1 / 19

Estruturas resistentes

Estruturas resistentes. Estruturas resistentes Estrutura é o modo como um conjunto de elementos que formam um objecto se juntam e se organizam, procurando equilíbrio, estabilidade e resistência. A resistência da estrutura depende da sua forma e dos materiais que a constituem.

Download Presentation

Estruturas resistentes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estruturas resistentes

  2. Estruturas resistentes Estrutura é o modo como um conjunto de elementos que formam um objecto se juntam e se organizam, procurando equilíbrio, estabilidade e resistência. A resistência da estrutura depende da sua forma e dos materiais que a constituem. As estruturas podem ser rígidas ou móveis.

  3. As estruturas rígidas são construídas para resistirem a esforços, por isso, os seus elementos estão fortemente unidos para não permitirem movimentos. As estruturas móveis são estruturas resistentes, cujos elementos estão ligados e articulados permitindo a realização de movimentos. Na bicicleta existem elementos fixos e móveis.

  4. A solidez e estabilidade de uma estrutura depende da disposição e organização dos materiais.

  5. A estrutura cumpre várias funções.

  6. Estabilização das estruturas As estruturas são constituídas por diferentes elementos que estão sob efeito de determinadas cargas que, normalmente, ocorrem nos pontos de ligação dos elementos. A forma dos elementos das estruturas aumenta a sua estabilidade e resistência. Se se pretender construir uma estrutura rígida e o mais leve possível pode-se utilizar vários materiais. A forma de triângulo é a forma estrutural mais simples e resistente. Cada lado do triângulo funciona como uma escora, travando a deformação da estrutura.

  7. Exemplo de um rígido triângulo – estrutura indeformável. Se for exercida uma acção sobre um dos pontos de ligação desta estrutura rectangular, esta desestrutura-se.

  8. Todas as estruturas rectangulares,ou em forma de cubo, podem-se tornar mais rígidas e resistentes se forem reforçadas com barras colocadas entre os vértices opostos, na diagonal, incorporando todos os elementos quantos os necessários, em forma triangular.

  9. Elementos estruturais A forma dos elementos de uma estrutura pode aumentar a resistência da mesma. Conforme a disposição e a forma que possuem, os elementos da estrutura suportarão com maior ou menor facilidade os esforços a que estão submetidos. Os perfis permitem aumentar a resistência de uma estrutura e reduzir o peso do material.

  10. Elementos Estruturais: Suportes perfil plano perfil angular perfil U perfil em T perfil em I

  11. perfil em Zperfil redondoperfil triangular perfil quadrado

  12. Elementos estruturais: Reforços A utilização de formas triangulares como reforço de estruturas aumenta a sua resistência, permitindo suportar pesos mais elevados. Ao construirmos uma estrutura devemos garantir a sua estabilidade, resistência e equilíbrio, utilizando elementos de reforço.

  13. Os elementos estruturais de reforço suportam os esforços necessários, mantendo o equilíbrio e a forma das estruturas com a aplicação mínima de material. EsquadrosViga embutida

  14. viga apoiada no pilar pilares pilares e vigas tensores

  15. reforço reforço de pilar e viga tirante

  16. Junções O tipo de junções ou uniões são importantes para a resistência dos materiais. As uniões fixas em madeira podem ser com encaixes em meia-madeira, por sobreposição, ou aplicação de cantoneiras ou esquadros de metal. Operações técnicas para uniões fixas em madeira: Operações para realizar um encaixe a meia-madeira

  17. Tipos de encaixes

  18. Uniões Uniões por sobreposição com pregos, parafusos, cavilhas. Cantoneiras e esquadros de metal

  19. Unir Peças de Metal Para unir peças de metal pode-se recorrer à soldadura, ou através de rebites ou parafusos. Aplicação de rebites com A soldadura com solda de alicate rebitador estanho e ferro de soldar

More Related