230 likes | 311 Views
II Fórum Mineiro de autogestão autodefesa e família XII Congresso da rede mineira das apaes. 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG. Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte.
E N D
II FórumMineiro de autogestãoautodefesa e famíliaXII Congressodaredemineira das apaes 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte “A Escola de Pais como um serviço da Tecnologia Assistiva para promover o empoderamento da família da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.” Luciene Carvalhais Gerente do Programa de Autogestão, Autodefesa e Família Apae de Belo Horizonte
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A Escola de Pais é resultado da parceria entre Apae de Belo Horizonte e a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, com o apoio institucional da Unidade Mineira da Universidade da Rede Apae (Uniapae-MG)e foi idealizada pelo presidente Eduardo Barbosa e implantada em Belo Horizonte como projeto piloto para toda a rede mineira.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A Escola de Pais agrega valor ao compromisso das políticas estratégicas do movimento apaeano com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Tem como objetivo geral fortalecer e qualificar os pais facilitando uma atuação responsável deles para com seus filhos com deficiência intelectual e múltipla. É uma escola para formação dos pais, com o objetivo de promover debates, esclarecimentos e trocas de experiências para ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento e os direitos de seus filhos e também de aproximá-los da instituição. Esta ação possibilita o protagonismo da família em relação à educação e aos direitos de seus filhos.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A metodologia utilizada segue o Plano Político Pedagógico da Escola de Pais onde está previsto duração de 1 ano com carga horária total de 120 horas, distribuídas em 4 módulos de 30 horas cada, sendo 24 horas presenciais e 6 horas de atividades complementares. Cada módulo tem a duração de 6 semanas, com 1 encontro presencial semanal de 4 horas – aula. As turmas do curso têm no máximo de vinte (20) alunos.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Temas que fazem parte do conteúdo programático: Módulo I : A identidade do movimento Apaeano Disciplinas: 1. Apresentação da Escola de Pais. 2. Histórico do movimento Apaeano. 3. Missão. 5. Trabalho em comunidade. 6. Defesa de direitos.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Módulo II : A associação e a responsabilidade da família Disciplinas: 1. Estrutura e gestão da Apae. 2. Trabalhos desenvolvidos com irmãos de pessoas com deficiência 3. Diagnóstico de deficiência intelectual e as repercussões no contexto familiar 4. Educação para o desenvolvimento humano: perspectivas e práticas 5. Estrutura e Gestão da Apae 6. Relação da Apae com a comunidade 7. Representativa política
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Módulo III: Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla Disciplinas: 1. Política Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla: legislação para a defesa de direitos 2. Política Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla: níveis de ensino 3. Política Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla: estrutura do SUS com os níveis de atendimento; 4. Política Públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla: na área da saúde 5. Autismo
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Módulo IV: Participação e autonomia da pessoa com deficiência e múltipla Disciplinas: 1. Formação para o trabalho da pessoa com deficiência intelectual e múltipla; 2. Autogestão, Autodefesa e Família; 3. Fontes informacionais; 4. Treinamento de pais; 5. Atividade complementar: estudo de casos
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A capacitação dos familiares freqüentes na Escola de Pais é desenvolvida através dos seguintes recursos metodológicos: • aula expositiva; • análise de casos; • exposição dialogada; • trabalho em grupo; • vivências. Os alunos passam por avaliações onde os resultados são pontuados.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A Escola de Pais certifica o aluno que freqüente e obtenha aprovação nos 4 módulos. A certificação tem a chancela da UNIAPAE. O público alvo são as famílias de pessoas com deficiência intelectual e múltipla que são usuários da Apae. Para freqüentar a Escola de Pais não é necessário escolaridade mínima, apoios e adaptações garantem a participação de qualquer pessoa.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte A Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte está com a quarta e quinta turma em andamento e tem resultados consolidados, como: • Satisfação da família se sentindo valorizada (criação de um serviço voltado para a família). • Modificação no comportamento das mães (respeito, solidariedade, melhoria mas relações entre elas). • Criação de um espaço de aprendizagem - retorno a formalidade do aprender. • Resgate da identidade feminina(“ser mulher, mãe, profissional”). • Fortalecimento dos vínculos familiares e das relações afetivas. • Empoderamento da família diante das situações de dificuldades e conflitos.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte • Aumento do acreditar e no investir no potencial da pessoa com deficiência. • Maior interesse na legislação acerca da deficiência, nas atualizações e mudanças. • Aumento do número de mães com funções na estrutura organizacional da Apae – BH -conselhos de administração e fiscal. • Efetiva participação dos familiares da Escola de Pais nos eventos representando a instituição com mais segurança e com maior domínio dos assuntos envolvidos. • Participação efetiva no conselhos de direito das pessoas com deficiência do município de Belo Horizonte. • Envolvimento nos eventos sociais da instituição.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte • Protagonismo das mães na busca de informações e na busca da garantia de seus direitos. • Aumento significativo na demanda espontânea por orientações na área do jurídico, através da Agência Jurídica e com assistentes sociais da instituição. • Aumento na solicitação de benefícios dentro e fora da instituição – BPC, Minha Casa Minha Vida, Bolsa família, Contribuição para o INSS da dona de casa, Passe Livre, etc.
Escola de Pais da Apae de Belo Horizonte Com a conclusão do curso as formandas mantém seus estudos e atualização através da FORMAÇÃO CONTINUADA, que são ciclos de debates com temas que são aprofundados e novos assuntos de interesse delas.