250 likes | 647 Views
INTERAÇÃO DE MICRORGANISMOS DO SOLO COM ANIMAIS. Campinas-SP, 04 de Junho de 2012. INTRODUÇÃO. O solo apresenta abundância em microrganismos. Um grama de solo contem de um milhão à um bilhão de células bacterianas, protozoários, algas e fungos.
E N D
INTERAÇÃO DE MICRORGANISMOS DO SOLO COM ANIMAIS Campinas-SP, 04 de Junho de 2012
INTRODUÇÃO O solo apresenta abundância em microrganismos. Um grama de solo contem de um milhão à um bilhão de células bacterianas, protozoários, algas e fungos. Algumas podem ocasionar doenças em plantas, animais e homem, existe variações da forma de transmissão e os sintomas, dependendo do agente causador.
MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS Doenças que são transmitidas ao ser humano ou animais por microrganismos que provém do solo. - Tétano - Micetomas - Blastomicose - Aspergilose - Contaminação por Bacillus sp
Clostridium sp O Clostridium sp tem seu habitat natural no solo e no intestino. Principais espécies: - C. clostridioforme - C. innocuum - C. tetani - C. botulinum
Clostridium tetani Principais características: - Bacilo móvel com endosporo oval. - Gram positivo. - Temperatura ideal 37°C. - Produção de proteínas: * neurotoxina (TeNT) * hemolisina
TÉTANO Após a introdução dos esporos da C. tetani, em lesões. As bactérias se multiplicam e após a sua lise, liberam neurotoxina. As toxinas se ligam aos neurotransmissores, até chegarem ao sistema nervoso central. Impede a liberação de neurotransmissores inibitórios como a GABA e glicina, provocando a inibição de reflexos motores.
TÉTANO Características: - Tétano Generalizado Espasmos do masseter e do músculos bucais e faciais (riso sardônico). - Tétano Localizado Espasmos dolorosos nos músculos, podendo proceder ao tétano generalizado. - Tétano Neonatal Contaminação em mães não vacinadas. Diminuição ou paralisação dos movimentos dos bebês.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO DO TÉTANO Tratamento principalmente dos espasmos, neutralizando a toxina livre por sedação. Doses de metronidazol, bloqueadores musculares antitoxina e antimicrobiano. Prevenção se dá nos três primeiros meses de vida e com cinco anos. Doses de toxóide tetânico, toxóide diftérico e antígenos de Bortella pertussis (vacina tríplice). Vacinação das gestantes e acompanhamento pré-natal.
MICETOMAS São infecções subcutâneas, raras de acontecer, produzidas por fungos ou bactérias filamentosas do solo. Penetram nos tecidos através de lesões, caracterizada por inchaço e deformidade nas áreas afetadas, resultando na formação de fístulas que secretam pus com grãos. Os locais mais atingidos são os membros superiores e inferiores.
MICETOMAS São classificados em dois grupos: - Eumicetomas – Fungos Caracteristica dos Grãos: micélio grosso e septado com clamidosporos. - Actinomicetoma - Bactérias Filamentosas Caracteristica dos Grãos: micélio fino não septado com ramificações laterais .
MICETOMAS Microscopia Madurella grisea Eumicetomas (Fungos) Principais espécies: Madurella grisea * Madurella mycetomatis Pyrenochaeta romeroi Petriellidium boydii Phialophora verrucosa
DOENÇAS - EUMICETOMA (FUNGOS) Agente: Madurella grisea - Homem de 30 anos de idade. - Lavrador. Sintomas - Há 6 anos apresentava fistulas com eliminação de pus e grãos pretos. Tratamento - O paciente foi tratado com itraconazol, e teve baixa melhora.
MICETOMAS Acnomicetomas (bactérias filamentosas) Principais espécies: Anaeróbias Actinomyces israelli Actinomyces bovis Aeróbias Actinomadura (A. madurae e A. pelletieri) Nocardia (N. brasiliensis, N. asteroides e N. caviae) * Streptomyces (S. somaliensis e S paraguayensis) Microscopia Nocardia brasiliensis.
DOENÇAS - ACTINOMICETOMAS Agente: Nocardia brasiliensis Caso: Homem, 74 anos de idade. Sintomas: Presença de lesões cutâneas elevadas em região cervical, ombro e dorso esquerdo Na coloração de Gram identificaram filamentos cocóides Gram positivos
DOENÇAS - ACTINOMICETOMAS Mastite Agente- Nocardia spp - Bactéria oportunista - Infecta rebanhos leiteiros. Sintomas - Inflamações mamárias, edema, grumus de pus, leite anormal. Importância - Apresenta um risco a saúde humana, podendo ser transmitido pelo leite cru ou pasteurizado
BLASTOMICOSE A paracoccidioidomicose ou blastomicose sul-americana, também conhecida por Doença de Lutz-Splendore-Almeida é uma doença pulmonar causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis. É uma micose sistêmica. É considerada a infecção fúngica mais importante da América Latina, ocorrendo em regiões tropicais e subtropicais. *** Via primária de infecção é pulmonar. Doença diagnosticada a partir de manifestações orais. A infecção geralmente ocorre na infância ou na adolescência e sua evolução depende da virulência do fungo, da quantidade de conídeos inalados (esporos) e da integridade do hospedeiro. • FUNGOS • Aspergillus sp. • Maduromicose sp. • Actinomicetomas sp. • Paracoccidioides brasiliensis
Paracoccidioides brasiliensis É um fungo assexuado, termodinâmico, que cresce a 37ºC na forma de levedura, medindo de 5 a 25 µm de diâmetro e exibe parede dupla e múltiplos brotamentos. À temperatura ambiente, mostra-se na forma de finos filamentos septados que originam o micélio e parece crescer no solo como sapróbio permanente. Os mecanismos relacionados à resistência ou à suscetibilidade do homem ao Paracoccidioidesbrasiliensis ainda são desconhecido.
ASPERGILOSE As aspergiloses são: Doenças oportunistas considerada uma micose visceral, doença que se instala no organismo. Elenca-se ainda a aspergilose alérgica e as micotoxicoses em animais. Através do fungo a doença ocupa cavidades decorrentes de abscessos, cistos ou tuberculose originando uma “bola fúngica” que podem se estender aos vasos sanguíneos provocando angeítes e tromboses. A dispersão dos fungos ocorre das mais diversas formas tendo como principal via o meio aéreo. Epidemiologia: são encontrados em animais, e também em trabalhadores diretamente ligados ao cultivo de hortas, jardins e criadores de aves, bovinos e caprinos. Aspergillus sp.
Arachis hypogaea Contaminação do fruto por “Aspergilllus flavus”, e A. parasiticus. Os fungos do grupo aspergilus sintetizam a toxina aflatoxina contendo variações (B1, B2, G1 e G2) as quais funcionam com efeito carcinogênico, teratogênico, mutagênico e imunossupressor. Variações associadas a doenças causadas por fungos sendo: Alérgicas, tóxicas e infecciosas. Inoculo aéreo não relevante. Infecção grave ocorre subterraneamente devendo levar em consideração a infecção pela flor por correr também pelo ovário da planta. Temperatura dos solos que estando mais elevada favorecem a germinação dos esporos por exigir maior irrigação ocorrendo o inverso no caso de solos com temperatura mais baixa.
REFERÊNCIAS http://reocities.com/Athens/Academy/2966/disciplinas/micologia/micetoma.htm Scielo - Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - Actinomycetoma caused by Nocardia brasiliensis. Acesso em 28/05/2012 Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822004000300018 > http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://piel-l.org/libreria/wp-content/uploads/2010/10/13-figura-1.jpg&imgrefurl=http://piel-l.org/libreria/item/243&usg=__izSPdt7DrErapWsYDHlZvHzCaUU=&h=231&w=434&sz=27&hl=pt-BR&start=35&zoom=1&tbnid=K1IfaZhaKdSEtM:&tbnh=67&tbnw=126&ei=u8TGT8_zJon00gHGitWOCw&prev=/search%3Fq%3Dactinomicetoma%26start%3D21%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1 http://silveiraneto.net/wpcontent/uploads/2007/09/bonsai_areia_solo_adubo_fertilizante.jpg http://www.mycology.adelaide.edu.au/Fungal_Descriptions/Hyphomycetes_(hyaline)/Madurella/mycetomatis.html
REFERÊNCIAS PALMEIRO, M.; CHERUBINI,K.; YURGEL, L.S. Paracoccidioidomicose – Revisão da Literatura. Scientia Medica, Porto Alegre – PUCRS Out./2005. MALUF, M.L.F.; PEREIRA, S.R.C.; TAKAHACHI, G.; SVIDZINSKI, T. I.E. Prevalência de paracoccidioidomicose-infecção determinada através de teste sorológico em doadores de sangue na região Noroeste do Paraná, Brasil. 2001. http://www.google.com.br/imagens Acessado em 29 de maio de 2012.
PERGUNTAS • Quais são as variações associadas a doenças causadas por fungos? • Qual é a etimologia do fungo Paracoccidioides brasiliensis ? Comente. • Quais são as principais características do Clostridium tetani ? • Como acontece a infecção da doença Micetomas? • Os Micetomas são divididos em dois grupos. Classifique e comente.