110 likes | 211 Views
RECURSOS VISUAIS. Principais características dos recursos:. * CORES VIVAS *MATERIAL DURÁVEL, QUE POSSA SER MANIPULADO PELAS CRIANÇAS * DEVE SER ADEQUADO À FAIXA ETÁRIA.
E N D
Principais características dos recursos: • * CORES VIVAS • *MATERIAL DURÁVEL, QUE POSSA SER MANIPULADO PELAS CRIANÇAS • * DEVE SER ADEQUADO À FAIXA ETÁRIA
O recurso visual serve para ajudar a tia no ensino da lição; na fixação do ensino e também é uma forma de chamar a atenção para o que está sendo ensinado.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS • * Curiosidade • *Criatividade • * Interesse • * Sinceridade
Essas são apenas algumas das características que encontramos na maioria das crianças e que podemos usar ao nosso favor, ou seja, de acordo com elas apresentaremos recursos específicos para cada lição.
CURIOSIDADE: sempre que formos ensinar uma lição, temos que DESPERTAR a curiosidade da criança, pois assim ela valorizará muito mais o que será ensinado. RECURSOS: Baú de histórias, saco surpresa, caixa surpresa, etc
CRIATIVIDADE: as crianças são extremamente criativas e,muitas vezes, nós mesmas (tias) “podamos” essa característica que muito pode ajudar no aprendizado. Como assim??? O aprendizado não se dá assim: A TIA FALA E A CRIANÇA ESCUTA, Mas assim: A TIA FALA E A CRIANÇA QUESTIONA, PARTICIPA, ARGUMENTA, AUXILIA NA HISTÓRIA.
Quando uma história ou estória é contada, a criança tem que se sentir “dentro” dela; é como quando assistíamos desenhos animados na TV: sempre éramos um personagem! Em toda história/estória a criança se identifica com alguém. RECURSOS: Fantoches diversos, TV, cinema de sombras ***lembrando sempre que o fantoche não tem vida por si só, então, ele NÃO se converte, NÃO aceita Jesus, NÃO faz oração***
INTERESSE:muitas vezes (ou na maioria delas) nós erramos e acabamos fazendo com que a criança perca o interesse no que está sendo feito na aulinha. O principal fator que faz com que isso aconteça é o “falar demais”. Por exemplo: para as crianças menores (ovelhinhas) uma história ou mesmo uma outra atividade não pode exceder 5-7 minutos, pois além delas não prestarem mais atenção, a atividade se torna chata, cansativa. Se você perceber que a criança está perdendo o interesse (olhando muito para os lados, querendo ir ao banheiro, ir beber água) mude logo de atividade. O ideal é que você deixe a criança com gostinho de “quero mais” .
SINCERIDADE:para ser uma tia aprovada, procure estar atenta nas atitudes das crianças, no que elas gostam de fazer, enfim, conheça bem seus alunos e firme o ensino das lições em cima disso, pois a aulinha se tornará uma bênção ainda maior!!!
“ No princípio, criou Deus os céus e a terra” Gn 1:1 Somos filhas de um Deus criador e Ele nos deu a capacidade de criar, portanto, peça a Ele essa sabedoria, idéias, criatividade e com certeza Ele te dará! Ele não escolhe capacitados, capacita seus escolhidos! Deus as abençoe Luiza