o destino da sociedade, e até lhes parece perigoso que outros tenham tais planos e se arroguem o direito de decidir o caminho que todos devemos seguir.
Papel do Estado em uma linha de Pensamento Liberal: • Essencialmente, a principal função do Estado deve ser a de manter a ordem e garantir que as leis sejam cumpridas. A igualdade que os liberais almejam não é a utopia de que todos obtenham os mesmos resultados, e sim a de que todos tenham as mesmas possibilidades de lutar para conseguir os melhores resultados. Nesse sentido, uma boa educação e uma boa saúde devem ser os pontos de partida para uma vida melhor.
O significado da Estátua da Liberdade A Estátua da Liberdade foi um presente da França para os Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra e assim conseguiram a independência, sendo um monumento que se localiza na entrada do porto de Nova Iorque numa pequena ilha. Desde outubro, dia 28 de 1886 e que é reconhecida em todo o mundo sendo o símbolo dos Estados Unidos.
Foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi que usou sua mãe como modelo que chegou de navio sendo montada aonde se encontra até hoje, tanto a estátua quanto o fogo da tocha que está sempre acesso e representa a liberdade do povo, em 2007 foi eleita uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
Curiosidade: • É considerada também Patrimônio Mundial da Unesco sendo um dos pontos turísticos dos Estados Unidos, é a estátua mais pesada do mundo possuindo 46,5 metros de altura e pesando aproximadamente 160 toneladas, tendo 167 degraus de entrada até o topo do pedestal depois são mais 168 degraus até a cabeça e por fim outros 54 degraus que levam a tocha, no pedestal está escrito a seguinte frase: • “Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha.” Possui 25 janelas na coroa que simboliza as pedras preciosas encontradas a terra e os raios celestes brilhando sobre o mundo, os sete raios da coroa simboliza os sete mares e os continentes.
FIM Profº Marco Antonio Nuvolari