220 likes | 721 Views
Condicional. (BR Futuro do Pretérito). Formas. Simples → Condicional Presente → cantaria Composta → Condicional Pretérito → teria cantado Nomenclatura Gramatical Brasileira: Condicional Presente → Futuro do Pretérito Simples Condicional Pretérito → Futuro do Pretérito Composto.
E N D
Condicional (BR Futuro do Pretérito)
Formas Simples → Condicional Presente → cantaria Composta → Condicional Pretérito → teriacantado Nomenclatura Gramatical Brasileira: Condicional Presente → Futuro do Pretérito Simples Condicional Pretérito → Futuro do Pretérito Composto
Observações • O verbo pôr perde o acento circunflexo no condicional: • poria, porias, poria, poríamos, poríeis, poriam • O verbo querer usa-se raramente no Condicional que é substituído pelo pretérito imperfeito do indicativo: • queria, querias, queria, queríamos, queríeis, queriam
O Condicional é utilizado na linguagem cuidada Linguagem corrente Condicional Presente→Pretérito Imperfeito do Indicativo Condicional Pretérito → Pretérito Mais-que-perfeito composto do Indicativo
Linguagem cuidada Eu gostaria de exprimir-vos os meus mais sinceros pêsames. Se tivéssemos sido avisados teríamos agido de outra forma. Linguagem corrente Eu gostava (= gostaria) de ter uma casa perto do mar. Se me tivesses pedido tinha vindo (= teria vindo) mais cedo.
Emprego do Condicional Presente 1. Valor temporal Exprime uma acção futura relativamente a um momento do passado (futuro do passado). Linguagem corrente Condicional Presente → Pretérito Imperfeito do Indicativo (só no Discurso Indirecto): O João disse que voltaria (= voltava) tarde para casa. Começou como líder estudantil e mais tarde seria (≠ era) ministro.
2. Valor modal 2.1. Exprime situações que não se verificam no presente, porque as condições de que dependem não se realizam. Linguagem corrente Condicional Presente → Pretérito Imperfeito do Indicativo Se não estivesse a nevar tanto sairíamos (= saíamos).
2.2. Exprime uma hipótese, uma incerteza ou uma dúvida relativamente a acontecimentos do passado. Nesta função NÃO É substituível pelo Pretérito Imperfeito do Indicativo, mesmo na linguagem corrente: Seria (≠ era) a Ana que ia naquele carro?
2.3. Atenua a expressão do desejo (forma de cortesia). Linguagem corrente Condicional Presente → Pretérito Imperfeito do Indicativo: Gostaria (= gostava) de falar com o Sr. Fonseca.
Emprego do Condicional Pretérito 1. Valor temporal Exprime uma acção futura, concluída relativamente a um momento do passado (futuro perfeito do passado). O João disse que teria acabado o trabalho antes das 5 horas.
2. Valor modal 2.1. Exprime situações que não se realizaram no passado, porque as condições de que dependiam não se verificaram. Linguagem corrente Condicional Pretérito → Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Indicativo: Se tivessem vindo mais cedo teriam encontrado (= tinham encontrado) o Pedro em casa.
2.2. Exprime uma hipótese, uma incerteza, uma dúvida relativamente a um acontecimento concluído no passado. Muito comum na linguagem jornalística. Nesta função NÃO É substituível pelo pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo: O motorista teria adormecido (≠ tinha adormecido), segundo as testemunhas do acidente.
Condicional Simples (Presente) e Futuro Simples (Imperfeito) do Indicativo Compare A Ana não veio à aula hoje. Será porque está doente? → dúvida acerca de uma situação presente A Ana não veio à aula ontem. Seria porque estava doente? → dúvida acerca de uma situação passada
Condicional Composto (Pretérito) e Futuro Composto (Perfeito)do Indicativo Compare O motorista terá adormecido, segundo as testemunhas do acidente. → menor grau de dúvida acerca de uma acção passada, concluída O motorista teria adormecido, segundo as testemunhas do acidente. → maior grau de dúvida acerca de uma acção passada, concluída