130 likes | 232 Views
Acadêmicos: Ingrid Antunes Patricia Brazeiro Pedro Pohlmann. A vitivinicultura em dom pedrito. 1.1 HISTÓRICO
E N D
Acadêmicos: Ingrid Antunes PatriciaBrazeiro Pedro Pohlmann A vitivinicultura em dom pedrito
1.1 HISTÓRICO • Dom Pedrito o quarto maior município gaúcho, com seus limites se extendendo até Rosário do Sul, São Gabriel, Lavras do Sul, Bagé, Santana do Livramento e, ao sul, ao Uruguai. Localizado no sudoeste gaúcho, mais especificamente Campanha Meridional, tem como base de sua economia a agropecuária - principalmente o arroz, que segundo o Sindicato Rural, no muncipio apresenta indices de produtividade que figuram entre os maiores do País. Além do arroz, a cultura da soja tem crescido significativamente, tendo sido plantados 70.000 hectares na safra 2012-2013,e nos últimos anos a fruticultura.
1.2 VITICULTURA NA REGIÃO • A região da Campanha situa-se no paralelo 31, • assim como os grandes produtores de vinho do hemisfério sul Austrália, Chile, Argentina e África do Sul possuem características que, de forma geral, se encaixam no que consideramos ideais para a • produção de vinhos finos de qualidade. No pampa ocorre o mesmo. A região mostra-se ideal para a produção de plantas frutíferas, principalmente uvas destinadas a produção de vinhos finos e espumantes (MARTINS & SAMPAIO). Todas características influenciaram a escolha da região como novo terroir da vinícola californiana Almadén, hoje propriedade da Miolo Wine Group.
Dom Pedrito evidentemente encontra-se em uma região com potencial para atingir mais do que os parâmetros mínimos desejáveis. Além disso, o município é detentor de outras peculiaridades que enriquecem os vinhos de uvas dele provenientes. • A viticultura com fins comerciais teve início na década de 1990, iniciativa tomada pelos irmãos Camponogara. Segundo Werka et al (2013) a oferta de uma linha de financiamento destinada ao cultivo de videiras foi ofertada pelo BNDES, o que impulsionou outros produtores a apostarem neste cultivo. 1.3 VITICULTURA EM DOM PEDRITO
4 RECONHECIMENTO • Vinhos finos produzidos em Dom Pedrito possuem reconhecimento nacional e internacional.O melhor vinho tinto brasileiro de 2013 é, segundo a EXPOVINIS, um Tannat pedritense. Outras premiações acumuladas por vinhos pedritenses são: Medalhas de ouro e prata no Concurso Mundial de Bruxelas Brasil, medalha de prata no 6º Concurso Internacional Vinhos do Brasil 2012, medalha de ouro no Concurso Internacional “Emozioni Dal Mondo” na Italia, medalha de ouro no Concurso Internacional “La Mujer Elige” e medalha de bronze no Decanter Wine Awards.
1.5 SUSTENTABILIDADE • Comparado com outros biomas do país, o pampa tem as mudanças no uso das suas terras mal documentadas (campos sulinos). Apesar disto, a adoção de técnicas de manejo sustentável é uma preocupação e compromisso adotado pela maioria dos produtores. Um exemplo é a substituição, nos parreirais de duas das maiores vinícolas, de TPC, ou thermal pest control, equipamento que substitui o uso de agrotóxicos por ar quente na prevenção a danos fúngicos.
No presente momento há no municipio mais de 100ha de área cultivada, com cultivares como Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Chardonnay, Sauvingon Blanc, Pinot Grigio e Gewürztraminer.