140 likes | 368 Views
A Eucaristia, mistério de luz, mistério de vida. A Eucaristia é “mistério de vida”, explicou o Santo Padre Beato João Paulo II. “Que aspiração pode ser maior que vida?”.
E N D
A Eucaristia é “mistério de vida”, explicou o Santo Padre Beato João Paulo II. “Que aspiração pode ser maior que vida?”.
“Mistério de luz”, constatou o Santo Padre. “De luz tem necessidade o coração do homem, oprimido pelo pecado, às vezes desorientado e cansado, provado por sofrimentos de todo tipo. O mundo tem necessidade de luz, na busca difícil de uma paz que parece distante no início de um milênio perturbado e humilhado pela violência, o terrorismo e a guerra”.
“A Eucaristia é luz –seguiu constatando–. Na Palavra de Deus constantemente proclamada, no pão e vinho convertidos em Corpo e Sangue de Cristo, é precisamente Ele, o Senhor Ressuscitado, que abre a mente e o coração e se deixa reconhecer, como sucedeu com os discípulos de Emaús “ao partir o pão’”.
A Eucaristia é mistério de luz por muitos motivos. Jesus fala de si mesmo como «luz do mundo» (João 8, 12). Na escuridão da fé, a Eucaristia se converte para o fiel em mistério de luz, pois o introduz na profundidade do mistério divino.
A celebração eucarística alimenta o discípulo de Cristo com duas «mesas», a da Palavra de Deus e a do Pão da Vida.
Na primeira parte da missa, leem-se as Escrituras para que possamos ser iluminados e possam arder nossos corações. Na homilia, a Palavra de Deus é ilustrada e atualizada para a vida do cristão em nosso tempo. Quando as mentes são iluminadas e os corações ardem, os sinais falam. Nos sinais eucarísticos, o mistério está em certo sentido aos olhos dos crentes. Os discípulos de Emaús reconheceram Jesus ao partir o pão.
A Santa Eucaristia é um banquete. Mas isso é antes de tudo e profundamente um banquete de sacrifício: anunciamos a morte do Senhor; proclamamos sua ressurreição e esperamos sua vinda na glória.
A Eucaristia é Cristo real e substancialmente presente. Este mistério tem de ser celebrado com grande fé, segundo as normas litúrgicas estabelecidas.
A maneira pela qual celebramos a missa tem de manifestar nossa consciência viva da presença real de Cristo. Não há que se esquecer dos momentos de silêncio. Longos períodos de adoração a Jesus presente no sacrário demonstrarão nosso amor por Ele.
O encontro com Jesus na Eucaristia leva a Igreja e cada cristão a testemunhar, a evangelizar. Temos de dar graças ao Senhor e não duvidar em mostrar nossa fé em público. A Eucaristia nos leva a sermos solidários com os demais, fazendo-nos promotores de harmonia, de paz e especialmente a compartilhar tudo com os necessitados.
Textos - JOÃO PAULO II ABRE O ANO DA EUCARISTIA Artigo publicado pela agência Zenit de notícias em 17/10/04 CARDEAL ARINZE APRESENTA A CARTA APOSTÓLICA PARA O ANO EUCARÍSTICO «Mane nobiscum Domine» de João Paulo II Imagens – Google Música – Majestosa Eucaristia – Anjos de Resgate Formatação - Graziela
Nosso site: www.tesouroescondido.com Nosso blog: www.blog.tesouroescondido.com Visite-nos no: Facebook – Tesouro Escondido No Twiter: @tesouroescondid E ainda, se você gostou da nossa formatação, envie-nos e-mail para receber novos ppsx , semanalmente, para: meditacaosextafeira@gmail.com