140 likes | 255 Views
Parâmetros de Vibração. k. m. t. X 0. Mesmo dado em Velocidade e em Aceleração. Espectro de Velocidade. Espectro de Aceleração.
E N D
Parâmetros de Vibração k m t X0
Mesmo dado em Velocidade e em Aceleração Espectro de Velocidade Espectro de Aceleração
O melhor método de coleta de dados é o que minimize a probabilidade de falha do equipamento, as considerações práticas apelam para o bom senso dos componentes físicos sendo medidos, e a compreensão da maneira como a máquina pode potencialmente falhar para se detectar uma alteração de máquina com antecipação (tempo limite) suficiente para se adotar a medida corretiva apropriada. Apresentamos aqui uma breve discussão das considerações mais comuns.
Deslocamento é a medida linear física real entre um ponto de referência (superfície da caixa) e a posição física real do eixo. Por esta razão, é usado um dispositivo de proximidade para se medir a mudança real do deslocamento, com o ponto de referência sendo o ponto físico real da superfície do instrumento de medição, e o eixo oferecendo a superfície variável de medição. O sensor típico para medição do deslocamento é um sensor de proximidade tipo eddy current permanentemente instalado.
As medições de deslocamento são válidas como valores lineares reais SOMENTE quando tomadas a partir de um sensor de proximidade tipo eddy current instalado. Como a velocidade e a aceleração são medições feitas nas caixas dos mancais, são introduzidas variáveis pela impedância mecânica dos vários componentes e fluidos dos sistemas mecânicos, isto invariavelmente resulta em coeficientes de erro que não são considerados, e são, portanto, inaceitáveis para integração de valores relativos de deslocamento.
Velocidade é a primeira derivada do deslocamento, com a introdução do vetor velocidade. Encontram-se disponíveis numerosas referências ilustrando as relações matemáticas de deslocamento, velocidade e aceleração. Este documento ilustra apenas a aplicação conceitual. Como a integração da aceleração para a velocidade depende da freqüência, observa-se uma interessante característica de apresentação.
Se mantivermos constante a aceleração e representarmos num gráfico a relação velocidade x amplitude, temos que para uma medição de velocidade na faixa de baixas freqüências, observamos um valor bastante grande, que diminui à medida que a freqüência aumenta. Desta forma, a velocidade é um indicador visual muito bom para apresentações de freqüências de ordem mais baixa, como desbalanceamento, desalinhamento e folga mecânica.
Aceleração é a segunda derivada do deslocamento, e é, pôr definição, a quantidade mensurável da taxa de mudança no sinal. A aceleração é a resultante de uma mudança na velocidade linear ou direção. Um objeto em repouso não está sob aceleração. Um objeto com velocidade linear constante sem mudança de direção tem aceleração nula. A aceleração é uma ferramenta bastante valiosa na análise de equipamento rotativo devido à característica de rotação de que o elemento está, por definição, constantemente mudando de direção.
A aceleração é uma quantidade que, com modernos acelerômetros, produz um resultado que é linear ao longo de um amplo intervalo de freqüências, e torna-se mais visual à medida que a freqüência aumenta.
Envelope de aceleração(gE,) constitui uma excelente e eficaz ferramenta para a análise de eventos de alta freqüência mais comumente associados com a condição do rolamento e engrenamento. Em geral, é aplicado um dos quatro filtros de banda larga para se examinar o espectro de aceleração de alta freqüência. A próxima etapa é processar o sinal resultante de tal maneira que as freqüências mais proeminentes no espectro apresentado são as freqüências moduladas de rolamento e /ou engrenamento.
Medições da Amplitude de Vibração e Unidades • Deslocamento (Distância) • Mils ou Microns • Velocidade ( Razão de mudança do deslocamento) • In./Seg. ou mm/Seg. • Aceleração (Razão de mudança da velocidade) • G’s - In./Seg.2ou Metro/Seg.2
Parâmetros de medição Deslocamento - Baixas freqüências Velocidade - Médias freqüências Aceleração - Altas freqüências
Diagnósticos Deslocamento: Medição do movimento relativo entre mancal e eixo (mancais de deslizamento). Velocidade: Folgas, desalinhamento, falta de rigidez, desbalanceamento, problemaselétricos, ressonância, etc. Aceleração: Falhas em rolamentos, engrenamentos, parafusos de compressores, etc.
Fórmulas de Conversão para as Diferentes Unidades de Amplitude de Vibração SISTEMA MÉTRICO Dm = (19 100*Vm)/F Dm = (1.7*109*A)/F2 Vm = DmF / 19 100 Vm = (93 580*A)/F A = Dm F2/(1.79*109) A = Vm F / 93 580 A = Aceleração (g Pk) V = Velocidade (mm/seg Pk) D = Deslocamento (micra PkPk) F = Freqüência (cpm)