310 likes | 537 Views
BOA NOITE. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. 11 /11/2010 Aulas: 27 e 28. Alex Sandro Souza de Oliveira. TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES. - Sistemas de Processamento de Transações (SPT). Sistemas de Informação Gerenciais (SIG). - Sistemas de Apoio à Decisão (SAD).
E N D
BOA NOITE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 11/11/2010 Aulas: 27 e 28 Alex Sandro Souza de Oliveira
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES - Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) - Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO MRP Material RequirementPlanning Planejamento das Necessidades de Materiais
SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO MRP II ManufacturingResources Planning Planejamento dos Recursos de Manufatura
SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO ERP Enterprise Resource Planning Planejamento dos Recursos da Empresa
MRP MRP é a sigla de material requirementplanning, que pode ser traduzido por planejamento das necessidades de materiais. Uma breve história...
MRP VANTAGENS Instrumento de planejamento Permite o planejamento de compras, de contratações ou demissões de pessoal, necessidades de capital de giro, necessidades de equipamentos e demais insumos produtivos.
MRP VANTAGENS Simulação Situações de diferentes cenários de demanda podem ser simuladas e ter seus efeitos analisados. É um excelente instrumento para a tomada de decisões gerenciais.
MRP VANTAGENS Custos Como o MRP baseia-se na "explosão" dos produtos, levando ao conhecimento detalhado de todos os seus componentes, e, no caso do MRP II, de todos os demais insumos necessários à fabricação... ...fica fácil o cálculo detalhado voltado justamente para o custeio dos produtos.
MRP VANTAGENS Reduz a influência dos sistemas informais Nesses sistemas a informação sobre um determinado produto por vezes fica armazenada "na cabeça de fulano". Com a implantação do MRP, deixam de existir os sistemas informais, muitos usuais nas fábricas ainda hoje.
MRP RESUMINDO É um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a otimização da gestão de forma a minimizar os custos mas, mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa
MRP II SOBRE... Como a sigla de manufacturingresourcesplanning (MRP) é a mesma de material requirementplanning (MRP), convencionou-se chamar a primeira de MRP II. Os softwares com maiores capacidades de processamento passaram a ser denominados sistemas de manufacturingresourcesplanning, que pode ser traduzido por planejamento dos recursos de manufatura Hoje em dia é cada vez maior o número de autores que chamam o MRP II de ERP, sigla de Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa.
MRP II SURGIMENTO ... Mudanças muito freqüentes em previsões de vendas Aperfeiçoamentos continuamente requeridos na produção
MRP II IMPORTÂNCIA... contempla o planejamento operacional em unidades, o planejamento financeiro na moeda do país, junção com a área comercial, tem a capacidade de simulações para responder questões “o que acontece se”
MRP II PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES Plano Mestre de Produção (MPS) Dados de Especificação de Itens de Materiais (Technical Data) Lista de Materiais (BOM) - (Technical Data)
MRP II PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data) Movimentação e Controle de Estoque (Inventory Control)
MRP II PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES Gerenciamento de Compras Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) Controle do Chão de Fábrica (SFC) Planejamento de Necessidades de Capacidade (CRP) Custeio Padrão (Cost Control) Gerenciamento e Demonstrações de Custos (Cost Control) Planejamento de Recursos de Distribuição (DRP)
MRP II Junta-se aos Sistemas Tradicionais e relaciona-se com os sistemas gerais
ERP É uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
ERP Havia vários inconvenientes: - redundância de dados - dados desatualizados em diferentes bases. Há quatro décadas não existia a idéia de sistemas integrados Os sistemas não utilizavam a mesma base de dados
ERP Quando uma empresa decide por adquirir um ERP, ela já teve ter levantado os seguintes problemas: Informações fluindo com velocidade menor do que a esperada Demora na consolidação dos resultados Alto índice de retrabalho Oportunidade de negócios perdidas Processos lentos
ERP Ao analisar um ERP, as empresas levam em consideração os seguintes pontos de importância: Importância estratégica se a competitividade da organização no mercado em que atua será fortalecida
ERP Ao analisar um ERP, as empresas levam em consideração os seguintes pontos de importância: Importância ecônomico-financeira: Se os custos irão cair e os ganhos aumentar
ERP Ao analisar um ERP, as empresas levam em consideração os seguintes pontos de importância: Importância organizacional Se o trabalho será facilitado.
ERP “Além disso, empresas vêm adotando sistemas ERP para abandonarem o desenvolvimento de sistemas, já que esse não é o foco dos negócios”
ERP O CUSTO ESCONDIDO DO ERP na substituição de pessoal - com a constante implementação conversão e análise de dados consultorias de treinamento integração e teste
ERP S O F T W A R E Baan www.baan.com Datasul www.datasul.com.br JD Edwards www.jdedwards.com Microsiga www.microsiga.com.br MKGroup (Computer Associates) www.mkgroup.com Oracle www.oracle.com Peoplesoft www.peoplesoft.com SAP www.sap.com
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Obrigado Alex Sandro Souza de Oliveira alex@doublecm.com.br