1 / 6

PASCOM: um pouco de história

PASCOM: um pouco de história. Não sei se existe um registro que precise com exatidão o surgimento da PASCOM. Documento Inter Mirifia – Fundamental. Dois Documentos importantes da CNBB publicados na década de 60:

liora
Download Presentation

PASCOM: um pouco de história

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PASCOM: um pouco de história Não sei se existe um registro que precise com exatidão o surgimento da PASCOM. Documento Inter Mirifia – Fundamental. Dois Documentos importantes da CNBB publicados na década de 60: Plano deEmergência da Igreja no Brasil(Doc.da CNBB Nº 1)Plano de Pastoral de Conjunto(1966-1970) Nestes Doc. Não aparece a expressão Pastoral da Comunicação, mas se refere à criação do SNOP e uso dos Meios.

  2. Em 1961, o Papa João XXIII escreveu à direção do CELAM pedindo que os bispos na América Latina elaborassem um Plano de Pastoral. Era a fase preparatória do Concílio Vaticano II. Os bispos do Brasil elaboraram um Plano de Emergência(Doc. Nº 1 da CNBB) e posteriormente um Plano de Pastoral de Conjunto para 4 anos – 1966-1970 Neste Plano, a Comunicação (1966-1970) aparece de forma muito tênue, só nas entrelinhas. A preocupação daquele período era Formação do clero, Paróquias Colégios católicos

  3. Foi criado um Secretariado Nacional de Opinião Pública (SNOP) Futuro Setor de Comunicação da CNBB. Foram constituídos os 12 primeiros Regionais da CNBB. Ações diversas. Entre elas: Promover a ação Litúrgica Não aparece aqui, ainda, a Pastoral da Comunicação, mas há um ponto que chama a atenção: “Promover e organizar celebrações litúrgica e da Palavra pelo Rádio e TV”. Um segundo texto sobre comunicação encontra-se na Ação Missionária: Promover “o anúncio missionário da Palavra através dos meios de comunicação” Opinião Publica = Pastoral da Comunicação

  4. Um pouco de história da Igreja na América Latina Com o desenvolvimento das novas tecnologias, na década de 70, passou-se a pensar na América Latina, na utilização dos meios de comunicação para a ação evangelizadora. O CELAM apontava para os meios grupais O Vaticano priorizava os meios massivos A Conferência de Medellín indicava a urgência da comunicação para a evangelização

  5. AVANÇOS 1970 e 1980 – Algumas lideranças católicas entendiam ser necessário voltar-se para o mundo das comunicações. Em 1990, no Documento “Diretrizes Gerais da Pastoral na Igreja do Brasil” a mesma reconhecia que não era mais a Instituição-mestra. Havia outros interlocutores, entre eles os MCS. O projeto Igreja Rumo ao Novo Milênio convocava os agentes pastorais e todo o povo católico para refletir sobre os desafios que impregnam a cultura moderna A Igreja no Brasil foi aos poucos descobrindo a comunicação como espaço de Evangelização. Em 1967 criou o Prêmio Margarida de Prata para aproximar a Igreja dos artistas e produtores.

  6. O que deu grande impulso à Comunicação no Brasil foi a Campnha da Fraternidade de 1989, com o tema: “Comunicação para a Verdade e a Paz.” A Pastoral da Comunicacão tornou-se prioridade da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. A CNBB publica muitos Documentos sobre o tema que revelam a constante preocupação com a comunicação.

More Related