1.13k likes | 1.63k Views
CAPÍTULO 1. NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO. AS TRÊS ONDAS DE ALVIN TOFFLER. Agricultura. Industrialização. Informação. 1ª Onda. 2ª Onda. 3ª Onda. até 1900. 1900 a 1960. 1970 à.
E N D
CAPÍTULO 1 NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Agricultura Industrialização Informação 1ª Onda 2ª Onda 3ª Onda até 1900 1900 a 1960 1970 à
O futurista Alvin Toffler (1928-.....) afirmava em 1980 que a história humana pode ser dividida em “ondas”.
A primeira foi a agricultura. • Até o fim do século XIX, todas as economias eram agrárias.
A segunda foi a da industrialização. Do final do século XIX até os anos 1960, a maioria dos países desenvolvidos passou de sociedades agrárias para sociedades baseadas em máquinas.
A segunda onda mudou totalmente a vida dos aldeões ingleses à medida que se adaptaram à vida nas fábricas.
A terceira onda chegou nos anos 1970. Está baseada na informação.
A terceira onda está eliminando cargos industriais de baixa qualificação e, ao mesmo tempo, criando abundantes oportunidades de trabalho para especialistas técnicos cultos e qualificados, profissionais liberais e outros trabalhadores do conhecimento.
Eletricidade Química Motor a Combustão Redes digitais Software Novas Mídias Energia hidráulica Têxteis Ferro Petroquímica Aeronáutica Eletrônica Vapor Estrada de ferro Aço 5 ª Onda 1 ª Onda 2 ª Onda 3 ª Onda 4 ª Onda 178 5 18 45 19 00 1950 1990 20 20 60 anos 55 anos 50 anos 40 anos 30 anos A QUINTA ONDA O crescente ritmo da Inovação: As sucessivas ondas de Schumpeter
A ERA DA INFORMAÇÃO • A Era Industrial predominou em quase todo século XX e cedeu lugar a Era da Informação. • Na nova era, as mudanças passam a ser gradativamente mais rápidas e intensas.
Joseph A. Schumpeter, já afirmava que a economia saudável é aquela que rompe o equilíbrio por meio da inovação tecnológica. (1883-1950)
Na visão de Schumpeter, os ciclos em que o mundo viveu no passado foram todos eles determinados por atividades econômicas diferentes.
O primeiro elemento central da quinta onda é a Internet, a WoldWide Web – WWW -, a rede mundial que interliga milhões de computadores de pessoas, equipes e organizações.
A inquebrantável lógica dessa nova onda é de que não há mais espaço para se fazer as mesmas coisas do passado.
O segundo elemento central da quinta onda é a globalização dos negócios. • Esta é um processo de mudança que combina um número crescente maior de atividades através das fronteiras e da TI, permitindo a comunicação instantânea com o mundo.
Para RosabethMossKanter, quatro processos abrangentes estão associados à globalização: • 1.Mobilidade de capital, pessoas e idéias. • 2.Simultaneidade – em todos os lugares ao mesmo tempo.
3. Desvio – múltiplas escolhas. 4. Pluralismo – o centro não pode dominar.
Para vencer em mercados globais e competitivos, as organizações bem-sucedidas compartilham uma forte ênfase na inovação, aprendizado e colaboração através das seguintes ações:
1.As organizações organizam-se em torno da lógica do cliente. 2. Estabelecem metas elevadas. 3. Selecionam pensadores criativos com uma visão abrangente.
4. Encorajam o empreendimento. 5. Sustentam o aprendizado constante. 6. Colaboram com os parceiros.
AS SOLUÇÕES EMERGENTES • Melhoria contínua. • Qualidade total. • Reengenharia. • Benchmarking. • Equipes de alto desempenho.
A NOVA LÓGICA DAS ORGANIZAÇÕES • As tendências organizacionais no mundo moderno se caracterizam por: • 1. Cadeias de comando mais curtas. • 2. Menos unidade de comando. • 3. Amplitudes de controle mais amplas. • 4. Mais participação e empowerment.
5. Staff como consultor e não como executor. 6. Ênfase nas equipes de trabalho 7. Foco no negócio essencial. (core business) 8. Consolidação da economia do conhecimento.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO • Algumas abordagens, a seguir, poderão mostrar caminhos futuros da teoria administrativa.
Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual. • Existem ativos intangíveis – ainda não mensuráveis pelos tradicionais métodos da contabilidade .
O capital intelectual é constituído por três aspectos intangíveis: • Nossos Clientes. • Nossa Organização. • Nossas Pessoas.
2. Organizações de Aprendizagem. As organizações bem-sucedidas estão se transformando em centros de aprendizagem. O interesse no treinamento e desenvolvimento de pessoas na organização é atribuído a três fatores:
Nas organizações de aprendizagem, as pessoas assumem responsabilidades cada vez mais abrangentes. • O mercado está exigindo profissionais altamente qualificados. • Reconhece-se a importância de recrutar, manter e desenvolver talentos na organização.
NOVAS FORMAS DE VÍNCULOS ENTRE TRABALHADORES E ORGANIZAÇÕES • Terceirização - Terceirizar: transferir para outras empresas, mediante contrato, atividades não essenciais da empresa. • Quarteirizar - contratar uma empresa para gerenciar as atividades terceirizadas.
Teletrabalho - Levar o trabalho aos trabalhadores onde eles estiverem, em vez de levá-los ao trabalho. • Jornadas Atípicas - Horário móvel. Tipo de jornada de trabalho em que a empresa fixa um horário central no qual todos tem que estar presentes, mas o empregado pode escolher seu horário de entrada e saída.
Organizações Virtuais - As organizações virtuais caracterizam-se pelos seus elos inter organizacionais que proporcionam, sem necessidade de possuírem uma localização ou estrutura física, embora muitas possuam escritórios, depósitos, e até fábricas. • No outro extremo, podem resumir-se a um site na internet.
Como trabalhar em casa e ser Produtivo
Mais profissionais têm optado pelo trabalho remoto. Saiba como ser produtivo trabalhando em casa.Você S/A -Julho de 2009. Por ELISA MENEZES, Carlos Ruchaud, diretor médico da Genzyme: escritório em casa
Cansado dos engarrafamentos, do estresse e da falta de segurança no Rio de Janeiro, Carlos Ruchaud mudou de cidade e de vida quando criou seu home office em Florianópolis, Santa Catarina, há cinco anos.
“O home office traz benefícios a todos e melhora a produtividade”, diz o diretor médico da Genzyme do Brasil, farmacêutica cuja sede fica em São Paulo, mas que conta com funcionários trabalhando remotamente em Santa Catarina e Minas Gerais.
Histórias como a de Carlos estão se tornando mais comuns. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho, o número de profissionais trabalhando de casa cresce 10% ao ano.
O trabalho remoto é uma alternativa cada vez mais procurada por quem não tem a obrigatoriedade de estar no escritório, por mães de recém-nascidos e autônomos interessados em baixar seu custo fixo.
1 - Família, família, negócios à parte Quem opta pelo home office tem de conscientizar a família de que não está disponível durante o expediente. No início, Carlos, da Genzyme, fez questão de que até a esposa usasse o telefone para falar com ele.
A estratégia de Moacyr Queirolo Filho, gerente de relacionamento comercial da Research In Motion (RIM), fabricante do Black- Berry, para educar os dois filhos foi usar um boné da empresa para indicar que estava trabalhando. “Quando eu tirava o boné eles pulavam em mim.”
2 - Delimite seu espaço de trabalho “Se a pessoa não tem um espaço para fazer o escritório, orientamos que delimite um lugar e avise à família que aquele é seu canto de trabalho”, diz Fabio Filho, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina da Canonical, distribuidora do sistema operacional Ubuntu, com mais de 80% do pessoal trabalhando em casa.
“Se for necessário dividir o espaço, estipule horários e evite que o escritório esteja próximo a distrações como home theater”, diz Eliana Tameirão, diretora de relações corporativas da Genzyme, que trabalha em home office há dois anos, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
3 – Organize seus e-mails “Quem trabalha com tecnologia pode receber até 1 000 e-mails por dia. O que eu faço é marcar as mensagens com cores diferentes (particulares, colegas, diretorias nacional e internacional). .
Assim fica fácil de selecionar e priorizar a leitura”, diz Fabio Filho, que afirma ser necessário ter um “espírito empreendedor” para conseguir trabalhar remotamente.
4 - Use a tecnologia a seu favor Primeiro telefone multimídia de negócios.
O essencial para quem trabalha em casa é dispor de serviço de internet de banda larga e de uma rede de telefonia eficiente. Ambos os serviços, internet e e-mail, mantêm em sintonia uma equipe que não divide o mesmo espaço.
Impressora, scanner, celular, smartphone e até mesmo uma linha de telefone fixo exclusiva para usar durante o período de trabalho ajudam a separar a vida pessoal da profissional.
5 - Não leve o estresse do trabalho para casa Já que você não terá de se deslocar até o escritório, aproveite as horas a mais dormindo ou acordando mais cedo para fazer exercícios, ler jornal ou conversar com a família.