300 likes | 432 Views
Contabilidade no Império do Sol. Prof. M. Sc. Carlos Alberto Serra Negra. Origem do Trabalho. ACCOUNTING IN THE EMPIRE OF THE SUN 8 th World Congress of Accounting Historians Agosto/2000 – Madri – ESPANHA Carlos Alberto Serra Negra Elizabete Marinho Serra Negra. Relações.
E N D
Contabilidade no Império do Sol Prof. M. Sc. Carlos Alberto Serra Negra
Origem do Trabalho ACCOUNTING IN THE EMPIRE OF THE SUN 8th World Congress of Accounting Historians Agosto/2000 – Madri – ESPANHA Carlos Alberto Serra Negra Elizabete Marinho Serra Negra
Relações A Contabilidade como ciência do Patrimônio esta diretamente associada à organização social de um povo. O Patrimônio é o elemento que influência e é influenciado pelos aspectos culturais das civilizações.
Significados I N C A O Soberano que residia na cidade de Cuzco. • A classe governante por descendência • Habitantes do império incaico
História • Formação tribal em pelo menos 1.000 a.C. • Maior expansão no século XV • Etnia de várias tribos
História • Etnia principal criadores de Lhamas
História • Chegou a possuir 12 milhões de habitantes • Área territorial do sul da Colômbia ao norte da Argentina
Religião • Culto ao Deus Sol • Outros Deuses da Natureza
Cultura Transmissão oral de • Literatura • Poesia • Música
Tecnologia e Economia • Prática da Astronomia (Calendário lunar e solar) • Conhecimento da Matemática (sistema decimal) • Possuíam sistema de pesos e medidas • Construção civil baseada em pedras e degraus e tetos de palha • Arte cerâmica desenvolvida (manual) • Trabalhos em Ouro, Prata, Cobre e Bronze
Tecnologia e Economia Indústria têxtil com 190 cores
Sistema Tributário Taxação sobre o Ayllu Denominado Myta Um terço para o soberano Um terço para os Deuses (sacerdotes) Um terço para os membros do Ayllu
Governantes Manco Capac – 1200 Mayta Capac – 1300
Governantes Voracocha Inca – 1410 Huayna Capac – 1527
Fim do Império Huáscar – 1532 Athaualpa – 1533
Fim do Império Em 1532 Francisco Pizarro desembarca no Peru com 200 homens. Aproveita a disputa dos irmãos Em 1533 assassina Athaualpa.
Kipus Objeto mnemônico. Constitui de uma corda colorida na posição horizontal e várias cordas coloridas na posição vertical com nós de torções variadas. Cada nó tinha a mesma função, mas com significados diferentes.
Kipus Segundo Bushnell apud Giordani (1970) os Kipus só serviam, certamente para registrar números. Geralmente se tratavam de mercadorias com por exemplo milho e os tecidos. Meggers (1979) assim descreve sobre os Kipus: na falta de escrita os Incas mantinham registros de tipos e quantidades de produtos armazenados. Na opinião de Huber (1958) os Kipus iam além do registro de mercadorias serviam também para o registro de impostos e movimentos da população.
Kipus Na visão de Nepomuceno (1998) os Quipus são uma maneira de registro contábil feito por objetos representativos das transações entre pessoas e entre pessoas e governo através de nós trabalhados em barbante. Para Baity (1963) os Kipus eram usados para contar o número de cidades, os impostos que pagavam e as horas que trabalhavam nas construções de estradas e outras obras públicas, e os produtos que produziam e recebiam.
Estratificação Social Inca – Soberano Tukrikuks (4) – Conselheiros Kurakas – Chefes dos Ayllus Cidadão da Etnia Inca Cidadão de outras Etnias
Profissional Contábil Kipukamayoc – Contador
Aspectos Contábeis Do ponto de vista sistêmico a Contabilidade é uma ciência que possui três dimensões, a saber: o registro, o controle e a demonstração da riqueza patrimonial da uma entidade. Destas três dimensões, o Kipu contempla pelo menos dois, evidenciado se tratar de conhecimentos contábeis e não apenas o simples registro.
Aspectos Contábeis Utilização de Partidas Dobradas - se considerarmos que o sistema econômico deles era tão evoluído quanto o político e que todas as terras e produção pertenciam ao Estado (BAITY, 1963), os Kipus também eram instrumentos de partidas dobradas, com uma única contra-partida – o Estado.
Aspectos Contábeis São sistemas de escrituração segundo Viana (1969): a) O Sistema Patrimonial. b) O Sistema de Rédito. c) O Sistema de Previsão. Os Kipus reúnem os sistemas patrimoniais e de rédito das operações e gestões administrativas do Estado Inca. Infelizmente nenhum registro de previsão foi até hoje encontrado ou que se tenha notícia de ter existido. Os Kipus eram sistemas contábeis de eventos presentes e passados.
Aspectos Contábeis O controle de estoques e patrimonial dos Incas era realizado também através dos Kipus. Com base no calendário lunar os Kipus eram construídos de tempos em tempos, neles eram registrados o que se havia produzido em um determinado período e o que restava de estoque do período anterior.
Conclusão Com base no exposto podemos concluir que os conhecimentos contábeis do povo Inca possuíam as seguintes características: 1. Registro como forma de lançamento contábil realizado através dos Kipus. 2. Controle da riqueza patrimonial com base na comparação entre um Kipu e outro.
Conclusão 3. O uso de partidas dobradas como sistema de registro. 4. Exercício social de um ano de acordo com o calendário solar. 5. Possuir sistemas contábeis patrimoniais e de resultado. 6. Registros contábeis mensais de suas variações patrimoniais
Finalizando Muito obrigado! Contato: casene@terra.com.br