120 likes | 331 Views
RG – Registro Geral. APRESENTADO POR: Bruna W. de Fendi Flávia A. Alburquerque Franciele C. Pires Marília M. Santos. HISTÓRIA DO RG – Registro Geral. O 1º RG foi introduzido no Brasil em: 05 de fevereiro de 1903.
E N D
RG – Registro Geral APRESENTADO POR: Bruna W. de Fendi Flávia A. Alburquerque Franciele C. Pires Marília M. Santos
HISTÓRIA DO RG – Registro Geral O 1º RG foi introduzido no Brasil em: 05 de fevereiro de 1903. Através do sistema de identificação Datiloscópica. Processo de identificação humana por meio das impressões digitais. Decreto nº 4764 Lei Federal 7947
A Identificação no Paraná Iniciou-se em 13 de abril de 1.905 com a criação do Gabinete Antropométrico, sistema de Bertillon. Foi criado para a identificação de delinqüentes.
Componentes do RG Bruno Francisco Pacheco • Armas da República e inscrição “República Federativa do Brasil” • Identificação do órgão expedidor; • Registro geral no órgão emitente, local e data da expedição; • Nome, filiação, local e data de nascimento do identificado • Fotografia, no formato 3 x 4 • Assinatura do dirigente do órgão expedidor • Assinatura e impressão digital do polegar direito do identificado
Características de Segurança Tarja em talho doce na cor verde; Fundo numismático; Perfuração mecânica; Numeração tipográfica sequencial no verso; Filigranas (marca d’água).
Documentos necessários Compareça em um dos Postos de Atendimento do Instituto de Identificação do Paraná: Original ou fotocópia autenticada, nítida e sem emendas ou rasuras: Da Certidão de Nascimento, no caso de ser solteiro (a) ou viver em união estável; Da Certidão de Casamento, no caso de ser casado (a) ou viúvo(a); Da Certidão de Casamento com averbação, no caso de ser desquitado (a), separado(a) ou divorciado(a); Duas (2) fotografias 3X4 iguais, recentes, sendo pelo menos uma em preto e branco, específicapara carteira de identidade. Comprovante do recolhimento da taxa de segurança. Original e fotocópia do CPF e/ou PIS/PASEP (opcional). Comprovante da residência atual (opcional).
Taxas: 1ª via: Não há taxa. 2ª via por motivo de roubo ou furto: Apresentando o Boletim de Ocorrência, não há taxa. 2ª via por perda, estravio, documento danificado etc: Valor entre R$20,00 à R$30,00.
Finalidade do RG O Brasil considera o RG (Registro Geral) um dos principais documentos de identificação. O documento é emitido pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos Estados e é válida em todo o território nacional. O RG obtém informações importantes para facilitar a identificação do cidadão.
Órgão Regulador e Competência: Instituto Nacional de Identificação; Com finalidade de planejar, dirigir, coordenar, executar e controlar as atividades relacionadas com a identificação criminal e de estrangeiros no país. Atualmente no Brasil, a Identificação Oficial (civil e criminal) é exercida pelos Órgãos de Identificação, vinculados às Secretarias de Segurança Pública, na sua maioria, no quadro da Polícia Civil.
Vantagens e Benefícios Osistema datiloscópico é o método mais prático e seguro de identificação humana; Utilizado, desde a sua descoberta até os dias atuais, na área civil e criminal; A identificação humana através das impressões digitais é a maneira pela qual se pode afirmar ou negar a identidade de uma pessoa.
Novo Modelo - Registro Único de Identidade Civil (RIC) A nova carteira de identidade dos brasileiros, deverá entrar em vigor a partir deste ano; O novo documento de identidade vai ter modelo e tamanho de um cartão de crédito; A maior novidade é o chip, que vai armazenar todas as informações da pessoa, tais como cor da pele, altura e peso, além de informações trabalhistas, previdenciárias, criminais e o que mais for necessário; A assinatura e a foto do portador serão digitais, impressas a laser, à prova de reagentes químicos.