1 / 8

Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação. Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07. Dados do Artigo. Número: 319 Título: Improved Transmission Line Protection During Cascading Events

hector
Download Presentation

Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cigré/BrasilCE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07

  2. Dados do Artigo • Número: 319 • Título: Improved Transmission Line Protection During Cascading Events • Autoria: M. Kezunovic, C. Pang (Texas A&M University) • País: USA

  3. Objetivo Apresentar um novo esquema de proteção de linhas de transmissão para aplicação durante eventos em cascata, fazendo uso de informações sistêmicas e locais para avaliar automaticamente (“on-line”) possíveis atuações de relés de proteção de linhas de transmissão.

  4. Destaques • A Análise de Segurança da Rede com base nos Índices de Vulnerabilidade e Margem, a Análise Topológica da Rede e o método da Aproximação do Caminho Paralelo Equivalente, permitem “prever” prováveis linhas em sobrecarga. • Impedâncias aparentes são calculadas e comparadas com ajustes de relés de distância. Quanto menor a margem, maior a probabilidade de um determinado relé operar em condições de sobrecarga. • A probabilidade de operação de um relé devido a sobrecarga combinada com a análise de segurança (LTs vulneráveis) permite a previsão de possíveis atuações indevidas. • Ações adequadas podem ser tomadas pelos operadores de sistema para prevenir desligamentos em cascata.

  5. Dúvidas • Cálculo dos Índices de Vulnerabilidade (Vulnerability Index–VI) e Índice de Margem (Margin Index–MI) • Método da Aproximação do Caminho Paralelo Equivalente (Equivalent Parallel Path Approximation–EPPA) • “Ações adequadas podem ser tomadas pelos Operadores de Sistema para prevenir desligamentos em cascata” • Se as ferramentas de análise são acionadas apenas após a contingência de uma linha ou roda de forma contínua.

  6. Conclusões • O artigo apresenta um novo esquema de proteção aplicado a LTs durante eventos em cascata, baseado em interações entre ferramentas de monitoração sistêmica e local. • Os meios para análise “on-line” das performances de relés de proteção são discutidos. • As ferramentas de análise da segurança estática do SEP, baseadas nos Índices de Vulnerabilidade e Margem, identificam as LTs e condições vulneráveis. • O método da Aproximação do Caminho Paralelo Equivalente, baseado na técnica de processamento topológico, identifica possíveis LTs em sobrecarga. • Com as informações de vulnerabilidade e segurança, ferramentas de monitoração local são ativadas para avaliar as performances de relés e enviar os resultados para o Sistema de Análise Central. • Ações corretivas para minimizar atuações indesejáveis ou incorretas de relés serão tomadas, caso necessário.

  7. Respostas às questões do REP • Número da questão: 19 • Questão: Considering power security analysis to System Protection Schemes, are there any practical experiences, especially with automatic commands for grid re-configuration to prevent further cascading outages, which may be reported?

  8. Respostas às questões do REP Resposta: Encontra-se em desenvolvimento na CHESF, uma interface entre o SCADA (SAGE1) e o CAPE2, que possui em seu banco de dados, modelos matemáticos acurados de todos os relés de proteção utilizados no sistema CHESF. Trata-se de uma rotina para extrair do SCADA em intervalos de tempo pré-determinados (a cada 5 minutos), as grandezas que afetam os relés de proteção, tais como tensões nos barramentos e fluxos nas linhas de transmissão e transformadores. Essas informações alimentarão diretamente o CAPE, simulando-se o Sistema de Proteção com dados reais, tendo em vista que as informações provenientes do SCADA retratam o comportamento do Sistema Elétrico naquele instante. Uma vez avaliado o Sistema de Proteção, quaisquer violações das condições pré-estabelecidas para os limites de proteção, por. ex., margem de segurança entre a impedância de carga e ajustes de 2a/3a zonas, serão apontadas automaticamente para a Operação do Sistema e Setor de Proteção. Pretende-se ainda agregar ao sistema de análise uma série de casos de contingências obtidas dos módulos Estimador de Estado e Análise de Contingências do SAGE/EMS. 1 - Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica-CEPEL, Brasil 2 - Computer-Aided Protection Engineering System, Electrocon International Inc., USA

More Related