1 / 12

Colégio Marista de V arginha – Ensino Religioso (Prof. Luiz carlos )

Colégio Marista de V arginha – Ensino Religioso (Prof. Luiz carlos ). A Doutrina Social da Igreja . O que é uma doutrina? É um conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso , político , filosófico , militar , pedagógico , entre outros.

lakia
Download Presentation

Colégio Marista de V arginha – Ensino Religioso (Prof. Luiz carlos )

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Colégio Marista de Varginha – Ensino Religioso (Prof. Luiz carlos) A Doutrina Social da Igreja

  2. O que é uma doutrina? É um conjunto de princípios que servem de base a um sistemareligioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros.

  3. O que é Doutrina Social da Igreja? Doutrina Social da Igreja(DSI) é o conjunto dos ensinamentos contidos na doutrina da Igreja Católica e no Magistério da Igreja Católica, constante de numerosas encíclicas e pronunciamentos dos Papas inseridos na tradição multissecular e que tem suas origens nos primórdios do Cristianismo.

  4. Qual a finalidade de uma DSI? • Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações. É um convite a ação. A finalidade da doutrina social da Igreja é "levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena" (Sollicitudo rei socialis) • A Doutrina Social da Igreja considera que a "a norma fundamental do Estado deve ser a prossecução da justiça e que a finalidade de uma justa ordem social é garantir a cada um, no respeito ao princípio da subsidiariedade, a própria parte nos bens comuns."

  5. Quais são os temas abordados por uma DSI? Através das numerosas encíclicas e pronunciamentos dos Papas, a Doutrina Social da Igreja aborda vários temas fundamentais, como "a pessoa humana, sua dignidade, seus direitos […] e suas liberdades; […] a família, sua vo­ca­ção e seus direitos; inserção e participação responsável de cada homem na vida social"; a promoção da paz; o sistema económico e a iniciativa privada; o papel do Estado; o trabalho humano; a comunidade política; "o bem comum e sua pro­mo­ç­ão, no respeito dos princípios da solidariedade e subsidiariedade; o destino universal dos bens da natureza e cui­dado com a sua preservação e de­fe­sa do ambiente; o desenvolvimento in­tegral de cada pessoa e dos povos; o primado da justiça e da caridade".

  6. Em que a Igreja Católica se fundamenta ser escrita um DSI? A Igreja, com a sua doutrina social, não entra em questões técnicas e não institui e nem propõe sistemas ou modelos de organização social: isto não faz parte da missão que Cristo lhe confiou.(Compêndio, n. 3, 7 e 68). No entanto, pela relevância pública do Evangelho e da fé e pelos efeitos perversos da injustiça, vale dizer, do pecado, a Igreja não pode ficar indiferente às vicissitudes sociais: Compete à Igreja anunciar sempre e por toda a parte os princípios morais, mesmo referentes à ordem social, e pronunciar-se a respeito de qualquer questão humana, enquanto o exigirem os direitos fundamentais da pessoa humana ou a salvação das almas.

  7. As propostas da Igreja não são soluções ideológicas com ênfase capitalista e nem comunista, mas cristãs, baseadas na dignidade da pessoa humana, filha de Deus.   • De forma alguma a Igreja aceita a violência, a revolução, o terrorismo e a guerrilha para resolver o problema social, e muito menos a luta de classes, o incitamento dos pobres contra os ricos. Todas essas práticas são anti-evangélicas e não resolvem o problema social, ao contrário, o agravam. 

  8. Desde Leão XIII (1878-1903) com a “Encíclica RerumNovarum” a Igreja tem se pronunciado sobre a questão social. A doutrina social da Igreja se desenvolveu desde o século XIX com o encontro do Evangelho com a sociedade industrial que surgia, suas novas estruturas para a produção de bens de consumo, sua nova concepção da sociedade, do Estado e da autoridade, suas novas formas de trabalho e de propriedade.   • De um lado a Igreja ensina que “todo sistema segundo o qual as relações sociais seriam inteiramente determinadas pelos fatores econômicos é contrário à natureza da pessoa humana e de seus atos” (CA, 24). 

  9. Igreja Católica e Atuação Social • No Brasil existe o órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT), cuja a missão é ser presença solidária, profética, ecumênica, fraterna e afetiva, que presta um serviço educativo e transformador juntos aos povos da terra e das águas, para estimular e reforçar a justiça e o bem comum.

  10. No mundo a Igreja Católica atua sob a orientação do papa, através, muitas de vezes de Encíclias, mas, O QUE É UMA ENCÍLICA? • Carta Encíclica, ou só Encíclica (Epistolae Encyclicae - Litterae Encyclicae), é um documento pontifício dirigido aos Bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis • A encíclica é usada pelo Papa para exercer o seu magistério ordinário. Trata de matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, doutrina social, etc. A matéria nela contida não é formalmente objecto de fé.

  11. EXEMPLOS de encíclicas:"Rerum Novarum" (Papa Leão XIII) sobre a questão operária; "Casti Connubii"(Papa Pio XI) sobre a moral conjugal; "Mediator Dei" (Papa Pio XII) sobre Liturgia; "Humani Generis" (Papa Pio XII) sobre alguns erros que ameaçam a fé; "Laborem Exercens" (Papa João Paulo II) sobre o trabalho humano; "Fides et Ratio" (Papa João Paulo II) sobre as relações entre fé e razão, etc. • As encíclicas que o Papa Bento XVI escreveu até o momento são Deus Caritas est, Spe salvi e Caritas in Veritate.

More Related