1 / 37

Informática

Informática. Introdução. Histórico. Histó rico. O homem teve a necessidade de contar. Após deixar a vida nômade, e fixar-se nas cavernas, o homem iniciou suas atividades agrícolas e pecuária. Como não vivia sozinho, passou a ter alguns problemas com seus vizinhos.

Download Presentation

Informática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Informática Introdução

  2. Histórico

  3. Histórico O homem teve a necessidade de contar....... Após deixar a vida nômade, e fixar-se nas cavernas, o homem iniciou suas atividades agrícolas e pecuária. Como não vivia sozinho, passou a ter alguns problemas com seus vizinhos.......

  4. Nosso amigo conseguia contar seus animais usando os dedos.... Mas estes “acabavam”!!!!!!

  5. Já que os dedos não eram tão eficientes assim, as pedras foram o próximo instrumento a ser usado, sem muito sucesso, pois o sistema era assim : Mas depois de um tempo, haviam mais vacas que pedras, ou pedras que vacas....... não nessa mesma ordem..... =

  6. O homem percebeu a necessidade de registrar em outros locais seus apontamentos : nas cavernas, nas árvores, até inventar o primeiro instrumento de memória de cálculo : o Ábaco.

  7. A partir do registro nas árvores, foi inventado o papel, ou papiro, proveniente de folha de árvores. Do Ábaco, surge a calculadora.

  8. Uma grande descoberta para os avanços tecnológicos foi o transistor, que substituiu o uso das válvulas, diminuindo o tamanho dos aparelhos, principalmente do computador. Válvulas Transistor

  9. Gerações Os computadores podem ser dividos em cinco gerações . Veremos cada um delas a seguir ......

  10. 1ª Geração 1940 a 1952 A 1º Geração é constituída por todos os computadores construídos à base de válvulas a vácuo e cuja aplicação fundamental se deu nos campos científico e militar. As válvulas a vácuo falhavam com freqüência, portanto os computadores de primeira geração não funcionavam a maior parte do tempo. Os computadores de 1º geração eram conhecidos pela desconfiança que inspiravam, em grande parte por causa das válvulas a vácuo que continuavam a queimar.     Utilizavam como linguagem de programação a linguagem de máquina e como única memória para armazenar informação os cartões perfurados.

  11. Eniac ( 1º/02/1946) Como a maioria das descobertas tecnológicas, os computadores também foram desenvolvidos inicialmente para fins militares. Assim, cientistas norte-americanos projetaram, com financiamento do exército, o Computador e Integrador Numérico Eletrônico (Eletronic Numerical Integrator and Computer) ou ENIAC, o primeiro computador eletrônico.    O Exercito necessitava urgentemente de novas tabelas de tiro que resolvessem problemas de pontaria dos seus canhões.     A equipe coordenada por Herman Goldstine contava com John Eckert, John Mauchly e a partir de agosto de 1944, com a colaboração de John Von Neumann. O projeto foi baseado em uma máquina que John Atanasoff tinha projetado e começado a construir em 1937, um calculador com 240 válvulas e duas memórias tambor. Já para o ENIAC, estavam previstas, aproximadamente, 18.000 válvulas de diferentes tipos ( Por inteiro, ele ocupava três salas e pesava 30 toneladas).

  12. Válvulas Um tubo de vidro do qual praticamente todo o gás foi retirado, criando um ambiente de vácuo, contendo eletrodos e grades metálicas, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. Antigamente, as válvulas desempenhavam as funções de amplificação e comutação nos circuitos eletrônicos. Elas ainda são necessárias em algumas aplicações, principalmente quando se necessitam de níveis muitos elevados de potência, como nos tubos de raios catódicos.

  13. Fotos do Eniac

  14. Computadores anteriores ao Eniac Mark I - 1944

  15. 2ª Geração Transistor 1947 a 1963

  16. 2ª Geração Univac     O transistor foi inventado nos Laboratórios da Beel Telephone em dezembro de 1947 (e não em 1948 como é freqüentemente dito) por Bardeen e Brattain. Descoberto por assim dizer, ( visto que eles estavam procurando um dispositivo de estado sólido equivalente à válvula eletrônica ),

  17. 3ª Geração 1964 a 1971 Univac O Univac também faz parte dos computadores de 3ª Geração, junto com outros lançamentos da IBM. Outra novidade foi o uso de discos magnéticos para armazenamento dos dados.

  18. 4ª Geração Década de 70     VSLI (Very Large Scale Integration), que em português significa Escala de Integração Muito Grande, é o atual nível de miniaturização de micro chips de computador, que contem centenas de milhares de transistores. IBM 1401

  19. 4ª Geração A década de 1970 sofreu grande revolução com o surgimento dos MICROPROCESSADORES. O surgimento dos micros deveu-se, basicamente, ao lançamento do MICROPROCESSADOR INTEL: "chip" 8085, com tecnologia de 8 bits em escala comercial. O lançamento do micro APPLE II revoluciona a micro-informática; os micros a partir de então começam a ocupar seus lugares nas empresas. A IBM, no início dessa década lança a família 370 e no fim da referida década a família 4341. Uma pequena pastilha de silício, chamada microprocessador, do tamanho aproximado ao da cabeça de um lápis, é a grande responsável pelo avanço tecnológico do computador pessoal.

  20. 5ª Geração ? Resultado da Guerra Fria, a Internet é fruto de um longo período histórico: desde a década de 60 até hoje. A injeção dada para que ela surgisse foi o lançamento do primeiro satélite espacial, o Sputnik, pela União Soviética. Quatro meses mais tarde, o presidente dos E.U.A, Dwinght Eisenhower, anunciava a criação da ARPA (Advanced Research Projects Agency) com a missão de pesquisar e desenvolver altas tecnologias para as Forças Armadas americanas. No final da década de 50, percebeu-se que havia a necessidade de criar uma forma de comunicação mais eficiente, já que havia o risco de um ataque nuclear nas bases Americanas. Então, em 1969 a ARPA desenvolveu a ARPANET (futura Internet).

  21. No início a experiência foi entre dois computadores de pontos remotos dos E.U.A., que se comunicaram de uma forma não muito bem sucedida, porém foi o necessário para que a Arpanet se desenvolvesse rapidamente no ramo. Em 1973 já haviam 23 grandes computadores interligados. Esse foi o surgimento da computação paralela. Com o passar do tempo surgiu uma rede em que todos os pontos se equivaliam, evitando dessa forma a necessidade de um comando central. dessa maneira o  uso da ARPANET se expandiu para conectar também universidades e laboratórios, inicialmente nos E.U.A e posteriormente em outros países. Foi nessa época que o termo Internet começou a ser utilizado. Durante as duas décadas seguintes, a Internet ficou restrita aos meios acadêmico e científico. Somente em 1987 seu uso comercial foi liberado nos E.U.A. A tendência a partir daí foi o crescimento permanente das Rede. Cada vez mais países começaram a se integrar a Internet e hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes interligadas em todo planeta.

  22. Componentes O suporte físico ou hardwareChama-se hardware o conjunto de dispositivos que formam o computador: dispositivos de entrada, de processamento, de armazenamento e de saída de informação. Todos eles compõem o suporte físico necessário para a execução dos diversos programas, denominados, genericamente, de software.

  23. Computador é uma invenção recente, mas já mudou tanto! É só olhar para quem não troca de micro há quatro anos para ver como essas máquinas rapidamente viram peças de museu. O primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou na escola apareceu em 1977. Era o Apple II, criado por um norte-americano chamado Steven Jobs, dono da empresa Apple (que faz toda a linha de computadores Macintosh).

  24. Dispositivos de processamento: a unidade central

  25. Chips Quem inventou o chip foi a Intel, uma empresa que existe até hoje e é uma das mais poderosas do mercado de informática. Um de seus fundadores, Gordon Moore, criou uma regra que ainda é válida: os chips de computadores dobram sua capacidade de processar informação a cada 18 meses. É por isso que um computador antigo acaba virando velharia: porque sempre tem outro mais rápido nas lojas. Ou sendo inventado. Um pouco depois da criação do primeiro computador pessoal, Bill Gates, o dono da Microsoft, começou a fazer programas adaptados para os PCs. Gates foi tão esperto, que adaptou um sistema operacional antigo, chamado DOS, aos micros domésticos. Surgia então o Windows, o sistema que roda na maior parte dos computadores do planeta. Hoje Bill Gates é um dos sujeitos mais ricos do mundo

  26. A memória O computador não mantém toda a informação em sua unidade central. Ele armazena muitas delas na memória e seleciona o que precisa a cada momento. Uma pequena parte da memória contém permanentemente as instruções do fabricante e se chama memória ROM. A maior parte dela, porém, destina-se a armazenar as informações do usuário e chama-se memória RAM.

  27. Os disquetesPara transferir a informação de um computador para outro, costumam-se utilizar discos magnéticos de pequeno porte que são colocados e retirados do computador. Eles são utilizados também para fazer cópias de segurança que são guardadas fora do computador. Dispositivos de armazenamento

  28. Discos ópticos Os discos ópticosTambém é possível armazenar informação num CD (disco compacto). Para isso, se emprega um raio laser que pode ser direcionado com grande precisão para um determinado ponto do disco. Devido à avançada tecnologia que incorporam, os CDs têm maior capacidade de armazenamento e são mais resistentes que os discos magnéticos, mas seu funcionamento é mais lento.

  29. Discos rígidos Os circuitos da memória RAM precisam de alimentação elétrica, por isso os dados ali armazenados se perdem quando o computador é desligado. Portanto, antes disso, é preciso transferi-los para outros dispositivos de armazenamento que não sejam elétricos. O disco rígido é formado por um conjunto de discos magnéticos instalados permanentemente no interior do computador. O preço do disco rígido é inferior ao dos chips de memória e ele pode armazenar maior quantidade de informação, mas funciona com maior lentidão: a unidade central demora mais para ter acesso a um dado armazenado em um disco do que a um dado armazenado na memória.

  30. A palavra bit é uma abreviatura de "Binary Digit" (em inglês, "dígito binário"). Um bit é o menor pacotinho de informação que um computador armazena. E ele só pode ser um 0 ou um 1. Esse sistema de numeração só com dois dígitos (no caso, o 0 e o 1) se chama sistema binário. É um sistema com o qual nós, pobres mortais, não estamos muito acostumados, porque no dia-a-dia usamos o sistema decimal (de dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). O sistema binário é usado praticamente só em computadores, e é o que forma suas linguagens. Sozinho, ele não significa muita coisa: é como se fossem as letras do nosso alfabeto. Para formar palavras e frases, a gente precisa de muitas letras. Para o computador guardar informações, precisa de muitos, muuuuuuitos bits!

  31. Sistema Binário

  32. Sistema Binário O Eniac foi criado para ajudar a decifrar códigos secretos, usados na Segunda Guerra. E ele só fazia isso graças às suas 18 mil válvulas. Cada válvula funcionava como um interruptor de luz, que ligava e desligava, soltando pequenas cargas elétricas. Esse movimento era interpretado assim: se a válvula ligasse, o computador entendia 0 (zero). Se desligasse, era 1. O computador lia esses zeros e uns, e ia formando combinações de números, assim: 00111010111001, por exemplo. Cada seqüência dessas significava uma coisa. Até hoje é assim. Os zeros e uns compõem os bits, a unidade básica da linguagem dos computadores. Mas os micros de hoje não têm mais essas válvulas, que eram enormes e esquentavam muito. Se o transístor não existisse, não haveria computadores de pequeno porte, nem telefones celulares ou relógios de pulso elétricos.

  33. Os dispositivos O conjunto fundamental é um monitor, um teclado e um mouse — que tem uma história bem divertida. Quem inventou esse aparelhinho, que hoje parece que já nasceu junto com o micro, foi a Xerox, a mesma empresa das fotocópias de papel. Os pesquisadores descobriram um jeito prático de apontar as coisas na tela, com um dispositivo que rolava sobre a superfície da mesa. Parecido com um camundongo, ele foi batizado como mouse, que significa rato em inglês. Só que a Xerox não quis ir adiante com seu invento, porque o achava pouco prático! Bobagem. Outras empresas, como a Microsoft e a Apple, copiaram a idéia

  34. A Internet Filha dos avanços da computação com a invenção dos satélites, que permitiram a comunicação entre pontos diferentes do planeta, a Internet nasceu por razões de segurança. Hoje se tornou uma febre que revolucionou completamente a comunicação global.

  35. A Internet Seu micro não é uma máquina solitária. Ele está ligado à Internet por meio de um provedor de acesso, que possibilita a conexão entre seu computador e a rede mundial de computadores

  36. Chegamos ao final deste módulo !!! A próxima aula será uma revisão deste conteúdo. A avaliação deste módulo será ministrada por dois elementos distintos de avaliação, podendo ser prático- teórico, teste dissertativo e múltipla escolha, de acordo com os critérios adotados pelo instrutor. Boa Prova !!!

More Related