80 likes | 576 Views
Professor Marcelo Rocha Contin. FATOS SOCIAIS. Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo individuo e exercem sobre ele um poder coercitivo. FATOS SOCIAIS. CARACTERÍSTICAS:
E N D
Professor Marcelo Rocha Contin FATOS SOCIAIS
Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo individuo e exercem sobre ele um poder coercitivo. FATOS SOCIAIS
CARACTERÍSTICAS: GENERALIDADE; o fato social é comum a todos os membros do grupo. EXTERIORIDADE; o fato social é externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade. COERCITIVIDADE; os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido. FATOS SOCIAIS
OBJETIVIDADE CIENTIFICA: - Os fatos sociais devem ser tratados como coisas exteriores pelo investigador
Os FATOS SOCIAIS são de dois tipos: • a) Maneiras de agir: - mutáveis, como a “dinâmica social” de Comte: correntes de opinião ou ideologias, movimentos sociais, casamentos, suicídios, crimes, etc.
Os FATOS SOCIAIS são de dois tipos: • b)Maneiras de ser: - cristalizadas/pouco mutáveis, como a “estática social” de Comte): regras morais, dogmas religiosos, linguagem/escrita, regras jurídicas, sistemas financeiros/moedas, habitação, vestuário, etc.