110 likes | 195 Views
Beneth Gomes Físico. Interação da Radição com a Matéria. “Bremsstrahlung” - Radiação de Freamento.
E N D
Beneth Gomes Físico Interação da Radição com a Matéria.
“Bremsstrahlung” - Radiação de Freamento • Quando partículas carregadas, principalmente elétrons, interagem com o campo elétrico de núcleos de número atômico elevado ou com a eletrosfera, elas reduzem a energia cinética, mudam de direção e emitem a diferença de energia sob a forma de ondas eletromagnéticas, denominadas de raios X de freamento ou “bremsstrahlung”.
“Bremsstrahlung” – Espectro Filtrado Na produção de raios X são produzidos também raios X característicos referentes ao material com o qual a radiação está interagindo. Esses raios X característicos somam-se ao espectro de raios X de freamento e aparecem com picos destacados nesse espectro
Efeito Fotoelétrico O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência total da energia da radiação X ou gama (fóton que desaparece) a um único elétron orbital, que é expelido com uma energia cinética Ec bem definida, Ec = h - Be onde h é a constante de Plank, é afreqüência da radiação e Be é a energia de ligação do elétron orbital. O efeito fotoelétrico é predominante para as baixas energias e para elementos químicos de elevado número atômico Z.
Efeito Fotoelétrico • O elétron eliminado do átomo, conhecido como fotoelétron, escapa com energia cinética igual a diferença de energia do fóton incidente e a energia de ligação do elétron “atingido”.
O efeito Compton • No efeito Compton, o fóton é espalhado por um elétron de baixa energia de ligação, que recebe somente parte de sua energia, continuando sua sobrevivência dentro do material em outra direção.
Percentual de Interação • Percentagem de interação por efeito fotoelétrico e Compton e a percentagem de transmissão em um tecido mole de 10 cm de espessura.
Formação de Pares • Este efeito ocorre quando fótons de energia superior a 1,022 MeV passam perto de núcleos de número atômico elevado, interagindo com o forte campo elétrico nuclear. • Nesta interação, a radiação desaparece e dá origem a um par elétron-pósitron (2 mc2=1,022 MeV), por meio da reação: • As duas partículas transferem a sua energia cinética para o meio material, sendo que o pósitron volta a se combinar com um elétron do meio e dá origem a 2 fótons, cada um com energia de 511 keV.
benethgomes@yahoo.com Fim! Obrigado! Perguntas?