1 / 29

PROJETO SOCIAL

PROJETO SOCIAL.

leora
Download Presentation

PROJETO SOCIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Por meio de contribuições voluntárias, a sociedade se mobiliza, organizando e desenvolvendo projetos e ações sociais para transformar determinada realidade para o bem comum.

  2. PROJETO SOCIAL Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade.

  3. PROJETO SOCIAL O Projeto Social nasce do desejo de uma ou varias pessoas de mudar a realidade em que vive. Vários são os Projetos desenvolvidos pelo mundo a fora, todos com o mesmo objetivo: mudar a realidade em que vivem. Para um bom projeto é necessário ter a realidade nas mãos. E assim montar o projeto para mudar.

  4. UM PROJETO SOCIAL ENVOLVE! Mudar, integrar e conquistar a cidadania. Superação dos limites para proporcionar a emancipação Propósito de transformar a realidade Organização / Planejamento Voluntariado

  5. Por quê um Projeto Social com Esporte?

  6. O Esporte é muito mais do que simplesmente jogar bola! • O Esporte possibilita: • Ampliação e enriquecimento dos aspectos motores e físicos; • Integração e ampliação das relações sociais; • Estimulação cognoscitiva; • Vivências relacionadas ao mundo social – vencer, perder, lutar, apoiar, criar, refletir, mudar, respeitar as diferenças, buscar a superação ... • Realizar-se • Usufruí-lo como lazer ou profissão • ....

  7. O Esporte é uma produção humana, portanto, passível de ser o que quisermos que ele seja!

  8. O Esporte é uma produção humana, portanto, passível de ser o que quisermos que ele seja! Prazer / Felicidade Lazer Desafio Inclusão Experiência Conhecimento

  9. REALIZAÇÃO!

  10. O Programa Segundo Tempo no ContextodaPolíticaNacional

  11. Política Nacional e Setorial de EsporteUniversalização do Esporte como fator de desenvolvimento humano e como instrumento de inclusão social Resolução CNE nº 10 de 07 março de 2006

  12. “É dever do estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um (...)” Constituição Federal; Artigo 217 Princípio Constitucional

  13. O Programa Segundo Tempo no contexto do Plano Nacional de Desenvolvimento do Esporte – PNDE 2007-2010

  14. Apresentação O PNDE integra-se aoesforçoempreendidopeloGoverno Federal, sob orientação do Presidente Lula, - criandocondiçõespara a superação do quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social quecaracteriza a estruturadasociedadebrasileira.

  15. Apresentação O PNDE é estruturado a partir de 04 Eixos, Ações e Metas. O PNDE é a síntese das iniciativas do Governo Federal, pormeio de seuórgãogestor, o Ministério do Esporte.

  16. O Programa Segundo Tempo

  17. Concepção do Programa O Segundo Tempo é um programa destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades a serem realizadas no contra-turno escolar.

  18. Público Alvo Crianças, adolescentes e jovens, sobretudo, expostos à riscos sociais.

  19. Objetivos do Segundo Tempo Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social.

  20. Objetivos do Segundo Tempo • Oferecer práticas esportivas educacionais estimulando crianças, adolescentes e jovens a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral; • Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade.

  21. AçõesEstratégicas do Programa Segundo Tempo 2007-2010

  22. AçõesEstratégicas do Programa Segundo Tempo (1) Qualificar e ampliar a abrangência do Programa Segundo Tempo. (2) Assegurar a oferta do Programa Segundo Tempo voltado aopúblico do ensinomédio e superior. (3) Oportunizaraosbeneficiados do Programaeventos e programaçõesdiferenciadasaolongo do ano. (4) Qualificar e aprimorar a gestão do Programa.

  23. AçõesEstratégicas do Programa Segundo Tempo (5) Qualificar o processo de capacitação de gestores, professores e monitores. (6) Ampliaraçõesintersetoriais do Programa Segundo Tempo e da Sneed – RedeCriança – MaisEducação! (7) Fortalecer o EsporteEducacionalbrasileiro.

  24. AÇÕES ESTRATÉGICAS DA SNEED/ME Atualizadas em 07/2009

  25. Qualificar e ampliar a abrangência do Programa Segundo Tempo; • Qualificar e aprimorar a gestão da SNEED; • Consolidar a validação dos impactos e o controle social do PST, fomentando a produção do conhecimento no âmbito do esporte educacional; • Fortalecer o esporte educacional brasileiro.

  26. Educação Cidadania Oportunidades Pensando as Futuras Gerações Respeito Inclusão Esporte e Lazer

  27. Obrigado! Coordenação Geral de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo - CGAPA GiannaLeprePerim Claudia Bernardo Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Luiz Claudio ReebergStanganelli Ricardo Demetrio de Souza Petersen Dirceu Mattos

  28. Secretaria Nacional de Esporte Educacional capacitacao_pst@esporte.gov.br www.esporte.gov.br/segundotempo

More Related