1 / 12

O Tesouro

O Tesouro. A Liturgia deste domingo nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. As leituras nos ajudam a escolher esses valores... Na 1ª Leitura , o rei Salomão escolhe o seu tesouro: a SABEDORIA. (1Rs 3,5.7-12)

lyris
Download Presentation

O Tesouro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Tesouro

  2. A Liturgia deste domingo nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. As leituras nos ajudam a escolher esses valores... Na 1ª Leitura, o rei Salomão escolhe o seu tesouro: a SABEDORIA. (1Rs 3,5.7-12) - No início de seu reinado, o jovem rei vai a Gabaon, onde se achava o Tabernáculo sagrado, construído por Moisés, a fim de oferecer sacrifícios ao Senhor.

  3. - Em sonho, o Senhor manifesta o seu agrado por este gesto e convida-o a pedir o que quisesse. - O rei não se deixou seduzir por valores efêmeros. Pelo contrário, escolhe o mais importante: um coração "sábio" para governar seu povo com justiça e retidão. - A ESCOLHA agradou a Deus: E Deus lhe concedeu uma sabedoria inigualável e acrescentou ainda outros três valores não solicitados: riqueza, glória e vida longa.

  4. Salomão soube escolher o melhor: SABEDORIA * O texto queria também apresentar Salomão como o escolhido do Senhor e justificar sua proverbial sabedoria. A 2ª Leitura apresenta etapas do caminho que conduz à Salvação. Precisamos da Sabedoria de Deus, para discernir o desígnio de Deus, que nos "predestinou" para sermos conformes à imagem do seu Filho. (Rm 8,28-30)

  5. No Evangelho, Jesus apresenta seu tesouro: o REINO DE DEUS. É a conclusão do 3º Discurso de Jesus, as últimas 3 "Parábolas": o Tesouro, a Pérola e a Rede. (Mt 13,44-52) + O Reino de Deus é um TESOURO escondido... uma PÉROLA que se procura... A DESCOBERTA desse tesouro e dessa pérola provoca, em quem os encontrou, duas atitudes: Renúncia e Alegria.

  6. 1. RENÚNCIA a tudo para adquiri-los... O Reino proposto por Jesus é um "tesouro" precioso pelo qual se renuncia a tudo e pelo qual os seguidores de Cristo devem estar dispostos a pagar qualquer preço. * Desde a descoberta de Cristo, o que mudou em nossa vida? O que nós já renunciamos por esse tesouro? Onde gastamos mais tempo em nossa vida diária? A serviço da comunidade, em leituras sérias, na Oração, ou no futebol, na TV, no dinheiro, no bate-papo com os amigos?

  7. 2. ALEGRIA muito grande pelo bem encontrado... Todo comerciante que realizou um bom negócio sente-se feliz... mesmo tendo de se desfazer de muitos bens... O Reino de Deus é um tesouro pelo qual compensa a renúncia de todos os bens deste mundo. * Demonstramos alegria e felicidade por termos achado o nosso tesouro? Se temos consciência desse tesouro, como podemos permanecer acabrunhados, tristes e desanimados?

  8. + Mas ficam ainda umas perguntas: Se o Reino de Deus é tão precioso, - Por que há tantos homens que o ignoram ou até o desprezam? - Por que vemos tantos males entre os bons? - Será que, no final, todos teremos a mesma sorte? + Na 3ª Parábola, Jesus nos dá a resposta:

  9. O Reino de Deus é uma REDE: A Igreja é comparada a uma rede de arrastão, lançada ao lago, que apanha peixes de todos os tipos e qualidades... O Pescador, depois de ter puxado lentamente a rede à terra, recolhe os peixes, separando os bons e os maus, os inúteis e os aproveitáveis. Recolhe os bons e joga fora os maus... Deus não tem pressa em condenar e destruir... sabe esperar...

  10. - E dentro da Igreja, diante do divino Pescador, somos um membro vivo, atuante, útil à vida da Igreja, ou um peixe inútil, desprezado pelo próprio Deus? Tudo depende de nossa escolha, devemos SABER ESCOLHER... + E Jesus conclui o Discurso com um diálogo com os discípulos, no qual afirma que o verdadeiro discípulo é aquele que descobre o Tesouro do Reino e se compromete com ele.

  11. Só a Sabedoria divina poderá nos iluminar para compreendê-lo e assim anunciar a todos com alegria a nossa descoberta. Como Salomão, peçamos a Deus - muita SABEDORIA... para saber escolher o verdadeiro Tesouro, - muito ENTUSIASMO... para nos pôr com alegria na sua conquista Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 27.07.2014

  12. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por:Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração:Nelso Geraldo Ferronatto Música:Balada por um Reino Pe. Zezinho -  Paulinas COMEP Hoje: segunda-feira, 28 de setembro de 2014 as 06:36:48 Você está convidado a visitar nosso site ou youtube e desfrutar de outras mensagens como estas Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos

More Related