370 likes | 528 Views
I workshop abnt sem estresse. ANIELE C. MORAES Bibliotecária – CRB-5/1672 Consultora em Gestão da Informação. Ferramentas. NBR 14724 – elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, teses e dissertações). NBR 14724: o que mudou?. Estrutura de apresentação. Obrigatório. Opcional.
E N D
I workshopabnt sem estresse ANIELE C. MORAES Bibliotecária – CRB-5/1672 Consultora em Gestão da Informação
NBR 14724 – elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, teses e dissertações)
Estrutura de apresentação Obrigatório Opcional
Elementos pré-textuais • CAPA: • Dados centralizados • Fonte 12 • Letras maiúsculas (exceto local) • Negrito
FOLHA DE ROSTO FICHA CATALOGRÁFICA Verso da folha de rosto. Elaborado pelo Bibliotecário! Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade Social da Bahia – FSBA, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia.
FOLHA DE APROVAÇÃO DEDICATÓRIA Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade Social da Bahia – FSBA, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia.
EPÍGRAFE AGRADECIMENTOS
RESUMO E ABSTRACT RECOMENDAÇÕES -Fonte 12 -Espaçamento simples -Máximo 500 palavras
LISTA DE ILUSTRAÇÕES As listas são apresentadas em folhas separadas para cada tipo de ilustração (gráficos, tabelas, figuras...) SUGESTÃO: Utilizar folhas separadas para listas acima de 5 ilustrações.
SUMÁRIO -Representa a estrutura do trabalho; -Os indicativos numéricos devem ser alinhados a esquerda; -Ver NBR 6024: Numeração progressiva
Elementos textuais • CONCLUSÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ÍNDICE ANEXO APÊNDICE GLOSSÁRIO REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS ANEXO -Tamanho 12; -Espaçamento simples; -Separadas entre si por um espaço simples; -Ver NBR 6023.
Quadros e tabelas: qual a diferença? “Forma não discursiva de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca como informação central” (IBGE, 1993, p. 9)
QUADROS X TABELAS Quadros: Possuem os quatro lados fechados com traços horizontais e verticais para separar as informações. Tabelas: Trazem dados estatísticos numéricos; os lados esquerdo e direito são abertos, as partes superior e inferior são fechadas e não se colocam traços horizontais e verticais para separar os números.
NBR 10520 – CITAÇÕES EM DOCUMENTOS CITAÇÃO INDIRETA CITAÇÃO DIRETA CITAÇÃO DE CITAÇÃO Sistema AUTOR-DATA Sistema numérico
Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. a) Citações curtas (até 3 linhas) b) Citações longas (mais de três linhas) CITAÇÃO DIRETA... Há possíveis interpretações à classificação da inteligência e, do ponto de vista biológico, “a inteligência aparece como uma das atividades do organismo [...].” (PIAGET, 1967, p.32) • “O homem que age dirigido preponderantemente pelo intelecto constitui um tipo inconfundível, e a partir de seu traço dominante pode-se deduzir qual seja a condição de seu sentimento.” (JUNG, 1972, p.34)
Texto baseado na obra do autor consultado. a) Parte integrante do texto b) Entre parêntese CITAÇÃO indireta ou livre... A proposta de Morin (2002) é pensar o mundo na contramão dos modos de pensamento congelados pelos diversos tipos de poder. Acredita-se que pensar o mundo na contramão dos modos de pensamento congelados pelos diversos tipos de poder será a nova proposta (MORIN, 2002)
Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Exemplo: Na lista das referências: CITAÇÃO de citação... Segundo Santos (1989 apud GONÇALVES, 2004, p. 5) o cientista é influenciado pela sociedade em que vive. GONÇALVES, Aguinaldo. Conhecendo e discutindo saúde coletiva e atividade física. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SISTEMA AUTOR-DATA Neste sistema as fontes das citações são indicadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título do documento seguido do ano de publicação e paginação, separadas por vírgula e entre parêntese. FORMAS DE CHAMADAS PARA CITAÇÕES
Sistema autor-data: EXEMPLOS O conhecimento é a informação que muda algo ou alguém. (DRUCKER, 1998; MEDEIROS, 2002; LAKATOS, 2007) “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p.293). “A cegueira, tal como se apresenta nesta obra, é a perda da imagem do real” (RIBEIRO, 1998 apud PINTO et al., 2004, p.55). Ribeiro (1998) citado por Pinto e outros (2004, p. 55) contribui ao afirmar que “a cegueira, tal como se apresenta nesta obra, é a perda da imagem do real”.
Informação verbal (palestras, debates, entrevistas...): No rodapé da página: Sistema autor-data: EXEMPLOS “O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre” (informação verbal)¹. ____________ ¹ Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso internacional de engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001.
SISTEMA NUMÉRICO Nesse sistema a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho na mesma ordem em que aparecem no texto. Não se inicia a numeração das citações a cada página. FORMAS DE CHAMADAS PARA CITAÇÕES
No texto: No rodapé da página: SISTEMA NUMÉRICO: EXEMPLOS Para Chiavenato habilidade técnica “é a habilidade de fazer coisas concretas e práticas”¹ (1) _________________ ¹ CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
NBR 6023 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS WHO? WHAT? WHERE? WHEN?
MORE – Mecanismo Online para Referências Ferramenta gratuita e fácil de usar desenvolvido por Maria Bernadete Martins Alves (Bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (Analista de sistema) desde março de 2006. Utiliza a NBR 6023/2002. Utilizando novas ferramentas
Nbr 6022 – apresentação de artigo Tem como objetivo comunicar idéias e informações de maneira clara e concisa. Texto condensado que será publicado em um periódico especializado. Dispensa a apresentação com capa e folha de rosto. Difere dos demais textos acadêmicos por suas dimensões textuais.
MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO... Título localizado no início do artigo, centralizado e em negrito. O autor deve ser identificado pelo nome completo na forma direta. Alinhado à direita Na nota de rodapé: Natureza do trabalho e currículo dos autores. Os resumos de artigos devem ter de 100 a 250 palavras. (NBR 6028)
ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p. ABNT. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p. ABNT. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7 p. ABNT. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p. IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. 62 p. MECANISMO online para referências. Disponível em: http://www.rexlab.ufsc.br:8080/more/. Acesso em: 19 out. 2012. REFERÊNCIAS
OBRIGADA! acmoraes@faculdadesocial.edu.br