1 / 24

Tratado de Lisboa Uma apresentação

Tratado de Lisboa Uma apresentação. Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros. Um Tratado para a Europa do Século XXI. A grande aventura do projecto europeu comemorou em 2007 cinquenta anos.

Download Presentation

Tratado de Lisboa Uma apresentação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tratado de LisboaUma apresentação Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros

  2. Um Tratado para a Europa do Século XXI A grande aventura do projecto europeu comemorou em 2007 cinquenta anos. Passado mais de meio século sobre a assinatura do Tratado de Roma, a União Europeia assumiu-se como espaço de paz, impulsionador de progresso e prosperidade. O respeito pelos valores universais – direitos humanos, liberdade, democracia, igualdade e Estado de Direito – são os fundamentos deste projecto conjunto. Na sequência de vários alargamentos, a UE passou de 6 para 27 Estados-membros, adquirindo um papel cada vez mais importante na Europa e no mundo.

  3. Porquê um novo Tratado? É necessário um novo tratado porque o Mundo mudou e a Europa também. As regras de funcionamento da UE têm de ser adaptadas porque: • O número de Estados-membros mais que quadruplicou desde 1957: é por isso necessário adaptar as regras de funcionamento das Instituições Europeias, para que estas possam ser mais eficientes numa Europa alargada.

  4. Porquê um novo Tratado? • A União Europeia é um projecto complexo, as Instituições Europeias produzem legislação sobre inúmeras matérias e têm múltiplas tarefas e funções. É fácil perdermo-nos no meio de tanta informação. A Europa tem de se aproximar mais dos seus cidadãos, porque, afinal de contas, a União existe justamente para melhorar a vida das pessoas

  5. Porquê um novo Tratado? • Os desafios com que a União Europeia se defronta hoje são muito diferentes dos de há 50 anos. O Mundo é cada vez mais complexo e interdependente: a Europa tem de ter instrumentos que lhe permitam fazer face à globalização, e ter um relacionamento eficaz com outros países.

  6. Principais Tratados Europeus

  7. O que muda com o novo Tratado? Uma entidade única A União Europeia passa a ser uma entidade única, dotada de personalidade jurídica. Não se fala mais em comunidades europeias, mas apenas em União Europeia.

  8. O que muda com o novo Tratado? As Instituições O Conselho Europeu, isto é a reunião dos Chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros é transformado numa instituição da União e será liderado por um Presidente, nomeado por dois anos e meio.

  9. O que muda com o novo Tratado? As instituições O Parlamento Europeu (eleito democraticamente pelos cidadãos), passa a ter um papel mais importante, participando com mais frequência na aprovação da legislação e na adopção do orçamento.

  10. O que muda com o novo Tratado? As instituições Existirá um representante único para as questões da política externa: o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, que acumulará o cargo de Vice-Presidente da Comissão Europeia. A Europa poderá ter assim um papel de maior relevo na cena internacional.

  11. O que muda com o novo Tratado? As instituições A Comissão Europeia terá uma composição reduzida a partir de 2014: os actuais 27 Comissários Europeus diminuirão para 18, escolhidos de acordo com um sistema de rotação igualitário por um período de 5 anos.

  12. O que muda com o novo Tratado? As instituições O Conselho, que reúne os Ministros dos Estados-membros, continuará a ser presidido por um Estado diferente de seis em seis meses. No entanto, existirá um programa comum entre três Estados, de modo a dar mais continuidade às políticas da União.

  13. O que muda com o novo Tratado? As instituições O principal processo de decisão da União Europeia passa a chamar-se processo legislativo ordinário, no qual participam o Conselho (votando por maioria qualificada) e o Parlamento Europeu.

  14. O que muda com o novo Tratado? As instituições É instituída uma nova forma de calcular a maioria qualificada no Conselho (a partir de 2014): para que uma decisão seja tomada, terão que votar favoravelmente pelo menos 55% dos Estados-membros, representando pelo menos 65% da população da União; no entanto, se uma minoria de bloqueio não reunir pelo menos 4 Estados-membros, o acto considera-se adoptado.

  15. O que muda com o novo Tratado? As pessoas O Tratado de Lisboa consagra expressamente os valores nos quais se baseia a União Europeia: respeito pela dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, estado de Direito, respeito pelos Direitos do Homem e das minorias, pluralismo, não discriminação, tolerância, justiça, solidariedade e igualdade entre homens e mulheres.

  16. O que muda com o novo Tratado? As pessoas A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, que reúne num texto único o catálogo de direitos dos cidadãos europeus, ganha valor jurídico: as pessoas estão melhor protegidas.

  17. O que muda com o novo Tratado? As pessoas É criado o direito de iniciativa popular: um milhão de cidadãos europeus, de diferentes países da UE, pode pedir à Comissão Europeia para apresentar uma proposta legislativa sobre um determinado assunto que considere importante.

  18. O que muda com o novo Tratado? As pessoas Os Parlamentos Nacionais dos Estados-membros passam a ter um poder reforçado de controlo sobre as actividades da União, examinando as propostas e iniciativas da Comissão.

  19. O que muda com o novo Tratado? As políticas O Tratado de Lisboa enumera claramente as competências da União Europeia, para que se saiba exactamente o que faz a União.

  20. O que muda com o novo Tratado? As políticas São conferidas mais competências no domínio da liberdade, segurança e justiça, permitindo uma acção mais eficaz da União em relação a problemas que afectam os Estados-membros no seu conjunto, e que portanto, necessitam de uma acção conjunta: é o caso da imigração, do tráfico de seres humanos, do terrorismo ou da criminalidade organizada.

  21. O que muda com o novo Tratado? As políticas Foram introduzidas alterações no domínio da política externa, com o intuito de torná-la mais eficaz: além do novo cargo de Alto Representante, prevê-se a possibilidade de uma cooperação mais estreita entre os Estados-membros na área da defesa, e regras específicas no âmbito da ajuda humanitária.

  22. O que muda com o novo Tratado? As políticas O Tratado de Lisboa introduz também novas políticas, prevendo novas regras que regulam a actuação da União em diversos domínios. São exemplos o combate às alterações climáticas, a energia, o espaço, o turismo, ou a protecção civil.

  23. Mais informação sobre a UE Centro de Informação EUROPE DIRECT de Santarém http://europedirect.esgs.pt Centro de Contacto EUROPE DIRECT 00800 6 7 8 9 10 11

More Related