1 / 39

MISSÃO DO FRANCISCANO

MISSÃO DO FRANCISCANO. “Eu te chamo pelo nome, porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo” Isaias (Is 43, 1.4).

luther
Download Presentation

MISSÃO DO FRANCISCANO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MISSÃO DO FRANCISCANO “Eu te chamo pelo nome, porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo” Isaias (Is 43, 1.4).

  2. A missão do Franciscano Secular é servir ao Senhorcom toda a sua capacidade e força, contribuir para o relacionamento entre as pessoas, promovendo a paz e fazendo o bem.

  3. Será que tenho Vocação? • Dúvida de efeitos devastadores! • Na OFS implica estar a serviço do outro, formando uma fraternidade. “VOCAÇÃO”- “CHAMADO”- “ESCOLHIDO”

  4. Profissão Na Ordem Franciscana Secular, professar significa tornar-se profissional do evangelho. É a maneira concreta de cada pessoa colaborar na construção e na transformação da sociedade, assumindo um serviço numa dimensão peculiar, com plena responsabilidades as próprias inclinações, na Fraternidade e na Igreja.

  5. Os traços do Rosto de Francisco. “Nós temos um rosto conhecido, com traços acentuadamente evangélicos, traços admiráveis em si e no meio do mundo. É o nosso Rosto Franciscano? ” Para os irmãos da OFS, a Fraternidade é seu lar e o mundo o seu convento. A Evangelização é sua própria razão de ser franciscano.

  6. O Chamado à Santidade SÃO FRANCISCO Ponto fundamental para encontrar a certeza do chamado: • O Crucifixo de São Damião (ser simples) • O Leproso (o outro é gente) • Evangelho (força vital para nós) Eixo central para um autêntico projeto de pastoral Vocacional Franciscana.

  7. A GRAÇA SANTIFICANTEE A HABITAÇÃO DOESPÍRITO SANTO SÃO AS MESMAS,TANTO NA OFS CLARISSAS FRADES.

  8. A radicalizaçãoexplícita e dinâmicado chamado à santidadeé sinônimo de vocação religiosa ou sacerdotal

  9. “Vocação”, “escolhido/a”e “chamado/a”são conceitos que recolhem visões superpostasde diferentes culturasque nós não entendemos bem...

  10. Duas Culturas 1. A oriental 2. A ocidental

  11. Para o oriental • o ser humano é alguém chamado por Deus para uma missão. • vocação é “chamado especial” • Deus chama, escolhe, elege e determina o que deve ser feito. • o ser humano pede sinais e obedece. Isso é muito estranho ao homem ocidental e à modernidade.

  12. Para o ocidental • onde se planta, nasce e cresce. • o ser humano é uma pessoa que por necessidade social precisa estara serviço da comunidade. • vocação é uma função, um cargo para realizar o bem comum da sociedade. É uma visão mais realista do agir humano.

  13. A Vida é o Chamado 1. Ser “imagem de Deus” já é a vocação. 2. A vocação não é algo exterior à pessoa, mas está inserida nas fibras do seu ser. 3. Descobrimos, no tempo, o que já existia desde o momento de começarmos a existir.

  14. A Vida é o Chamado 4. As ocasiõesnão criam a vocação, mas apenas a manifestam. 5. A vocaçãose dá no momento em que Deus plasma o ser humano com umprojeto intrínseco de sermos perfeitos “como Ele é perfeito”

  15. A Vida é o Chamado “Portanto,nãopodemos falar emter vocação,masantes,emser vocação,em ser chamado(a) à realização de um projeto”

  16. A Certeza Absoluta A Revelação me dá certeza absoluta de que Deus me chamaà vida de perfeição. Deus me chama a viver como Ele me fez.

  17. A Certeza Absoluta Sobre este alicerce posso fazer a opção por uma vocação específica. Deus determina o meu ser e eu determinoo modo de o viver.

  18. Toda certeza? Nunca terei certeza absolutado modo de viver minha destinação à santidade. Nunca terei certeza divina,e sim certeza humana. Será fruto de minha escolha, livre e inteligente.

  19. O Modo Ser leigo(a), missionário(a), religioso(a) ou SACERDOTE, são caminhos ou modos de eu realizar a vontade divina desantificar-me. Escolher qual o carisma deve seguir?

  20. O Modo  Esse caminho, por ser humano, pode ter falhas ou ser menos adequado ao meu modo pessoal de viver o que Deus quer de mim?

  21. O Modo  Por qualquer caminhoqueeu seguir, continuo com a obrigação substancial de buscar a perfeição.  O modo de buscá-la é que está em discussão, nãoa essência do chamado.

  22. O Modo É grandea responsabilidadediante da opção por umadeterminada forma de vida.

  23. O Chamado Universalà Santidadeé um todo complexo formado de muitos elementos simples: O CHAMADO

  24. Elementos Essenciais 1.1. A Liberdade Divina: Cria por amor e determina o projeto humano. 1.2. A Liberdade Humana: Uma vez que o ser humano opta por realizar a vontade divina, precisa escolher o modo humano de realizar o projeto divino.

  25. Outros Elementos 2.1. Opção livre pela consagração: é colocar todo o próprio ser a serviço do criador. 2.2. Opção livre pela comunhão:a consagração profunda leva à comunhão com Deus, consigo, com os outros e com a natureza.

  26. Outros Elementos 2.3. Opção livre pela missão: a consagração e a comunhão remetem à missão. Essa missão não está determinada por Deus. É precisodescobri-la e realizá-la.

  27. Manifestações do Chamado O Chamado produz no interior de todo ser humano, como a Palavra... 3.1. No dinamismo da vida: é um chamado vital a evoluir que coloca em movimento todos os aspectos da vida, também o transcendental ou o religioso

  28. Manifestações do Chamado 3.2. No dinamismo ético: • a necessidade de “fazer o bem e evitar o mal”’ • é uma tradução vivencial do Chamado Universal à Santidade • leva à prudência, à justiça, à fortaleza e à temperança

  29. No Antigo Testamento 4.1.A criação: Deus criou o céu e a terra para manifestar sua glória; o ser humano existe para amar a Deus sobre todas as coisas 4.2.Imagem de Deus: implica em “ser como Deus no agir”já que se é como Deus no ser.

  30. No Antigo Testamento 4.3.A Aliança: • o Chamado Universal está expresso no conceito bíblico da Aliança • Deus Criador se compromete a cuidar de sua obra e sua obra cuidar do seu Deus.

  31. No Novo Testamento 5.1.Vós sois a Luz do Mundo: o que favorece a missão de ser luz do mundo favorece a eclosão espontânea do chamado divino. 5.2. Vós sois o Sal da Terra: é uma forma nova de traduzir o dinamismo universal do convite à santidade.

  32. No Novo Testamento 5.3. Sede perfeitos como vosso Pai: posso ser como o Pai Celeste no agir porque sou como Ele no ser 5.4.Filhos de Deus: somos herdeiros de Deus 5.5. Templos do Espírito Santo: “Sede santos porque eu sou...”

  33. Traduções da JUFRA No Chamado de Jesus 6.1. Descoberta do próprio eu: quem sou eu? O que devo fazer nesta vida? Este questionamento é uma invasão psíquica do chamado divino. 6.2. Necessidade de independência: invasão do chamado à perfeição

  34. Traduções da JUFRA No Chamado de Jesus 6.3.Idealismo inconformado: aponta para metas altas, livres e generosas. 6.4.Novidade e originalidade: é o traço do carisma franciscano ser simples como nosso Pai São Francisco.

  35. Traduções da JUFRA No Chamado de Jesus 6.5.Realização: o que fazer na vida e nela triunfar? 6.6.Religiosidade: pesquisas levaram a concluir queo jovem é altamente religioso; “Fizeste-nos para Ti e nosso coração não descansará sem Ti”

  36. Identidade Franciscana O modo de ser e de agir de Francisco veio do Cristo crucificado e dos leprosos. Abriram-lhe a alma para os grande valores espirituais a providência de Deus e o amor pela Senhora Dona Pobreza.

  37. Identidade Franciscana • Casta e Livre • Serviço e Companhia • Misericordiosa e Universal • Alegria e Paz.

  38. UTOPIA FRANCISCANA SER IRMÃOé o maior e único título de honra dentro da espiritualidade franciscana. VIDA EM FRATERNIDADEsignifica viver como irmãos. EVANGELHOobservar o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis. ORAÇÃOparticipem da vida sacramental da Igreja, principalmenteda Eucaristia e se associem à oração litúrgica.

More Related