1 / 8

Design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para auxílio ao Diagnóstico da Tuberculose

Design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para auxílio ao Diagnóstico da Tuberculose. Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF. INTRODUÇÃO.

jeslyn
Download Presentation

Design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para auxílio ao Diagnóstico da Tuberculose

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para auxílio ao Diagnóstico da Tuberculose Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF

  2. INTRODUÇÃO A proposta de pesquisa visa desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). A pesquisa será aplicada na área da Educação Médica, especificamente no apoio ao diagnóstico da Tuberculose (TB).

  3. OBJETIVOS Propor e implementar um ambiente virtual de aprendizagem à distância para a formação profissional em saúde, bem como analisar as correntes pedagógicas utilizadas nos AVAs através da implementação de uma base de conhecimentos, coletados com especialistas em TB.

  4. JUSTIFICATIVA A partir de uma ampla revisão bibliográfica verificou-se a necessidade de ambientes informatizados para apoio ao profissional da área médica, é de fundamental importância que o profissional da saúde disponha de ambientes focados na aprendizagem e atualização profissional, considerando que as constantes mudanças causadas pelos avanços tecnológicos estão transformando o processo tradicional de ensino.

  5. MATERIAIS E MÉTODOS MATERIAIS E MÉTODOS No desenvolvimento da pesquisa está sendo utilizada a linguagem PHP e o banco de dados MySql. A pesquisa está em desenvolvimento no Centro de Informática para Pesquisa Epidemiológica – CIPE/UPF/HC. O AVA identifica o potencial de um ambiente educativo na área da TB, integrando usuários da Secretaria da Saúde do Município de Passo Fundo.

  6. RESULTADOS Segundo Coura (2005, p. 328), a TB é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo bacilo M. Tuberculosis também denominado de bacilo de Kock e que se caracteriza pelo comprometimento da imunidade mediada por células. Em termos mundiais, ela é, das doenças com agente específico, a que causa o maior número de mortes, cerca de três milhões por ano, 99% das quais em regiões subdesenvolvidas (Tavares et al., 2005).

  7. CONCLUSÕES É importante divulgar e analisar informações utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, para que desta forma, a adesão ao tratamento da TB seja o mais completo e acessível à todos os pacientes e familiares envolvidos. Após as etapas de avaliação e testes, o ambiente virtual será utilizado no ensino, integrando profissionais da área da saúde.

  8. REFERÊNCIAS COURA, José Rodrigues. Dinâmica das doenças infecciosas e parasitárias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. MOREIRA, Marco A.. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PEROTTO, Marcelo. Estudo de uma metodologia orientada a agentes: um protótipo para um ambiente virtual. 2002. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. RICH, Elaine; KNIGHT, Kevin. Inteligência artificial.2.ed. São Paulo: Makron Books, 1993. VICCARI, Rosa Maria. Sistemas Tutores Inteligentes: abordagem tradicional x abordagem de agentes. In: Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial, 13, 1996, Curitiba. Tutorial apresentado... Curitiba, 1996.

More Related