1 / 23

11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG

II Fórum Mineiro de autogestão autodefesa e família XII Congresso da rede mineira das apaes. 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte.

Download Presentation

11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. II FórumMineiro de autogestãoautodefesa e famíliaXII Congressodaredemineira das apaes 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG

  2. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte “A Escola de Pais como um serviço da Tecnologia Assistiva para promover o empoderamento da família da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.” Luciene Carvalhais Gerente do Programa de Autogestão, Autodefesa e Família Apae de Belo Horizonte

  3. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A Escola de Pais é resultado da parceria entre Apae de Belo Horizonte e a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, com o apoio institucional da Unidade Mineira da Universidade da Rede Apae (Uniapae-MG)e foi idealizada pelo presidente Eduardo Barbosa e implantada em Belo Horizonte como projeto piloto para toda a rede mineira.

  4. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A Escola de Pais agrega valor ao compromisso das políticas estratégicas do movimento apaeano com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Tem como objetivo geral fortalecer e qualificar os pais facilitando uma atuação responsável deles para com seus filhos com deficiência intelectual e múltipla. É uma escola para formação dos pais, com o objetivo de promover debates, esclarecimentos e trocas de experiências para ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento e os direitos de seus filhos e também de aproximá-los da instituição. Esta ação possibilita o protagonismo da família em relação à educação e aos direitos de seus filhos.

  5. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A metodologia utilizada segue o Plano Político Pedagógico da Escola de Pais onde está previsto duração de 1 ano com carga horária total de 120 horas, distribuídas em 4 módulos de 30 horas cada, sendo 24 horas presenciais e 6 horas de atividades complementares. Cada módulo tem a duração de 6 semanas, com 1 encontro presencial semanal de 4 horas – aula. As turmas do curso têm no máximo de vinte (20) alunos.

  6. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Temas que fazem parte do conteúdo programático: Módulo I : A identidade do movimento Apaeano Disciplinas: 1. Apresentação da Escola de Pais. 2. Histórico do movimento Apaeano. 3. Missão. 5. Trabalho em comunidade. 6. Defesa de direitos.

  7. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Módulo II : A associação e a responsabilidade da família Disciplinas: 1. Estrutura e gestão da Apae. 2. Trabalhos desenvolvidos com irmãos de pessoas com deficiência 3. Diagnóstico de deficiência intelectual e as repercussões no contexto familiar 4. Educação para o desenvolvimento humano: perspectivas e práticas 5. Estrutura e Gestão da Apae 6. Relação da Apae com a comunidade 7. Representativa política

  8. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Módulo III: Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla Disciplinas: 1. Política Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla: legislação para a defesa de direitos 2. Política Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla: níveis de ensino 3. Política Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla: estrutura do SUS com os níveis de atendimento; 4. Política Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla: na área da saúde 5. Autismo

  9. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Módulo IV: Participação e autonomia da pessoa com deficiência e múltipla Disciplinas: 1. Formação para o trabalho da pessoa com deficiência intelectual e múltipla; 2. Autogestão, Autodefesa e Família; 3. Fontes informacionais; 4. Treinamento de pais; 5. Atividade complementar: estudo de casos

  10. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A capacitação dos familiares freqüentes na Escola de Pais é desenvolvida através dos seguintes recursos metodológicos: • aula expositiva; • análise de casos; • exposição dialogada; • trabalho em grupo; • vivências. Os alunos passam por avaliações onde os resultados são pontuados.

  11. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A Escola de Pais certifica o aluno que freqüente e obtenha aprovação nos 4 módulos. A certificação tem a chancela da UNIAPAE. O público alvo são as famílias de pessoas com deficiência intelectual e múltipla que são usuários da Apae. Para freqüentar a Escola de Pais não é necessário escolaridade mínima, apoios e adaptações garantem a participação de qualquer pessoa.

  12. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte está com a quarta e quinta turma em andamento e tem resultados consolidados, como: • Satisfação da família se sentindo valorizada (criação de um serviço voltado para a família). • Modificação no comportamento das mães (respeito, solidariedade, melhoria mas relações entre elas). • Criação de um espaço de aprendizagem - retorno a formalidade do aprender. • Resgate da identidade feminina(“ser mulher, mãe, profissional”). • Fortalecimento dos vínculos familiares e das relações afetivas. • Empoderamento da família diante das situações de dificuldades e conflitos.

  13. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte • Aumento do acreditar e no investir no potencial da pessoa com deficiência. • Maior interesse na legislação acerca da deficiência, nas atualizações e mudanças. • Aumento do número de mães com funções na estrutura organizacional da Apae – BH -conselhos de administração e fiscal. • Efetiva participação dos familiares da Escola de Pais nos eventos representando a instituição com mais segurança e com maior domínio dos assuntos envolvidos. • Participação efetiva no conselhos de direito das pessoas com deficiência do município de Belo Horizonte. • Envolvimento nos eventos sociais da instituição.

  14. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte • Protagonismo das mães na busca de informações e na busca da garantia de seus direitos. • Aumento significativo na demanda espontânea por orientações na área do jurídico, através da Agência Jurídica e com assistentes sociais da instituição. • Aumento na solicitação de benefícios dentro e fora da instituição – BPC, Minha Casa Minha Vida, Bolsa família, Contribuição para o INSS da dona de casa, Passe Livre, etc.

  15. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Com a conclusão do curso as formandas mantém seus estudos e atualização através da FORMAÇÃO CONTINUADA, que são ciclos de debates com temas que são aprofundados e novos assuntos de interesse delas.

  16. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte

  17. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte

  18. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte

  19. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte

  20. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte

  21. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte

  22. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte

  23. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte

More Related