440 likes | 644 Views
PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS 2011 - 2014. Diretoria de Planejamento, Informação e Captação de Recursos Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde. Submissão do Plano à aprovação na reunião do CMS Novembro de 2010. Elaboração do Plano de Saúde da SMS.
E N D
PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS 2011 - 2014 Diretoria de Planejamento, Informação e Captação de Recursos Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde Submissão do Plano à aprovação na reunião do CMS Novembro de 2010
Elaboração do Plano de Saúde da SMS Missão - Razão de Ser da SMS Diagnóstico (ECA) Visão - Onde queremos estar em 4 anos Valores – que nos nortearão até lá Objetivos e Diretrizes Indicadores Líderes Metas
Plano de Saúde de Saúde DIAGNÓSTICO Quem Participou – grupos de trabalhos – representantes dos trabalhadores do SUS (Mesa Permanente de Negociação do SUS), Diretores de Distritos, representantes do CMS, Coordenadores de Unidades (CS, Policlínicas e UPA) e diretores gerentes da SMS. Quando - 19 de outubro a 04 de novembro de 2010 Liderança (42) Pessoas (38) Processos (43) Resultados Relativos às Pessoas (05) Desempenho-chave (70) Planejamento e Estratégia (51) Resultado Orientado para o Cidadão (22,87) Parcerias e Recursos (52) Impacto na Sociedade (05)
Plano Municipal de Saúde Trabalhadores do SUS 90 Conselheiros Municipais 01 Conselheiros Locais 07 Parceiros 11 Gestores 69 DIAGNÓSTICO Quem Participou – grupos de trabalhos – representantes dos trabalhadores do SUS (Mesa Permanente de Negociação do SUS), Diretores de Distritos, representantes do CMS, Coordenadores de Unidades (CS, Policlínicas e UPA) e diretores gerentes da SMS. Quando - 19 de outubro a 04 de novembro de 2010 MISSÃO, VISÃO E VALORES Quem Participou – trabalhadores do SUS, conselheiros municipais e locais de saúde, parceiros e gestores. Quando – 06 de novembro de 2010 Número de Participantes -
Missão: Promover saúde para todos, com qualidade. Visão: Oportunizar o acesso de 100% da população a um sistema público de saúde com Gestão da Qualidade Total, ordenado pela ESF, até 2014.
Plano Municipal de Saúde Trabalhadores do SUS 47 Gestores 113 DIAGNÓSTICO Quem Participou – grupos de trabalhos – representantes dos trabalhadores do SUS (Mesa Permanente de Negociação do SUS), Diretores de Distritos, representantes do CMS, Coordenadores de Unidades (CS, Policlínicas e UPA) e diretores gerentes da SMS. Quando - 19 de outubro a 04 de novembro de 2010 MISSÃO, VISÃO E VALORES Quem Participou – trabalhadores do SUS, conselheiros municipais e locais de saúde, parceiros e gestores. Quando – 06 de novembro de 2010 Número de Participantes OBJETIVOS e DIRETRIZES Quem Participou – trabalhadores do SUS e gestores Quando – 11 de novembro de 2010 11 a 27 de novembro de 2010 INDICADORES - elaborados pelos técnicos da gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde LÍDERES – sugestão dos técnicos da gerência de Planos, Metas, discussão com o Secretário, Secretário Adjunto, Diretor de Planejamento e discussão dos líderes indicados. METAS – pactuada com os Líderes
Oportunizar o acesso de 100% da população a um sistema público de saúde com Gestão da Qualidade Total, ordenado pela ESF, até 2014. Cidadão/Usuário e Sociedade Crescimento e Desenvolvimento do Trabalhador do SUS Parcerias Recursos e Serviços BalancedScorecard para SMS Promover saúde para todos, com qualidade. Liderança
Perspectiva: Cidadão/Usuário e Sociedade Objetivo: Promover ações para que a população de Florianópolis viva mais e melhor. Líderes: Monich, Daniel e Mag INDICADOR INDICADOR Diretriz: A secretaria de saúde implementará ações de promoção e avaliação de tecnologia em saúde e organizará o acesso mediante critérios de risco, de acordo com as principais causas de morbimortalidade e com impacto no Anos Potenciais de Vida Perdidos, Anos Potenciais Vividos com Incapacidade e Condições Sensiveis à Atenção Primária. Nº de estudos sobre a carga de doença e os determinantes de saúde em Florianópolis realizados ou revistos anualmente. Nº de avaliações de custo-utilidade das tecnologias em saúde realizados ou revistos anualmente. Nº de planos de priorização e implementação das tecnologias em saúde anualmente. Percentual de tecnologias previstas no plano de priorização implantadas.
Perspectiva: Cidadão/Usuário e Sociedade Objetivo: Avaliar sistematicamente a satisfação do usuário/cidadão. Líderes: Missouri, Cleusa e Jorge INDICADOR INDICADOR Diretrizes: A Secretaria elaborará, implantará, avaliará e ajustará, de forma continuada, instrumentos de avaliação de acesso, qualidade do serviço, responsividade e impacto social, a partir de instrumentos já validados e de informações de ouvidorias. Nº de ciclos de PDCA cumpridos com instrumento consolidado. Nº de levantamentos de instrumentos de avaliação de acesso, qualidade de serviço, responsividade e impacto social já validados. Nº de planos consolidando os instrumentos levantados.
Perspectiva: Cidadão/Usuário e Sociedade Objetivo: Divulgar sistematicamente o perfil da saúde do cidadão/Usuário florianopolitano. Líderes: Anselmo e Caê INDICADOR INDICADOR A secretaria de saúde elaborará um diagnóstico de saúde que contemple as condições e determinantes de saúde, com divulgação periódica. Nº de planos de divulgação dos resultados do estudo de carga de doença e determinantes de saúde. Percentual de objetivos, previstas no plano de divulgação, cumpridos.
Perspectiva: Parcerias Objetivo: Promover a integração interinstitucional na execução de políticas de saúde. Líderes: Monich, Márcia e Jane I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS levantará e priorizará temas, de acordo com sua Visão, para a construção de políticas públicas de saúde em parceria com outras Secretarias/instituições. Nº de levantamentos de temas, de acordo com a Visão, para a construção de políticas públicas de saúde. Nº de levantamentos de possíveis parceiros para se abarcarem os temas levantados. Percentual de planos de atuação integrada construidos, sobre o total de parecerias levantadas. Nº de políticas públicas executadas entre as parcerias levantadas.
Perspectiva: Parcerias Objetivo: Fortalecer as parcerias existentes em ações de promoção de saúde. Líderes: Anselmo I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS identificará e estimulará as parcerias focadas na promoção de saúde. Nº de levantamentos e priorizações de áreas de promoção à saúde. Nº de levantamentos de possíveis parceiros para se abarcarem as áreas prioritárias. Percentual de planos de atuação integrada construidos entre as parcerias levantadas. Percentual de parcerias formalizadas entre as parcerias levantadas.
Perspectiva: Parcerias Objetivo: Estimular a participação social através dos conselhos locais de saúde. Líderes: Cilene e Darci I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS promoverá ações de fortalecimento do CMS e dos CLS existentes, além de estimular a formação de novos Conselhos Locais. Nº de levantamentos e priorizações de áreas de promoção à saúde. Nº de projetos para avaliação da quantidade de participantes em reuniões dos Conselhos Locais de Saúde. Nº de projetos para avaliar a satisfação dos conselheiros com sua participação nas reuniões dos Conselhos Locais de Saúde. Percentual de Centros de Saúde com planos de fortalecimento/criação dos Conselhos Locais de Saúde . Percentual de Centros de Saúde com planos de fortalecimento/criação dos Conselhos Locais de Saúde .
Perspectiva: Parcerias Objetivo: Avaliar sistematicamente as parcerias da SMS Líderes: Daniela, Karin e Cleusa I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: Criar, implantar, avaliar e ajustar continuamente uma metodologia de avaliação das parcerias e fomentar a auditoria na SMS submetendo-a ao controle social (CMS). Nº de levantamento e priorização de temas, de acordo com a Visão, para o estabelecimento de parcerias. Nº de planos de atuação integrada com as parcerias, construídos a partir dos temas prioritários, contendo avaliação em seu bojo.. Percentual de parcerias construídas a partir dos temas prioritários que foram submetidas ao ciclo PDCA, com base na avaliação do plano de atuação integrada, ao menos 1 vez no ano. Percentual de auditorias e visitas técnicas de auditoria apresentadas ao CMS, mensalmente.
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Oportunizar acessibilidade em 100% das unidades de saúde. Líderes: Evelyn, Daniel e Jorge I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A Secretaria elaborará, implantará, avaliará e ajustará, de forma continuada, no planejamento local de todas as unidades de saúde, o processo de acolhimento para propiciar o acesso de forma equânime mediante critérios de risco. Percentual de Unidades de Saúde (Centros de Saúde e Emergências/Urgências) com acolhimento previsto em seu plano local. Percentual de Unidades de Saúde (Centros de Saúde e Emergências/Urgências) com acolhimento implantado a partir do plano local. Percentual de Unidades de Saúde com avaliação sistemática de acesso pelo usuário, utilizando instrumento padronizado pela SMS. Percentual de Unidades de Saúde (Centros de Saúde e Emergências/Urgências) que submeteram a metodologia de acolhimento prevista no plano local a, pelo menos, 1 ciclo de PDCA no último ano.
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Fortalecer o trabalho em rede na Secretaria Municipal de Saúde. Líderes: Daniel, Karin e Evelyn I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS fortalecerá seu trabalho em rede através da adaptação e implantação do modelo conceitual de Redes de Atenção à Saúde adotado pelo MS/DARAS, firmando a ESF como ordenadora do sistema, e realizando sua melhoria continuada. Nº de pesquisas para mensuração do alcance da coordenação da rede de atenção â saúde pela estratégia de saúde da família. Nº de planos de implantação do modelo conceitual de Redes de Atenção à Saúde adaptado para Florianópolis. Nº de planos de avaliação da implantação do modelo conceitual de Redes de Atenção à Saúde adaptado para Florianópolis. Nº de ciclos de ajuste, a partir das avaliações preconizadas no plano de avaliação, na rede de atenção à saúde da Secretaria.
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Integrar os sistemas de informação de todos os níveis de atenção à saúde Líderes: Edenice, Mag e Leu I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS realizará este objetivo a partir do levantamento das informações acerca das necessidades prioritárias do cidadão/Usuário e da sociedade e da delimitação e integração dos sistemas que as contemplem em todos os níveis de atenção. Nº de levantamentos das necessidades dos cidadãos/clientes (carga de doença e responsividade) realizados. Nº de sistemas de apoio à integração dos dados sobre as necessidades (carga de doença e responsividade) levantadas, que possibilite a disponibilização dos mesmos em todos os níveis de atenção. Nº Plano de integração dos sistemas existentes e da geração de dados sobre as necessidades (carga de doença e responsividade) que não foram contempladas. Nº de levantamentos de sistemas de informação existentes para a disponibilização dos dados sobre essas necessidades (carga de doença e responsividade).
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Instituir um planejamento estratégico integrado entre todos os serviços que compõem a rede municipal de saúde. Líderes: Mário e Edenice I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS realizará este objetivo garantindo que o planejamento seja ascendente, participativo, sistemático, valorizado, divulgado e que todas as unidades sejam ouvidas. Nº de Projetos para realizar planejamento ascendente, participativo e sistemático em todas as Unidades de Saúde. Percentual de Unidades de Saúde que tem Plano Local formalizado e pautado no Plano Municipal de Saúde. Percentual de Distritos Sanitários que construíram seu planejamento utilizando os planos das unidades que os compõem e o Plano de Saúde. Percentual de Diretorias que construiu seu planejamento utilizando os Planos dos Distritos Sanitários e o Plano de Saúde.
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Aprovar protocolos de saúde que sistematizem as diretrizes do trabalho. Líderes: Daniel, Karin e Evelyn I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS realizará este objetivo avaliando, publicando e monitorando os protocolos prontos, criando novos quando necessário e ampliando e qualificando a rede para o atendimento adequado conforme os protocolos. Percentual de protocolos clínicos levantados ou elaborados avaliados pelo intrumento "AGREE". Percentual de fluxos de acesso que estão de acordo com os protocolos clínicos. Nº de avaliações realizadas pela Supervisão da Atenção para checagem de conformidade das ações preconizadas pelos protocolos "Recomendados" ou "Fortemente Recomendados" e assinados pelo Secretário. Percentual de protocolos clínicos avaliados como "Recomendados" ou "Fortemente Recomendados" por este instrumento e assinados pelo Secretário de Saúde. Percentual de temas prioritários com protocolos clínicos levantados ou elaborados. Nº de levantamentos e priorizações de protocolos clínicos necessários a partir do levantamento da carga de doença em Florianópolis
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Realizar sistematicamente auditoria de qualidade e de assistência nos setores/serviços sob gestão da SMS. Líderes: Karin e Cleusa I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS realizará este objetivo organizando um grupo de auditores fixo e exclusivo em quantidade suficiente e capacitados para verificar e apontar as falhas e sugestões de melhoria dos diversos serviços. Percentual de visitas técnicas das Comissões de Auditoria que partiram de solicitações da Supervisão da Atenção em 1 ano. Nº de comissões com auditores fixos e exclusivos, constituídas legalmente. Percentual de auditorias realizado pelas comissões de auditorias concluídas em 1 ano. Percentual de correções das não conformidades nas Unidades de Saúde validadas pelas Comissões de Auditoria em 1 ano. Percentual de Unidades de Saúde que receberam visitas técnicas das Comissões de Auditoria em 1 ano.
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Promover pactuação integrada e avaliação sistemática dos indicadores do pacto pela saúde entre todos os níveis de atenção. Líderes: Mário e Edenice I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS realizará este objetivo através da comissão de avaliação do Pacto pela Saúde, utilizando uma nova metodologia de avaliação que seja democrática, participativa, propositiva e de ampla divulgação. Nº de levantamento dos indicadores do Pacto pela Saúde Municipal que devem ser pactuados em cada nível de atenção Nº de metodologias que unificam os indicadores estratégicos existentes na SMS em um instrumento - o Pacto pela Saúde Municipal. Percentual de auditorias realiza Percentual das metas dos indicadores do Pacto pela Saúde pela Municipal pactuado, adequadamente, com os níveis de atenção. do pelas comissões de auditorias concluídas em 1 ano.
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Sistematizar a prestação de contas ao CMS em consonância com a programação anual de saúde. Líderes: Edenice I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS realizará este objetivo estabelecendo a PAS e seus Relatórios como principal meio para a elaboração da prestação de contas. Nº de PAS do Nível Central que utilizaram o PMS e às LOAS em sua elaboração. Nº de relatórios de desempenho produzidos a partir da PAS do Nível Central, por ano. Nº de reuniões para prestação de contas ao Conselho Municipal de Saúde, sistematizadas a partir da PAS e de seus relatórios de desempenho. Percentual de avaliações de satisfação sobre o entendimento da prestação de contas acima de 70%, em escala analógico visual, entre aqueles presentes na apresentação de prestação de contas.
Perspectiva: Recursos e Serviços Objetivo: Integrar sistemas de prontuário entre unidades sob gestão da secretaria municipal de saúde. Líderes: Leu e Mag I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: A SMS realizará este objetivo ampliando a utilização do infosaúde em todos os níveis de saúde como: CS, Policlínicas, UPAS, Hospitais e demais unidades sob sua gestão. Nº de Planos de Expansão da utilização do infosaúde em todos os níveis de atenção. Percentual de Unidades de Saúde com atendimento em prontuários eletrônico.
Perspectiva: Crescimento e Desenvolvimento do Trabalhador do SUS Objetivo: Adequar o quadro de recursos humanos de acordo com as necessidades da população, além das portarias ministeriais vigentes. Líderes: Flávia, Leu e Jorge I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: Identificar as necessidades da população por meio de critério epidemiológicos, sociais e legais, priorizando alocação de RH, nas áreas de interesse social: ESF completa conforme 283; reduzir a proporção de ESF por NASF; adequação do numero de ESF conforme acordo coletivo DATABASE 2010 (2.500 nas áreas de interesse social e de 3.000 para população geral); Nº de Índices de necessidade de saúde (levando em conta AIS) da população para a alocação de recursos. Nº de Planos de Alocação de Recursos baseados no Índice de Necessidade de Saúde. Percentual de equipes de saúde da família que se manteve completa durante um ano. Proporção de cargos e função adequados ao Plano de Alocação.
Perspectiva: Crescimento e Desenvolvimento do Trabalhador do SUS Objetivo: Instituir política de recursos humanos, construída coletivamente e voltada para a qualidade do atendimento do cidadão/Usuário Líderes: Flávia, Leu e Tadeu I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: Estabelecer um grupo representativo de Trabalhadores do SUS e realizar a elaboração da política de RH e do PCCS-SUS. Nº de Projetos de lei sobre o PCCS-SUS apresentados ao legislativo. Nº de grupos representativos de Trabalhadores do SUS da SMS para elaboração da Política de RH. Nº de levantamento de experiências exitosas para servir como subsidio para a elaboração da proposta da política de RH. Nº de Políticas de RH regulamentadas pelo Secretário. Nº comissões paritárias de carreiras para elaboração do PCCS-SUS regulamentadas.
Perspectiva: Crescimento e Desenvolvimento do Trabalhador do SUS Objetivo: Avaliar sistematicamente a política de recursos humanos da SMS Líderes: Flávia, Leu e Tadeu I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: O grupo instituído para a elaboração da política avaliará o cumprimento das metas estabelecidas para esse objetivos realizando as adequações que se fizerem necessárias. Nº de reuniões da Mesa Permanente de Negociação do SUS, tendo como pauta principal a avaliação de desempenho da Política de RH. Percentual adequações realizadas a partir da avaliação de desempenho da Política de RH.
Perspectiva: Crescimento e Desenvolvimento do Trabalhador do SUS Objetivo: Instituir uma política de educação permanente em consonância com a política de RH. Líderes: Francisca e Gerusa I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: Estabelecer canais de comunicação para que os Trabalhadores do SUS possam participar da elaboração da política de educação permanente de forma ascendente e respeitando a política do RH Percentual de concordância entre o Grupo da Política de RH, sobre a adequação entre Política de RH e Política de Educação Permanente. Nº de Políticas de Educação Permanente submetidas à consulta pública. Nº de Políticas de Educação Permanente regulamentadas. Nº de Instruções Normativas de Regulamentando a Política de Educação Permanente.
Perspectiva: Liderança Objetivo: Garantir o cumprimento do plano municipal 2011 – 2014. Líder : Secretário SL 1 I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: O Secretário garantirá o cumprimento do PMS através da alocação de todos os recursos necessários ( humanos, materiais, jurídicos e tecnológicos). Percentual de metas do Plano Municipal de Saúde 2011-2014 cumprido. Nº de reajustes do PPA pertinente à Saúde elaborados com base no PMS e nos Relatórios de Gestão e referendados anualmente pela Câmara de Vereadores. Percentual de Programações Anuais de Saúde com Objetivos relacionados à satisfação do Cidadão/Usuário e do trabalhador da saúde. Percentual de metas dos objetivos "Oportunizar acessibilidade em 100% das unidades de saúde" e "Fortalecer o trabalho em rede na Secretaria Municipal de Saúde" cumprido.
Perspectiva: Liderança Objetivo: Garantir o cumprimento do plano municipal 2011 – 2014. Líder: Secretário SL 2 I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: O Secretário garantirá o cumprimento do PMS através da alocação de todos os recursos necessários ( humanos, materiais, jurídicos e tecnológicos). Nº de ciclos de levantamento de expectativas com relação à Secretaria de Saúde das partes envolvidas (Cidadão/Usuário, fornecedores, políticos, parceiros, trabalhadores do SUS..) com a mesma, planejamento com base neste levantamento e com a participação de todos os trabalhadores e com representantes da comunidade, execução do planejado, monitoramento da execução e sugestão de ajustes para o próximo planejamento. Percentual de serviços com contato direto com o Usuário (Unidades de Saúde, Ouvidoria, Vigilância Sanitária...) que realizou levantamento das expectativas das partes envolvidas (Cidadão/Usuário, Trabalhadores do SUS, Fornecedores e Gestores) consigo, planejou com base neste levantamento e com a participação de todos os trabalhadores e com representantes da comunidade, executou o planejado, monitorou a execução e sugeriu ajustes para o próximo planejamento.
Perspectiva: Liderança Objetivo: Garantir o cumprimento do plano municipal 2011 – 2014. Líder: Secretário SL 3 I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: O Secretário garantirá o cumprimento do PMS através da alocação de todos os recursos necessários ( humanos, materiais, jurídicos e tecnológicos). Nº de levantamentos, descrição, monitoramento e ajustes dos macro-processos de toda a Secretaria Municipal de Saúde. Nº de levantamentos, descrição, monitoramento e ajustes dos macro-processos de toda a Secretaria Municipal de Saúde. Nº de ciclos de levantamento de padrões de qualidade dos macro-processo (benchmarking e benchlearning), implementação de ações baseadas nestes levantamentos, checagem de resultados das mesmas e ajustes dos processos em 1 ano.
Perspectiva: Liderança Objetivo: Garantir a construção coletiva das ferramentas de planejamento da SMS. Líder: Secretário e Secretário Adjunto I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: O Secretário garantirá a construção coletiva das ferramentas de planejamento da SMS mediante a participação de todos os Trabalhadores do SUS e partes interessadas nos processos de elaboração, acompanhamento, avaliação e ajuste das mesmas. Percentual de Trabalhadores do SUS da Secretaria que participou de um ciclo de produção do PMS, confecção da PAS, monitoramento por meio do relatório de gestão e ajuste do plano seguinte. Nº de projetos para confecção do PMS, PAS e RAG que fomentem a participação de todos os trabalhadores do SUS na elaboração, monitoramento e ajuste destes instrumentos.
Perspectiva: Liderança Objetivo: Instituir uma política de monitoramento e avaliação no que diz respeito à comunicação e desenvolvimento da missão, visão e valores. Líder: Secretário I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: O Secretário instituirá a Política de Monitoramento e Avaliação no que tange a comunicação e desenvolvimento da Missão , Visão e Valores do PMS através da constituição de um Grupo representativo na SMS, submetendo-a à aprovação na Câmara de Vereadores. Percentual de objetivos da Políticas de Monitoramento e Avaliação da Comunicação e Desenvolvimento da Identidade Institucional da SMS alcançados, checados e ajustados por ano. Nº de grupos de trabalho para elaborar a Política de Monitoramento e Avaliação da Comunicação e Desenvolvimento da Identidade Institucional instituído. Nº de Políticas de Monitoramento e Avaliação da Comunicação e Desenvolvimento da Identidade Institucional regulamentada na Secretaria e submetida à Câmara de Vereadores..
Perspectiva: Liderança Objetivo: Reconhecer o Trabalhador do SUS como principal agente de garantia da qualidade do serviço de saúde. Líder: Secretário I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: O Secretário realizará ações para o cumprimento dos aspectos sanitários, previdenciários e trabalhistas específicos dos trabalhadores do SUS e criará grupos específicos para formular e instituir uma Política de Avaliação de Desempenho e de Valorização do Trabalhador do SUS. Nº de priorizações das ações estabelecidas nas legislações levantadas. Nº de políticas de Avaliação de Desempenho e Valorização do Colaborador elaboradas de forma participativa. Nº de levantamento das legislações acerca dos aspectos sanitários, previdenciários e trabalhistas específicos dos trabalhadores do SUS. Percentual das ações prioritárias executadas, checadas e ajustadas. Nº de ações de reconhecimento, preconizados pela Política de Avaliação de Desempenho e Valorização do Colaborador, concedidas pelo Secretário anualmente.. Nº de ciclos de avaliação da Satisfação dos Trabalhadores do SUS, implementação de ações baseadas nesta avaliação, checagem dos resultados das mesmas e ajustes por ano.
Perspectiva: Liderança Objetivo: Ser agente político de articulação entre a SMS, comunidade, Trabalhadores do SUS e instituições parceiras. Líder: Secretário I N D I C A D O R I N D I C A D O R Diretriz: O Secretário atuará como agente político conduzindo os principais processos de articulação, negociação e mediação com as diferentes partes interessadas. Evolução percentual de recursos do MS no último ano. Percentual dos Planos, constantes neste Plano Municipal de Saúde aprovados na Câmara de Vereadores, que foi regulamentados pelo Prefeito. Evolução percentual de recursos financeiros do Estado no último ano. Percentual dos Planos, constantes neste Plano Municipal de Saúde, aprovados na Câmara de Vereadores. Evolução percentual de recursos financeiros do Município no último ano.
Avaliação das Oficinas de Elaboração do Plano de Saúde ORGANIZAÇÃO Oficina de Missão, Visão e Valores 06/11 Oficina de Objetivos e Diretrizes 11/11
Avaliação das Oficinas de Elaboração do Plano de Saúde METODOLOGIA Oficina de Missão, Visão e Valores 06/11 Oficina de Objetivos e Diretrizes 11/11
Avaliação das Oficinas de Elaboração do Plano de Saúde AUTO SATISFAÇÃO Oficina de Missão, Visão e Valores 06/11 Oficina de Objetivos e Diretrizes 11/11
Avaliação das Oficinas de Elaboração do Plano de Saúde MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO Oficina de Missão, Visão e Valores 06/11 Oficina de Objetivos e Diretrizes 11/11
Plano Municipal de Saúde Grupo de Gerenciamento de Mudanças do Plano Municipal de Saúde Suzana Dalcastagni Artur Tavares Correia Dias Elizimara
Plano Municipal de Saúde • Gerentes do Projeto • Leandro Pereira Garcia – Diretoria de Planejamento • Brenda Teresa Porto de Matos – Diretoria de Planejamento • Equipe do Projeto • Felipa – Diretoria de Alta Complexidade • Edla – Policlínica Sul • André – CAPS Continente / Distrito Continente • Paulo – CS Santinho • Vanessa – NASF Sul • Fernanda – Distrito Centro • Solange – Distrito Leste • Kátia – Diretoria de Vigilância em Saúde • Luciane – Distrito Norte • Alessandra – Distrito Leste • Ana Beatriz – CS Morro da Caixa • Áklei – UPA Sul • Daniela – CS Ponta das Canas
Obrigada! João José Cândido da Silva Secretaria de Saúde de Florianópolis Mário José Bastos Júnior Diretoria de Planejamento, Informação e Captação de Recursos Edenice Reis da Silveira Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde edenice@pmf.sc.gov.br